Questões de Psicologia do ano 2006

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da competência e da responsabilidade pela realização do diagnóstico psicológico, julgue os itens subseqüentes.

O diagnóstico psicológico é realizado exclusivamente pelo psicólogo clínico, para o alcance dos objetivos especificados no modelo psicológico de psicodiagnóstico, o qual inclui técnicas e testes privativos desse profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da competência e da responsabilidade pela realização do diagnóstico psicológico, julgue os itens subseqüentes.

O diagnóstico psicológico pode ser realizado pelo psicólogo, pelo psiquiatra ou pelo neurologista, para diversos fins, desde que seja utilizado apenas o modelo médico no exame de funções e na identificação de patologias, resguardando-se o uso de testes e técnicas privativas ao psicólogo clínico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos objetivos de uma avaliação psicológica clínica, julgue os itens seguintes.

Um dos objetivos da avaliação psicológica é a descrição do estado mental do paciente. Realizada com a administração de testes, e de competência exclusiva do psicólogo, essa descrição constitui um exame subjetivo, cujo recurso diagnóstico envolve a exploração da presença de sinais e sintomas que compõem as síndromes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos testes projetivos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O bom ou o mau uso das técnicas projetivas não prejudica seu valor.

  • B.

    A maioria das pesquisas confirma a objetividade, a fidedignidade e a validade dos testes projetivos.

  • C.

    As técnicas projetivas são essencialmente individuais.

  • D.

    Consignar o caráter eminentemente clínico dos métodos projetivos invalida o seu rigor.

Em relação às diferentes abordagens por meio das quais o poder é estudado, assinale a opção correta.

  • A.

    A abordagem sistêmica enfatiza o perfil profissiográfico do gestor e sua capacidade de influenciar resultados.

  • B.

    A abordagem humanista tem foco na relação indivíduoambiente- cliente como uma das bases de poder.

  • C.

    Um dos princípios da abordagem psicossociológica considera que o inconsciente organizacional é um depositário dos simbolismos recalcados, e, como tal, exerce influência sobre os jogos de poder.

  • D.

    Na abordagem comportamental-cognitivista, prevalece o foco nas relações sociopsíquicas e nos processos mentais da organização.

Assinale a opção incorreta em relação ao desenvolvimento da violência no comportamento do adolescente.

  • A.

    O excesso de atividade na idade pré-escolar, que caracteriza a criança muito energética, é sempre uma resposta saudável que viabiliza o gasto de energia e dificulta o acúmulo de tensões que poderia se manifestar sob a forma de violência.

  • B.

    A privação afetiva da criança que cresce com carência de cuidados básicos, de atenção e de valorização de suas qualidades, e que é negligenciada ou agredida, pode levar essa criança a apresentar baixa auto-estima e alto potencial agressivo.

  • C.

    O caráter adaptativo da violência entre adolescentes pode estar presente tanto nos lares pobres de periferia quanto nos lares das classes mais favorecidas economicamente e nas ruas.

  • D.

    Ao orientar mães sobre comportamentos que merecem atenção e que devem ser estimulados ou inibidos ainda na primeira infância, o trabalho do psicólogo pode prevenir a violência na adolescência.

Um documento psicológico acerca do atendimento do paciente, que informa o fato de ele estar em acompanhamento psicológico, o comparecimento às sessões e o dia e horário de atendimento, mas que não informa sobre os sintomas, o estado psicológico atual do paciente ou sobre qualquer outro aspecto tem a característica de

  • A. laudo ou relatório psicológico.
  • B. atestado psicológico.
  • C. declaração.
  • D. parecer psicológico.

Assinale a opção correta acerca de intervenção junto a famílias com filhos e em processo de separação.

  • A.

    Assistência escolar reforçada para crianças e adolescentes é essencial, porque a separação do casal é um dos principais responsáveis pelo fracasso escolar entre filhos de pais divorciados com história de bom rendimento no passado.

  • B.

    Um trabalho de mediação pode assegurar o bem-estar do casal e dos filhos ao reduzir conflitos e orientar os pais a respeito do estabelecimento de normas para visitação e oferta de presentes aos filhos, da responsabilidade por custos de educação e lazer, de viagens conjuntas e do modo como os pais vão-se relacionar após a separação, quando assumirem suas novas rotinas.

  • C.

    Pais em processo de separação devem ser orientados a dar uma educação flexível a seus filhos, ampliando limites e oferecendo pequenas concessões, de modo a compensar, pelo menos emocionalmente, a ruptura familiar e a ausência de um dos pais.

  • D.

    O comprometimento emocional dos filhos depois do divórcio é definido e limitado pelo tempo de convívio com os pais, pela dor da separação e pelo processo de luto, que começa quando a separação é anunciada e cujo fim é imprevisível.

A análise funcional do comportamento de um adolescente diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo não inclui a identificação e descrição de

  • A. desencadeadores internos e externos de ansiedade.
  • B. possíveis conseqüências temidas.
  • C. estados psicóticos associados ao transtorno.
  • D. respostas emitidas para remover a ansiedade.

Com relação ao teste do desenho da família, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A aplicação pode ser individual ou coletiva e o resultado do teste é confidencial.

  • B.

    O tempo de duração do referido teste é variável, mas idealmente não deve ultrapassar 60 minutos.

  • C.

    A interpretação do desenho tem enfoque dinâmico e é atribuição privativa do psicólogo.

  • D.

    É um teste projetivo que pode ser aplicado a crianças, adolescentes e adultos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...