Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um falseamento da memória em virtude do qual as lembranças perdem suas qualidades e aparecem ao paciente como fatos novos é denominado
Nas psicoses orgânicas de natureza demencial, verifica-se enfraquecimentos global e progressivo de todas as funções
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que concerne à avaliação neuropsicológica é correto afirmar:
I. Dentre as funções neuropsicológicas passíveis de serem avaliadas colocam-se: atenção, percepção e funções visuoespaciais, raciocínio, linguagem e habilidades acadêmicas, memória e aprendizagem, funções visuoconstrutivas e destreza motora, funções executivas e comportamento adaptativo.
II. São técnicas e instrumentos utilizados em uma avaliação neuropsicológica em idosos: anamnese com o paciente, anamnese complementar com a família ou pessoas de referência, levantamento do nível pré-mórbido de funcionamento cognitivo e sócio-ocupacional; levantamento do uso de poli-fármacos, testes de evocação retardada de lista de palavras; testes que avaliem memória lógica, destreza visomotoraespacial, teste de nomeação.
III. Dentre os procedimentos a serem realizados na confirmação de um diagnóstico advindo de uma avaliação neuropsicológica colocam-se: reavaliação a cada 6 meses, para checar a consistência dos dados; avaliação psicológica dos cuidadores, no caso das crianças e dos idosos; instrumentalização dos cuidadores na percepção de queixas, sintomas e sinais
IV. Embora já exista um consenso no que se refere aos critérios neuropsicológicos, patológicos e de neuroimagem para a diferenciação entre normal e patológico, no que tange às demências, o diagnóstico diferencial ainda se constitui um desafio interdisciplinar e multiprofissional, sendo que uma das maiores dificuldades se dá pela própria natureza dos fenômenos humanos na gênese e no condicionamento multifatorial. Por isso, na interpretação dos resultados dos testes deve-se levar em conta a multiplicidade de variáveis capazes de influenciar no desempenho das tarefas propostas.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Na gestão por competências, dois aspectos são considerados relevantes antes mesmo que atribuições sejam alocadas. São eles:
insatisfação e motivação.
distorções perceptivas e como as pessoas atribuem causas aos eventos.
distorções perceptivas e fantasias inconscientes.
motivação no trabalho e distorções perceptivas.
o modo como as pessoas distorcem os fatos e como se satisfazem no trabalho.
Em relação aos objetivos, métodos, implantações e acompanhamento do processo de avaliação de desempenho (AD), julgue os itens que se seguem.
Quanto à gestão de recursos humanos, a AD fornece insumos para decisões como identificação de necessidades de realinhamento salarial, oferta de feedback do desempenho, concessão de promoções, retenção e dispensa de pessoas.
A respeito de absenteísmo e rotação de pessoal, julgue os itens a seguir.
As constantes mudanças do mundo empresarial atual geram um nível de rotatividade voluntária de pessoal que sempre implica em um fator de ruptura na empresa, o que prejudica a sua eficiência.
A respeito de absenteísmo e rotação de pessoal, julgue os itens a seguir.
Rotação ou rotatividade de pessoal é a permanente saída e entrada de pessoas, voluntária ou involuntária, em uma organização.
Psicologia - Ética em Psicologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O primeiro dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo é: "O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos." Das reflexões abaixo, a mais pertinente é:
Diante deste princípio, podemos acreditar que o trabalho do psicólogo pode contribuir para a vida social e política em nosso país.
O psicólogo é só 01 (um) diante de milhões de brasileiros despreocupados com a nação, então este princípio está fadado ao fracasso e deveria ser retirado, pois é muito teórico.
A única maneira deste princípio valer e tornar-se uma realidade é com os psicólogos se candidatando para assumirem cargos políticos eletivos.
O psicólogo fala tanto em respeitar quando ele próprio se permite ser tão desrespeitado. Para as coisas mudarem, o psicólogo tem de deixar de se preocupar em respeitar e forçar que ele próprio seja um profissional respeitado.
Psicologia - Ética em Psicologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O Artigo 13 do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia delibera o seguinte sobre o que deve ser comunicado pelo psicólogo aos responsáveis, no atendimento aos adolescentes:
Deve ser comunicado tudo aos responsáveis para se promoverem medidas em benefício do adolescente.
Nada deve ser comunicado aos responsáveis para se promoverem medidas em benefício do adolescente.
Deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em benefício do adolescente.
Devem ser comunicadas inverdades aos responsáveis para se promoverem medidas em benefício do adolescente
Psicologia - Ética em Psicologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O Artigo 6°, do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia, dispõe sobre o relacionamento do psicólogo com profissionais não psicólogos, determinando que
o psicólogo compartilhará todas as informações com esses profissionais para qualificar o serviço prestado, ressaltando a troca das comunicações efetuadas e, assim, mantendo um bom relacionamento com eles, algo essencial para o exercício da profissão de psicólogo.
O psicólogo nada compartilhará com esses profissionais, assegurando assim todo o sigilo necessário ao acompanhamento de qualquer caso.
O psicólogo compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
A decisão do que compartilhará com esses profissionais é exclusivamente do psicólogo, cabendo a ele decidir se comunicará algo ou não a eles, se manterá todo o sigilo ou não.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...