Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O uso de jogos matemáticos na psicopedagogia favorece quais categorias de mediação?
A mediação relativa à afetividade, à regulação da motivação, da energia cognitiva e da criatividade.
A mediação intencional relativa aos processos cognitivos, a mediação relativa à imagem de si e a mediação relativa à afetividade.
A mediação intencional, relativa aos processos cognitivos do aluno às suas formas de aprender, à aquisição de hábitos pessoais e sociais.
A mediação relativa à imagem de si, ao seu sentimento de capacidade e ao domínio da impulsividade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando que um dos aspectos fundamentais da atividade matemática é a demonstração, assinale a alternativa correta que distingue o raciocínio demonstrativo do raciocínio plausível:
.o primeiro permite assegurar o conhecimento matemático e o segundo apóia nossas conjecturas.
o primeiro apóia nossas conjecturas e o segundo permite assegurar o conhecimento matemático.
esses dois tipos de raciocínios são antagônicos por exigirem níveis diferentes de conhecimento.
sendo a matemática uma ciência observável, somente o raciocínio demonstrativo é válido para a aprendizagem.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quando se leva em consideração a concepção da organização cerebral como sendo baseada em sistemas funcionais que se estabelecem num processo filogenético e ontogenético, pode-se apontar duas implicações diretas para a questão do desenvolvimento:
em primeiro lugar, os estágios iniciais do desenvolvimento, as atividades mentais apóiam-se principalmente em funções mais elementares e, em segundo lugar, a postulação da plasticidade cerebral supõe uma desordem inicial, que vai se estruturando ao longo do desenvolvimento do indivíduo.
em primeiro lugar, supõe uma organização básica do cérebro humano, adquirido em função da evolução da espécie em segundo lugar, tem por base a idéia de que a estrutura dos processos mentais e as relações entre os vários sistemas funcionais transformam-se ao longo do desenvolvimento individual.
a possibilidade de reordenações das funções cerebrais iniciais é dada a partir da postulação da plasticidade cerebral por outro, os instrumentos e símbolos construídos socialmente determinam uma certa rigidez nessa articulação bio-sócio-histórica.
as várias formas de pensamento ocorrem a partir da operação com sistemas simbólicos. por outro lado, o a idéia de mediação remete a processos de representação mental que se interpõem à capacidade de organização cerebral básica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na modernidade, convivemos com as múltiplas especialidades intervindo num único sujeito que, por sua vez, se caracteriza como um ser global. Pode-se pensar a constituição desse sujeito sob diferentes aspectos, tais como crescimento e maturação, sem, contudo, permitir que os seus sentidos sejam confundidos. Logo, é correto afirmar que o desenvolvimento humano é:
um processo mensurável que implica aumento de tamanho, peso e volume da criança.
o conjunto de evolução de uma estrutura ou função, de transformações sofridas em um processo de aperfeiçoamento do sistema nervoso central e das estruturas neuromusculares, viabilizando coordenações mais complexas e refinando as funções adquiridas pela criança.
um processo evolutivo que, a partir das transformações sofridas pelo sistema nervoso central e das estruturas neuromusculares, implica em aquisições instrumentais articuladas à forma como a criança se apropria de novas funções.
o conjunto de produções advindas de um tempo ideal de transformação do sistema nervoso central e das estruturas neuromusculares causadas pela maturação e características evolutivas do meio.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O código de ética do psicopedagogo:
é um documento que contém um conjunto de regras pedagógicas sobre a atuação do psicopedagogo na escola.
prescreve e recomenda um modo de agir socialmente nas instituições, uma vez que o seu campo de atuação se baseia na mediação das situações escolares.
define os traços essenciais do comportamento moral do psicopedagogo, durante o processo de intervenção institucional, predominantemente no diagnóstico psicopedagógico.
estabelece um conjunto de traços essenciais do comportamento moral de um determinado grupo, para efeito de esclarecimento sobre a natureza, a abrangência e a responsabilidade da ação psicopedagógica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Assinale a alternativa que contempla os conhecimentos específicos de outras teorias e áreas de conhecimento que incidem sobre o objeto de estudo da psicopedagogia.
psicanálise, psicologia social, a epistemologia, a psicologia genética e a lingüística.
psicanálise, psicologia social, a educação física, a lingüística e a fisioterapia.
psicanálise, psicologia social, a educação física, a lingüística e a psicologia genética.
psicologia genética, lingüística, a psicologia social, a antropologia e a epistemologia.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O objeto de estudo da psicopedagogia é o processo de aprendizagem, portanto o papel do psicopedagogo adquire características específicas em duas dimensões:
o trabalho clínico e o trabalho vocacional.
o trabalho preventivo e o trabalho clínico.
o trabalho preventivo e o trabalho de reeducação.
o trabalho clínico e o trabalho corretivo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As áreas de atuação da psicopedagogia são:
educação, saúde, lazer e nutrição.
educação, saúde, esporte e fonoaudiologia.
educação, saúde, empresa e clínica.
educação, saúde, empresa e nutrição.
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As seguintes afirmativas dizem respeito aos estudos sobre psicopatologia do trabalho desenvolvidos por Christophe Dejours:
I - O autor investigou o medo e afirma que este está presente em todos os tipos de ocupações profissionais, inclusive nas tarefas repetitivas e nos trabalhos de escritório.
II - O risco de acidentes é geralmente coletivo, na maioria das situações de trabalho onde vários operários colaboram para a realização da tarefa.
III - Alguns ramos de atividades tais como a indústria petroquímica, dos trabalhos em profundidades e a construção civil geram um medo permanente nos empregados dada ao seu nível de periculosidade.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira
Somente I e II são verdadeiras.
I, II e III são verdadeiras.
"Viver, para o operário, é não morrer." Em relação à classe operária do século XIX, é preciso que seja assegurado outro aspecto independentemente da doença. Num contexto em que a morbidade é elevada, a luta pela saúde identifica-se com:
subsistência.
condições ótimas de trabalho.
benefícios.
sacrifícios.
enfermidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...