Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As técnicas projetivas psicopedagógicas têm por objetivo:
analisar o quociente de inteligência que um sujeito possui para resolução de problemas.
categorizar o grau de dificuldade na aprendizagem de projéteis.
definir o tipo de temperamento que um sujeito possui para facilitar o relacionamento interpessoal.
descobrir como o sujeito usa seus próprios recursos cognitivos para expressar suas emoções.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A psicopedagogia exercida na escola é a que denominamos de psicopedagogia institucional. Por isso, é correto afirmar que ela:
se dá na relação entre um sujeito com sua história pessoal e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no não-aprender.
se ocupa de estudar os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional enquanto espaço físico e psíquico que interfere no processo de aprendizagem.
se ocupa de atividades corretivas para prevenir problemas de aprendizagem dos alunos e melhorar o relacionamento familiar.
se ocupa de detectar as causas dos transtornos psíquicos dos alunos e professores, buscando encontrar os meios para que as patologias sejam eliminadas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação à influência da Pedagogia dentro do Movimento Institucionalista, é válido afirmar que:
o Institucionalismo abarcou apenas os conceitos do Estruturalismo e do Materialismo Histórico na sua produção teórica e na sua intervenção.
do ponto de vista da técnica, os instrumentos clássicos da Sociologia, como questionários e entrevistas foram reformulados a partir do método Montessoriano.
para a Pedagogia Libertária, o importante era a atividade criadora das instituições, a sua atividade instituinte, tanto dos professores quanto dos alunos.
da Pedagogia apenas as idéias questionadoras de Rousseau foram incorporadas à gênese conceitual do Institucionalismo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O objetivo do diagnóstico psicopedagógico é:
proporcionar orientações e instrumentos de trabalho aos professores, capazes de modificar o conflito estabelecido.
colocar em evidência o trabalho do psicopedagogo como único responsável pela realização e solução dos conflitos da escola.
explorar a problemática do aluno perante o professor e seus familiares, a fim de encontrar as soluções mais adequadas ao caso.
esclarecer uma queixa da família, do próprio sujeito e, na maioria das vezes, apenas da escola.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A escola é considerada uma instituição pilar da sociedade. Por isso, é correto afirmar que:
a escola pode tornar-se uma instituição potenciadora, ou então, pelo contrário, pode ser fonte de conflitos, dependendo do trabalho do psicopedagogo.
a escola é o lugar onde se busca fronteiras para as famílias desestruturadas que necessitam da ascensão social.
a escola pode agir independentemente dos sistemas estadual e federal de educação, já que possui autonomia para a tomada de decisões.
a missão da escola é educar e instruir os alunos, com o objetivo de integrá-los à vida social e prepará-los para o trabalho.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação ao conceito de família, é correto afirmar que:
As famílias são compostas por diversos subsistemas (casal, filhos), entre os quais não devem existir limites ou fronteiras. Afinal, sem a devida liberdade, os filhos não terão um desenvolvimento normal.
Nem todas as famílias passam por momentos característicos, próprios de seu ciclo vital, como constituição do casal, nascimento do primeiro filho e abandono do lar pelos filhos e isso repercute nas suas regras.
As famílias devem dar suporte à evolução das crianças, controlá-las, acompanhá-las e ajudá-las no processo de escolarização e de instrução progressiva em outros âmbitos e instituições sociais.
A família não tem suporte emocional capaz de proporcionar o desenvolvimento equilibrado das crianças sob sua responsabilidade, por isso é indispensável a interferência da escola.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Assinale a alternativa correta que contém os jogos considerados psicopedagógicos:
jogos funcionais, jogos figurativos e jogos de construção.
jogos cognitivos.
jogos cognitivos e jogos esportivos
toda atividade é lúdica como princípio de elaboração da realidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Assinale a alternativa correta sobre os instrumentos psicopedagógicos para conhecimento do sujeito que não aprende:
testes operativos de Piaget, teste de desenho, entrevista, anamnese, sessão lúdica, história e par educativo.
testes de desenho, exame neurológico, entrevista, exame radiológico e teste de esforço físico e história.
testes do esforço físico, de inteligência, de conhecimentos, entrevista, exame neurológico e boletim escolar.
testes operativos de Piaget, teste de conhecimentos, entrevista, anamnese, teste de inteligência e história.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Assinale a alternativa correta para a seqüência dos níveis evolutivos da escrita, segundo Emília Ferreiro:
escrita indiferenciada, hipótese silábica, hipótese alfabética, diferenciação da escrita e hipótese silábico-alfabética.
diferenciação da escrita, escrita indiferenciada, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
escrita indiferenciada, hipótese alfabética, diferenciação da escrita, hipótese silábico-alfabética e diferenciação da escrita.
escrita indiferenciada, diferenciação da escrita, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a psicogênese da leitura e da escrita, é correto afirmar que:
a criança pode ser um sujeito cognoscente se tiver maturidade para ler e escrever.
a língua escrita é percebida como um código e concebida como um sistema de representação.
a superação da alfabetização como domínio de uma técnica passa a ser considerada como uma aprendizagem conceitual.
o uso pragmático da escrita, as etapas da evolução do processo e os erros da escrita são falhas no processo de ensinar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...