Questões de Psicologia do ano 2006

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As técnicas projetivas psicopedagógicas têm por objetivo:

  • A.

    analisar o quociente de inteligência que um sujeito possui para resolução de problemas.

  • B.

    categorizar o grau de dificuldade na aprendizagem de projéteis.

  • C.

    definir o tipo de temperamento que um sujeito possui para facilitar o relacionamento interpessoal.

  • D.

    descobrir como o sujeito usa seus próprios recursos cognitivos para expressar suas emoções.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A psicopedagogia exercida na escola é a que denominamos de psicopedagogia institucional. Por isso, é correto afirmar que ela:

  • A.

    se dá na relação entre um sujeito com sua história pessoal e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no não-aprender.

  • B.

    se ocupa de estudar os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional enquanto espaço físico e psíquico que interfere no processo de aprendizagem.

  • C.

    se ocupa de atividades corretivas para prevenir problemas de aprendizagem dos alunos e melhorar o relacionamento familiar.

  • D.

    se ocupa de detectar as causas dos transtornos psíquicos dos alunos e professores, buscando encontrar os meios para que as patologias sejam eliminadas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação à influência da Pedagogia dentro do Movimento Institucionalista, é válido afirmar que:

  • A.

    o Institucionalismo abarcou apenas os conceitos do Estruturalismo e do Materialismo Histórico na sua produção teórica e na sua intervenção.

  • B.

    do ponto de vista da técnica, os instrumentos clássicos da Sociologia, como questionários e entrevistas foram reformulados a partir do método Montessoriano.

  • C.

    para a Pedagogia Libertária, o importante era a atividade criadora das instituições, a sua atividade instituinte, tanto dos professores quanto dos alunos.

  • D.

    da Pedagogia apenas as idéias questionadoras de Rousseau foram incorporadas à gênese conceitual do Institucionalismo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O objetivo do diagnóstico psicopedagógico é:

  • A.

    proporcionar orientações e instrumentos de trabalho aos professores, capazes de modificar o conflito estabelecido.

  • B.

    colocar em evidência o trabalho do psicopedagogo como único responsável pela realização e solução dos conflitos da escola.

  • C.

    explorar a problemática do aluno perante o professor e seus familiares, a fim de encontrar as soluções mais adequadas ao caso.

  • D.

    esclarecer uma queixa da família, do próprio sujeito e, na maioria das vezes, apenas da escola.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A escola é considerada uma instituição pilar da sociedade. Por isso, é correto afirmar que:

  • A.

    a escola pode tornar-se uma instituição potenciadora, ou então, pelo contrário, pode ser fonte de conflitos, dependendo do trabalho do psicopedagogo.

  • B.

    a escola é o lugar onde se busca fronteiras para as famílias desestruturadas que necessitam da ascensão social.

  • C.

    a escola pode agir independentemente dos sistemas estadual e federal de educação, já que possui autonomia para a tomada de decisões.

  • D.

    a missão da escola é educar e instruir os alunos, com o objetivo de integrá-los à vida social e prepará-los para o trabalho.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação ao conceito de família, é correto afirmar que:

  • A.

    As famílias são compostas por diversos subsistemas (casal, filhos), entre os quais não devem existir limites ou fronteiras. Afinal, sem a devida liberdade, os filhos não terão um desenvolvimento normal.

  • B.

    Nem todas as famílias passam por momentos característicos, próprios de seu ciclo vital, como constituição do casal, nascimento do primeiro filho e abandono do lar pelos filhos e isso repercute nas suas regras.

  • C.

    As famílias devem dar suporte à evolução das crianças, controlá-las, acompanhá-las e ajudá-las no processo de escolarização e de instrução progressiva em outros âmbitos e instituições sociais.

  • D.

    A família não tem suporte emocional capaz de proporcionar o desenvolvimento equilibrado das crianças sob sua responsabilidade, por isso é indispensável a interferência da escola.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assinale a alternativa correta que contém os jogos considerados psicopedagógicos:

  • A.

    jogos funcionais, jogos figurativos e jogos de construção.

  • B.

    jogos cognitivos.

  • C.

    jogos cognitivos e jogos esportivos

  • D.

    toda atividade é lúdica como princípio de elaboração da realidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assinale a alternativa correta sobre os instrumentos psicopedagógicos para conhecimento do sujeito que não aprende:

  • A.

    testes operativos de Piaget, teste de desenho, entrevista, anamnese, sessão lúdica, história e par educativo.

  • B.

    testes de desenho, exame neurológico, entrevista, exame radiológico e teste de esforço físico e história.

  • C.

    testes do esforço físico, de inteligência, de conhecimentos, entrevista, exame neurológico e boletim escolar.

  • D.

    testes operativos de Piaget, teste de conhecimentos, entrevista, anamnese, teste de inteligência e história.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assinale a alternativa correta para a seqüência dos níveis evolutivos da escrita, segundo Emília Ferreiro:

  • A.

    escrita indiferenciada, hipótese silábica, hipótese alfabética, diferenciação da escrita e hipótese silábico-alfabética.

  • B.

    diferenciação da escrita, escrita indiferenciada, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.

  • C.

    escrita indiferenciada, hipótese alfabética, diferenciação da escrita, hipótese silábico-alfabética e diferenciação da escrita.

  • D.

    escrita indiferenciada, diferenciação da escrita, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a psicogênese da leitura e da escrita, é correto afirmar que:

  • A.

    a criança pode ser um sujeito cognoscente se tiver maturidade para ler e escrever.

  • B.

    a língua escrita é percebida como um código e concebida como um sistema de representação.

  • C.

    a superação da alfabetização como domínio de uma técnica passa a ser considerada como uma aprendizagem conceitual.

  • D.

    o uso pragmático da escrita, as etapas da evolução do processo e os erros da escrita são falhas no processo de ensinar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...