Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Constituem características da ergonomia, EXCETO
a ergonomia está na fronteira das ciências humanas, das ciências exatas e das ciências biológicas, e a prática dos ergonomistas é ainda bem incipiente.
a ergonomia tem como desafio encontrar soluções que levem em consideração o conforto e o bem-estar dos trabalhadores sem inviabilizar o processo produtivo.
a ergonomia tem como objetivo melhorar a eficiência da produção e evitar problemas de saúde.
ergonomia é uma ciência multidisciplinar que estuda a adaptação das pessoas ao trabalho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
O conhecimento de ergonomia é importante para o exercício profissional do psicólogo na área de saúde porque essa ciência
explica a origem de algumas doenças mentais.
garante a obtenção do esforço máximo do trabalhador.
cria melhores condições de trabalho e evita doenças físicas.
permite identificar somatizações apresentadas pelos trabalhadores.
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A metodologia sugerida por Dejours prioriza
o uso de entrevista, incluindo escuta, a interpretação e a devolução ao cliente.
o uso de questionários e estudos epidemiológicos.
a observação exclusiva do cotidiano de trabalho.
a história de vida do trabalhador.
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Nas organizações, é comum observar-se a identificação de alguns funcionários com a pessoa do chefe. Esse fenômeno tem as seguintes manifestações, EXCETO
dificuldade do funcionário para desenvolver uma individualidade pessoal.
evidência de maturidade emocional do funcionário.
relação vazia, que não tem uma realidade própria.
tendência à imitação da figura privilegiada.
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Uma crítica que se faz à Teoria de Relações Humanas é que essa teoria
desconsidera o homem como ser social.
procura inventar um ser humano desprovido de afetos.
utiliza o afeto como forma de aumentar a produtividade.
não leva em conta as motivações humanas e seu efeito sobre a produção.
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Quando o trabalho ameaça estressar os funcionários, eles reagem reduzindo o ritmo. Essa forma de evitar o adoecimento é denominada pelos psicopatologistas
conduta defensiva coletiva.
conduta defensiva individual.
forma de intelectualização.
comportamento de formação de reação.
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A história da psicopatologia do trabalho mostra que o movimento operário adquiriu bases sólidas e atingiu a dimensão de força política a partir
do início da Revolução Industrial.
do movimento dos grandes alienistas.
da legislação sobre aposentadoria, promulgada em 1910.
do período compreendido entre o final da Primeira Guerra e 1968.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos, deve utilizar indicadores de medição na área de gestão de recursos humanos, para assegurar o nível de eficiência e eficácia não somente de seus processos, assim como dos programas e operações da área. Com relação ao absenteísmo é correto afirmar:
O absenteísmo pode ser considerado um indicador qualitativo, pois mede "o que" ocorreu, não dando pistas sobre as razões pelas quais um determinado fenômeno aconteceu.
Para o cálculo do absenteísmo não devem ser consideradas as faltas justificadas do empregado.
Deve ser considerada apenas a quantidade de horas não trabalhadas pelo empregado
O absenteísmo demonstra o nível de abstenção do empregado ao trabalho, considerando, além das faltas, os atrasos do empregado ao trabalho.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Embora o clima organizacional seja algo abstrato, ele se materializa nas organizações através de alguns indicadores que dão "sinais" sobre a sua qualidade. Sendo assim, podem-se destacar como indicadores do clima organizacional:
I. Turnover.
II. Absenteísmo.
III. Desperdício de material.
IV. Queixas ao serviço médico.
V. Conflitos interpessoais e interdepartamentais.
Dadas as afirmativas, estão corretas:
I, II, III, IV e V.
II, III, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a cultura organizacional é correto afirmar que:
I. representa o conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamentos que distingue uma organização das outras.
II. molda a identidade de uma organização.
III. reforça o comportamento de seus membros, determinando o que deve ser seguido e repudiando o que deve ser evitado.
IV. é a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus funcionários.
Estão corretas somente as afirmativas:
I, II e III.
I, II e IV.
I e II.
III e IV.
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