Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da competência e da responsabilidade pela realização do diagnóstico psicológico, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico psicológico é realizado exclusivamente pelo psicólogo clínico, para o alcance dos objetivos especificados no modelo psicológico de psicodiagnóstico, o qual inclui técnicas e testes privativos desse profissional.
Acerca da competência e da responsabilidade pela realização do diagnóstico psicológico, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico psicológico pode ser realizado pelo psicólogo, pelo psiquiatra ou pelo neurologista, para diversos fins, desde que seja utilizado apenas o modelo médico no exame de funções e na identificação de patologias, resguardando-se o uso de testes e técnicas privativas ao psicólogo clínico.
Quanto aos objetivos de uma avaliação psicológica clínica, julgue os itens seguintes.
Um dos objetivos da avaliação psicológica é a descrição do estado mental do paciente. Realizada com a administração de testes, e de competência exclusiva do psicólogo, essa descrição constitui um exame subjetivo, cujo recurso diagnóstico envolve a exploração da presença de sinais e sintomas que compõem as síndromes.
Acerca dos testes projetivos, assinale a opção incorreta.
O bom ou o mau uso das técnicas projetivas não prejudica seu valor.
A maioria das pesquisas confirma a objetividade, a fidedignidade e a validade dos testes projetivos.
As técnicas projetivas são essencialmente individuais.
Consignar o caráter eminentemente clínico dos métodos projetivos invalida o seu rigor.
Em relação às diferentes abordagens por meio das quais o poder é estudado, assinale a opção correta.
A abordagem sistêmica enfatiza o perfil profissiográfico do gestor e sua capacidade de influenciar resultados.
A abordagem humanista tem foco na relação indivíduoambiente- cliente como uma das bases de poder.
Um dos princípios da abordagem psicossociológica considera que o inconsciente organizacional é um depositário dos simbolismos recalcados, e, como tal, exerce influência sobre os jogos de poder.
Na abordagem comportamental-cognitivista, prevalece o foco nas relações sociopsíquicas e nos processos mentais da organização.
Assinale a opção incorreta em relação ao desenvolvimento da violência no comportamento do adolescente.
O excesso de atividade na idade pré-escolar, que caracteriza a criança muito energética, é sempre uma resposta saudável que viabiliza o gasto de energia e dificulta o acúmulo de tensões que poderia se manifestar sob a forma de violência.
A privação afetiva da criança que cresce com carência de cuidados básicos, de atenção e de valorização de suas qualidades, e que é negligenciada ou agredida, pode levar essa criança a apresentar baixa auto-estima e alto potencial agressivo.
O caráter adaptativo da violência entre adolescentes pode estar presente tanto nos lares pobres de periferia quanto nos lares das classes mais favorecidas economicamente e nas ruas.
Ao orientar mães sobre comportamentos que merecem atenção e que devem ser estimulados ou inibidos ainda na primeira infância, o trabalho do psicólogo pode prevenir a violência na adolescência.
Um documento psicológico acerca do atendimento do paciente, que informa o fato de ele estar em acompanhamento psicológico, o comparecimento às sessões e o dia e horário de atendimento, mas que não informa sobre os sintomas, o estado psicológico atual do paciente ou sobre qualquer outro aspecto tem a característica de
Assinale a opção correta acerca de intervenção junto a famílias com filhos e em processo de separação.
Assistência escolar reforçada para crianças e adolescentes é essencial, porque a separação do casal é um dos principais responsáveis pelo fracasso escolar entre filhos de pais divorciados com história de bom rendimento no passado.
Um trabalho de mediação pode assegurar o bem-estar do casal e dos filhos ao reduzir conflitos e orientar os pais a respeito do estabelecimento de normas para visitação e oferta de presentes aos filhos, da responsabilidade por custos de educação e lazer, de viagens conjuntas e do modo como os pais vão-se relacionar após a separação, quando assumirem suas novas rotinas.
Pais em processo de separação devem ser orientados a dar uma educação flexível a seus filhos, ampliando limites e oferecendo pequenas concessões, de modo a compensar, pelo menos emocionalmente, a ruptura familiar e a ausência de um dos pais.
O comprometimento emocional dos filhos depois do divórcio é definido e limitado pelo tempo de convívio com os pais, pela dor da separação e pelo processo de luto, que começa quando a separação é anunciada e cujo fim é imprevisível.
A análise funcional do comportamento de um adolescente diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo não inclui a identificação e descrição de
Com relação ao teste do desenho da família, assinale a opção incorreta.
A aplicação pode ser individual ou coletiva e o resultado do teste é confidencial.
O tempo de duração do referido teste é variável, mas idealmente não deve ultrapassar 60 minutos.
A interpretação do desenho tem enfoque dinâmico e é atribuição privativa do psicólogo.
É um teste projetivo que pode ser aplicado a crianças, adolescentes e adultos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...