Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto aos objetivos de uma avaliação psicológica clínica, julgue os itens seguintes.
Em uma perícia forense, o psicodiagnóstico avalia o estado mental, a capacidade para o exercício de funções de cidadão e o comprometimento psicopatológico, que eventualmente estejam associados a infrações da lei. Os resultados descrevem o que uma pessoa pode, ou não, fazer no contexto da testagem, mas cabe ao psicólogo inferir as atitudes dela na vida cotidiana. Nesse caso, as respostas fornecem subsídios para instruir decisões de caráter vital para o indivíduo.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Marque a alternativa que não corresponde a uma função psicológica que leva o indivíduo a pertencer a um grupo:
O indivíduo pode atender às suas necessidades de associação, ao desejo de ser aceito e respeitado.
O indivíduo pode confirmar o seu sentimento de identidade e de auto-estima, por meio do status, do prestígio e do reconhecimento que obtém dentro do grupo
Faz emergir no indivíduo o sentimento de maior segurança, reduzindo a ansiedade e o sentimento de impotência e incompetência.
O sentimento de pertencimento não é algo que seja significativo para fazer com que o indivíduo permaneça no grupo.
O grupo pode tornar-se para seus membros um mecanismo de solução de problemas ou de realização de tarefas.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos itens do quadro abaixo se tem o modelo de Rosabeth M. Kanter (1968) sobre comprometimento que o concebe como sendo a disposição para ceder energia e lealdade aos sistemas sociais: Tipo Base Princípio Características
Marque a alternativa que corresponde à análise correta dos itens do quadro acima:
I é falso
II é falso.
III é falso.
II e III são falsos
I, II e III são falsos.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De um modo geral, as pessoas dentro da organização por mais que desejem a mudança resistem à mesma. Um conceito que explica essa resistência é o de posse psicológica. As afirmativas abaixo dizem respeito às necessidades humanas relacionadas a esse conceito:
I - A autovalorização refere-se ao desejo do indivíduo de alcançar e manter altos níveis de auto-estima, por esse motivo os indivíduos tendem a evitar situações que ameacem seu senso de auto-estima e a procurar situações que o reforcem.
II - A preservação da auto-imagem faz com que o indivíduo busque manter a estabilidade do seu eu ao longo do tempo e nas diversas situações, procurando situações que confirmem e preservem seu senso de continuidade e evitem aquelas que não o fazem.
III - Os indivíduos têm um desejo de manter e demonstrar um senso de controle e eficiência, portanto condições de mudança intensa seriam totalmente favoráveis para que esse desejo seja reforçado.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é falsa.
Somente II é falsa
Somente III é falsa.
Somente I e II são falsas.
I, II e III são falsas.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O jornal do Conselho Federal de Psicologia, Jornal do Federal, de 08/2005, veio com a seguinte matéria: "Ministério da Saúde oficializa programas de "Redução de Danos". Sobre o modelo de redução de danos podemos afirmar que
se baseia na ênfase ao combate ao tráfico de drogas ilegais e à repressão ao uso de substâncias psicotrópicas, assim forçando a redução dos danos do drogadicto.
é uma apologia às drogas.
se baseia no modelo moral/criminal e no modelo da doença do uso de drogas e da doença da dependência às drogas.
considera que, se uma pessoa não consegue, ou não quer parar de usar drogas, talvez seja possível diminuir as conseqüências negativas desse uso, como, por exemplo, não dirigindo ao ingerir álcool ou não compartilhando seringas.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Pode-se dizer que todas as pessoas possuem qualidades e defeitos assim como todos os governos possuem qualidades e defeitos. O governo que teve a qualidade de sancionar o Estatuto da Criança e do Adolescente foi o de
José Sarney.
Itamar Franco.
Fernando Collor.
Fernando Henrique.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Considere as seguintes afirmações sobre a violência intrafamiliar e assinale a incorreta.
Evidencia um abuso do poder disciplinador e coercitivo dos pais ou responsáveis e, muitas vezes, pode se prolongar por meses e até anos.
A violência física caracteriza-se pelo o uso da força física a partir de atos como queimaduras, sufocação, mutilações etc., sendo excluídos aqueles atos que ocorrem num grau mínimo como, por exemplo, beliscões e tapas.
