Questões de Psicologia do ano 2007

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Psicodiagnóstico é um processo composto de diferentes etapas e visa à delimitação de um quadro psicopatológico que origina o sofrimento do paciente que buscou o atendimento psicológico. Há três momentos principais dentro desse processo que são:

  • A.

    Entrevista inicial, aplicação de técnicas de psicodiagnóstico e entrevista de devolução.

  • B.

    Anamnese, análise e interpretação do material de entrevista.

  • C.

    Entrevista inicial, entrevistas intermediárias e entrevista final.

  • D.

    Anamnese, entrevista com os familiares e redação do laudo.

  • E.

    entrevista inicial, testes de psicodiagnóstico e interpretação dos escores.

No que tange às principais teorias da personalidade, faça a correlação entre as duas colunas a seguir:

TEÓRICOS:

I- Erik Erikson

II- Gordon Allport

III- Raymond Cattell

IV- Henry Murray

V- Alfred Adler

VI- Harry Stack Sullivan

VII- Karen Horney

VIII- Carl Gustav Jung

CONCEITOS:

( ) descreveu o conceito de inconsciente coletivo cujos conteúdos são os arquétipos;

( ) acreditava que a posição do indivíduo entre os irmãos influenciava durante toda a vida o caráter e estilo de vida pessoal;

( ) propôs três conceitos de self: self atual, self real e self idealizado;

( ) afirma que o processo terapêutico requer a participação ativa do terapeuta na forma de observador participante;

( ) é conhecido pela formulação de uma teoria que abrange estágios de desenvolvimento do nascimento à senilidade;

( ) fundador da Escola Humanística de Psicologia, segundo a qual cada pessoa possui um potencial inato para o crescimento;

( ) desenvolveu o Teste de Apercepção Temática (TAT), técnica projetiva bastante utilizada em psicodiagnóstico;

( ) introduziu o uso da análise fatorial para exame dos traços de personalidade e fatores subjacentes ao comportamento.

A seqüência correta é:

  • A.

    VIII, V, VI, VII, I, II, III, IV

  • B.

    V, VI, VII, I, II, VIII, IV, III

  • C.

    VIII, V, VII, VI, I, II, IV, III

  • D.

    VIII, VII, V, VI, I, III, IV, II

  • E.

    VI, V, VII, VIII, I, III, II, IV

Sabe-se que a Psicologia vem da Filosofia e que, com o avanço de seus estudos teóricos, surgiram três tendências, que deram origem às três escolas de que se constitui a Psicologia Científica. São elas:

  • A.

    Fenomenológica, Comportamental e Humanista.

  • B.

    Filosófica, Sociológica e Antropológica.

  • C.

    Estruturalista, Behaviorista e Existencialista.

  • D.

    Associacionista, Estruturalista e Funcionalista.

  • E.

    Existencialista, Fenomenológica e Behaviorista.

No Método de Rorschach há possibilidade do indivíduo dar respostas vulgares/populares, classificadas como "V" pela escola de Anibal da Silveira, ou como "P" por Klopfer, como citado no livro Métodos Projetivos de Didier Anzieu. Tais respostas significariam uma

  • A.

    falta de energia psíquica e mobilidade social.

  • B.

    baixa afetividade e dificuldades intelectuais.

  • C.

    adaptação social rudimentar e um certo conformismo.

  • D.

    angústia patológica com tendências suicidas.

  • E.

    dificuldade intelectual que podem sugerir autismo.

Segundo Tereza Mito, em um processo psicodiagnóstico há algumas formas de avaliação e, dentre elas, uma que é decorrente de um processo mais pessoal, pelo qual se avaliam alguns aspectos da relação psicólogo-cliente que não são passíveis de ser analisados no processo formal de psicodiagnóstico. A este processo chamamos de

  • A.

    avaliação psicométrica.

  • B.

    avaliação informal.

  • C.

    psicodiagnóstico interativo.

  • D.

    psicodiagnóstico personalizado.

  • E.

    diagnóstico focal.

O Teste Gestáltico Visomotor de Bender, criado por Lauretta Bender em 1938, possui como pressuposto que

  • A.

    o material fornece dados sobre o controle dos impulsos, manejo da ansiedade e da agressividade nos indivíduos a ele submetidos.

  • B.

    o padrão visomotor do indivíduo possui um desenvolvimento que independe da fase emocional em que este se encontra.

  • C.

    a atividade visomotora só pode ser mensurada na adolescência, quando os padrões intelectuais e de desenvolvimento emocional estão mais desenvolvidos e sedimentados.

  • D.

    a habilidade sensoriomotora não sofre influência direta do nível maturacional do indivíduo e de seu estado funcional.

  • E.

    a funcionalidade de áreas específicas do cérebro podem ser demonstradas e estimuladas com o uso do Teste Gestáltico Visomotor.

Segundo Odette L. Van Kolck, a análise de uma produção gráfica deve ser feita utilizando três processos. São eles:

  • A.

    adaptativo, projetivo e lingüístico.

  • B.

    adaptativo, consultivo e projetivo.

  • C.

    expressivo, projetivo e lingüístico.

  • D.

    adaptativo, lingüístico e consultivo.

  • E.

    adaptativo, expressivo e projetivo.

Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que a fundamentou, deverão ser guardados por um prazo mínimo, observando-se a responsabilidade por eles, tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica. Esse prazo mínimo referido é de

  • A.

    1 ano.

  • B.

    2 anos.

  • C.

    3 anos.

  • D.

    5 anos.

  • E.

    10 anos.

A prática de interação participativa que inclui a construção e pactação de uma axiomática comum a um grupo de campos de saber conexos é definida como

  • A.

    transdisciplina.

  • B.

    interdisciplina.

  • C.

    grupo focal.

  • D.

    trabalho em equipe.

  • E.

    grupo operativo.

Em um processo diagnóstico, o teste projetivo é um material

  • A.

    que não evidencia nitidamente o modo pessoal de estabelecer contato com a realidade interna e externa, dentro de uma situação vincular, sendo melhor a opção pela utilização de inventários.

  • B.

    completo e útil para a avaliação de pessoas em geral, dispensando a aplicação de outros materiais como gráficos e outras técnicas verbais.

  • C.

    pouco adequado para que se possa conhecer o paciente em face de uma realidade com características desestruturadas ou de estruturação pouco usual.

  • D.

    que raramente permite analisar profundamente o indivíduo em um contexto vincular e suas variações emocionais e de conduta.

  • E.

    que permite a obtenção de informações precisas sobre os distintos níveis de funcionamento mental, em um curto espaço de tempo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...