Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um funcionário foi encaminhado ao psicólogo para fins de psicodiagnóstico porque freqüentemente entra em ansiedade exagerada diante de situações de muito estresse, embora rapidamente volte a se comportar dentro dos padrões de normalidade. Esse padrão de comportamento deve ser inicialmente considerado como um:
sinal de perturbação.
estressor psicossocial.
sintoma patológico.
transtorno mental.
indicador crítico.
Um psicólogo recebeu a incumbência de realizar a avaliação psicológica de vários candidatos à gerência, tendo como referência os seguintes atributos considerados os mais relevantes: liderança, tomada de decisão, julgamento prático e habilidades de relacionamento interpessoal. Nesse caso, o mais indicado é a utilização de:
provas específicas.
entrevistas semi-estruturadas.
centro de avaliação.
testes de julgamento situacional.
testes de inteligência emocional.
Traços como retraimento afetivo, impressão de inabilidade e estranheza corporal, angústia de grande vulnerabilidade, solidão sentimental e dificuldade de comunicação são elementos do caráter:
esquizofrênico.
paranóico.
histérico.
neurótico.
obsessivo.
Um psicólogo reuniu os resultados de diferentes técnicas aplicadas na seleção psicológica para determinado cargo, com o intuito de avaliá-las. Após analisar as informações disponíveis, apresentadas nas opções abaixo, é correto concluir que o preditor de desempenho profissional mais indicado foi a(o):
prova prática (validade preditiva / r = 0,46).
avaliação de desempenho (confiabilidade dos avaliadores / r = 0,71).
teste de inteligência (validade preditiva / r = 0,52).
teste projetivo de personalidade (validade de constructo / r = 0,67).
índice de produção média mensal (intervalo de um ano).
Os distintos tipos de operações mentais que têm por finalidade a redução das tensões psíquicas internas, ou seja, das ansiedades, são os mecanismos de:
deslocamento.
identificação.
projeção.
defesa.
sublimação.
As alterações qualitativas da sensopercepção, em que há uma vivência de percepção do objeto, sem que este objeto esteja presente, ou seja, sem o estímulo perceptivo, são definidas como:
Alucinações.
Ilusões.
Delírios.
Pseudo-alucinações.
Delirium.
"É freqüentemente precedida por angústias difusas, angústias arcaicas e automáticas que indicam as deficiências do funcionamento defensivo do Eu". Essa definição corresponde ao conceito psicossomático de:
Forma operatória de pensamento.
Angústia automática.
Neurose atual.
Clivagem do Eu.
Depressão essencial.
"... O objeto mau está dentro do corpo, enquanto que o objeto bom está na mente ou fora, no mundo exterior. Por esta razão, se queixa do corpo, sente-se perseguido por dentro." O paciente, com a ajuda do psicólogo aprende a reconhecer a natureza arcaica e infantil dessa situação interna e o caráter fictício da situação externa. Esta definição diz respeito à(ao):
Hipocondria.
Histeria.
Depressão.
Psicose reativa.
Transtorno obsessivo-compulsivo.
O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) apresenta como principais características sintomáticas:
Pensamentos compulsivos e ansiedade de evitação.
Rituais obsessivos e ideação delirante.
Pensamentos obsessivos e atos compulsivos recorrentes.
Humor depressivo e ansiedade antecipatória.
Hiperatividade autonômica e formação reativa.
O diagnóstico psicológico é fundamental em todo e qualquer processo de avaliação e o psicólogo conta com diversos recursos técnicos para ajudálo na formulação de sua hipótese diagnóstica. São exemplos de testes comumente utilizados em orientação e seleção profissional:
TAT, HTP e WARTEGG.
PMK, WARTEGG e Zulliger.
IFP, PMK e HTP.
INV, WARTEGG e MMPI.
WARTEGG, PMK e Completamento de Desenhos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...