A violência psicológica, caracterizada como toda forma de rejeição, depreciação, discriminação, punições humilhantes etc, por falta de materialidade, é de difícil identificação.
A criança vítima de violência tem o direito de atendimento e proteção, enquanto o profissional que a atende, inclusive o psicólogo, tem o dever de promover a sua assistência e a notificação do seu caso.
Quando os pais levam a criança ao atendimento médico, alegando sintomas que são inventados ou provocados por eles e, em decorrência do atendimento médico, infligem-lhe sofrimento físico, temos a violência denominada de Síndrome de "Munchausen por procuração".
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Recentemente, o treinador da seleção brasileira de futebol, o Sr. Parreira, fez a seguinte declaração sobre a participação de homossexuais na seleção:
"Não tiraria, mas acho que ele nem seria convocado. Um jogador assumido causaria um impacto muito forte. Como foi nas forças armadas norte-americanas. O ambiente do futebol reagiria muito, é muito conservador".
Numa escola, um diretor, após ler tal entrevista, comentou sobre a mesma com o professor de Educação Física. Em seguida, solicitou a exclusão de um atleta assumidamente homossexual do time de voleibol. O diretor disse:
"Tenho ódio desse tipo de gente. Um homossexual estimula a promiscuidade. Tire-o do time". O professor recusou-se a tomar tal atitude e disse ao diretor: "Ele foi convocado e eu não vou tirá-lo do time. Não é o homossexual quem tem de mudar, mas o ambiente que tem de deixar de ser conservador. Sua atitude é preconceituosa".
Neste contexto e considerando-se o preconceito enquanto um fenômeno de grupo, escolha a alternativa correta.
O professor está certo, o comportamento do diretor foi preconceituoso, sendo suficiente caracterizá-lo pela carga afetiva negativa presente em sua atitude, ou seja, o ódio.
O professor está errado, o comportamento do diretor não foi preconceituoso, pois a carga afetiva negativa de sua atitude, o ódio, baseia-se num componente cognitivo empiricamente verdadeiro: a promiscuidade homossexual.
O professor está errado, o comportamento do diretor é discriminatório, mas não é preconceituoso. Nem toda atitude negativa é, necessariamente, preconceituosa.
O professor está errado, o comportamento do diretor não foi preconceituoso, embora sua atitude tenha uma carga afetiva negativa (ódio) baseada num conhecimento estereotipado, ou seja, a promiscuidade homossexual.
O professor está certo, o comportamento do diretor, sendo discriminatório, é preconceituoso, e, como tal, mostra uma atitude baseada num conhecimento estereotipado, a promiscuidade homossexual, dotada de uma carga afetiva negativa, o ódio.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre o processo grupal e os fenômenos associados a este, considere as definições abaixo.
I. Quantidade de pressão exercida sobre os membros de um grupo, a fim de que esses membros permaneçam no grupo. Essa pressão depende do nível de satisfação experimentada pelos membros no grupo e da intensidade de comunicação existente entre eles.
II. Organização duradoura de cognições, em geral dotada de uma carga afetiva pró ou contra determinado objeto social e que predispõe uma ação coerente com tais cognições e afetos, dirigida a esse objeto.
III. Padrões ou expectativas de comportamentos partilhados pelos membros de um grupo e que obedecem à seguinte estruturação: especificação das atitudes e comportamentos desejados, fiscalização pelo grupo e aplicação de sanções aos não-conformistas.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada item com o conceito descrito.
I - Coesão, II - Atitude e III – Norma.
I - Norma, II - Preconceito e III – Coesão.
I - Atitude, II - Preconceito e III – Altruísmo.
I - Norma, II - Coesão e III – Atitude.
I - Coesão, II - Atitude III – Status
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No cotidiano, muitas vezes, escutamos a seguinte afirmação: "Querer é poder". Quando olhamos esse mesmo cotidiano, observamos enormes camadas da população que não podem comer, estudar, ter lazer, ter acesso à saúde etc, portanto, segundo a afirmação, diríamos que tais pessoas não têm esses bens, porque não quiseram suficientemente. Será que realmente é assim ou tal enunciado/crença esconde uma estratégia psicossocial de perpetuação da exclusão? Admitindo esta outra possibilidade, assinale a alternativa que identifica corretamente essa estratégia.
Culpabilização.
Competitividade.
Esteriotipia.
Preconceito.
Marginalização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...