Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
A idéia de subjetividade pode ser entendida pelo menos de duas maneiras diferentes: como experiência de si e condensação de uma série de determinações. A respeito das determinações sociais da subjetividade, considere as seguintes afirmativas:
1) É por meio das identificações que um determinado sujeito se organiza em torno dos modelos que sua sociedade lhe oferece.
2) O elenco de modalidades de subjetivação presentes num dado momento de dada cultura será regido pela variedade de soluções de que o psiquismo dispõe para resolver seus conflitos fundamentais.
3) É indiferente para a constituição da subjetividade a posição que se ocupa numa sociedade de classes e o aceso aos produtos culturais veiculados pela educação.
4) Ao contrário de outras teorias a respeito do psiquismo humano, a psicanálise falha por não dispor de ferramentas conceituais que permitam pensar como se dá a mediação entre o sujeito e o meio social.
5) Vincular a diversidade das subjetividades a uma questão cronológica é restritivo visto que pressupõe que num dado momento histórico as condições de subjetivação sejam iguais para todos.
Estão corretas apenas:
1, 2 e 3.
1, 2 e 5
1, 3 e 4
2, 3 e 4.
3, 4 e 5
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
O conceito de estresse foi apresentado por Selye em 1936 a partir de experimentos com animais que eram submetidos a situações agressivas diversas. Sobre a teoria do estresse na perspectiva de Selye marque a alternativa incorreta:
Para este autor a síndrome geral de adaptação apresenta três fases sucessivas: alarme, resistência e esgotamento.
Um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por este autor compreende o mecanismo de coping, que corresponde ao mecanismo adaptativo através do qual cada pessoa avalia e lida com o estressor.
Selye chamava de doença de adaptação as doenças relacionadas à fase de esgotamento (hipertensão arterial, úlcera péptica, artrites etc).
Selye estudou essencialmente o estresse físico, em que os agentes estressores eram de natureza biológica e físico- química: dor, frio, calor, fome, entre outros.
Apesar de Selye ser uma referência da teoria do estresse, a importância dada ao estresse social foi teorizada a partir da década de 60 do século XX por Lenart-Levy e diversos autores.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
O transtorno de ajustamento é uma reação mal-adaptativa a curto prazo ao que o leigo chama de infortúnio pessoal (KAPLAN, 1997). Sobre este transtorno marque a alternativa incorreta:
É um diagnóstico psiquiátrico comum entre os pacientes hospitalizados por problemas médicos ou cirúrgicos.
A gravidade do estressor psicossocial nem sempre prediz gravidade do transtorno de ajustamento.
O transtorno é mais freqüentemente diagnosticado em adolescentes.
O prognóstico do transtorno de ajustamento é consideravelmente mais grave que o transtorno de estresse pó-traumático.
A psicoterapia continua sendo o tratamento de escolha para o transtorno de ajustamento.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
O conceito de neurose traumática alcança sua maior importância na obra freudiana durante os anos de guerra e inspira várias teorizações posteriores. A respeito da neurose traumática, considere as seguintes afirmativas:
1) A angústia prevalente é aquela decorrente da perda do objeto fantasmático de amor e o sintoma é caracteristicamente o retorno do recalcado.
2) O trauma que desencadeia a neurose traumática é caracterizado principalmente pela intensidade do estímulo e pela subtaneidade do acontecimento.
3) A qualidade e intensidade do evento traumático, o momento da estruturação psíquica em que o sujeito se encontra e os recursos subjetivos de que o sujeito dispõe determinam as conseqüências do evento traumático.
4) O sonho na neurose traumática pode ser entendido como sendo regido principalmente pelo princípio do prazer, sendo uma realização disfarçada de um desejo.
5) A ausência da angústia-sinal impede a ativação do contra- investimento, impedindo o recalque e a inscrição do evento na cadeia simbólica.
Estão corretas apenas:
1, 2 e 3
1, 3 e 4.
1, 4 e 5.
2, 3 e 5.
3, 4 e 5.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
Uma grande variedade de abordagens terapêuticas tem sido proposta para o tratamento de transtornos decorrentes de situações traumáticas. A respeito dessas abordagens psicoterápicas, assinale a alternativa incorreta.
Na prevenção primária a esses transtornos pode ser utilizado o atendimento em grupos de pessoas que passaram pelas mesmas situações como forma de partilhar experiências e sentimentos.
A prevenção secundária objetiva reduzir a incapacitação e promover a reintegração social em pessoas que desenvolveram distúrbios crônicos.
A abordagem cognitivo-comportamental propõe técnicas como a exposição e o treinamento do manejo da ansiedade.
A terapia de apoio em crise busca o reforço do Ego e das defesas adaptativas como forma de fortalecer o paciente e ajudá-lo a lidar com a situação de crise
A psicanálise nesses casos exige um trabalho preliminar para reinscrever o trauma e dar-lhe uma representação psíquica.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
Com relação ao stress pós-traumático, considere as seguintes afirmativas:
1. Constitui uma resposta retardada a uma situação ou evento estressante de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica.
2. Fatores tais como certos traços de personalidade ou antecedentes de tipo neurótico são necessários e suficientes para explicar a ocorrência da síndrome.
3. Os sintomas típicos incluem a revivescência repetida do evento sob a forma de lembranças invasivas, sonhos ou pesadelos.
4. Em alguns casos, o transtorno pode apresentar uma evolução crônica e levar a uma alteração duradoura da personalidade.
5. Apesar de duráveis e incômodos, os sintomas não costumam interferir nos relacionamentos sociais nem nas atividades rotineiras.
Estão corretas apenas as alternativas:
1, 2 e 4
1, 3 e 4
1, 3 e 5.
2, 3 e 5.
2, 4 e 5.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
A Classificação Internacional das Doenças, CID X, relaciona alguns transtornos decorrentes do stress grave. A respeito da reação aguda ao stress, assinale a alternativa correta.
Trata-se de um transtorno transitório cujas manifestações surgem imediatamente após um evento traumático e costumam se prolongar por um período de meses, ou mesmo anos
Sua ocorrência e gravidade dependem essencialmente da magnitude do evento estressor, não sofrendo influência de fatores de vulnerabilidade individual.
Sua sintomatologia, tipicamente mista, comporta um estado de aturdimento e desorientação, freqüentemente acompanhado de manifestações neurovegetativas.
Entre suas manifestações a longo prazo, encontram-se o humor depressivo, as crises de ansiedade e os transtornos de conduta.
Acontece com maior freqüência em crianças e idosos, sendo rara sua ocorrência entre adultos jovens
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
O psicodiagnóstico é uma tarefa privativa do psicólogo cuja relevância tem sido questionada ao longo dos últimos anos. Com referência ao psicodiagnóstico, assinale a alternativa incorreta.
Um diagnóstico define pelo menos quatro classes de implicações interligadas e distintas: teórica, nosológica, funcional e prognóstica.
A ausência de uma perspectiva teórica unificada sobre o objeto em estudo poderá conduzir o psicodiagnóstico a uma análise instável, reducionista e composta de entidades teóricas muitas vezes não relacionadas entre si.
Toda atividade diagnóstica implica o risco de que a subjetividade da pessoa em análise seja excluída em nome de sua classificação em entidades nosográficas
A dificuldade de encontrar concepções incontroversas de saúde e doença psíquica faz com que o diagnóstico por vezes tenha que transitar entre definições freqüentemente incompatíveis
O psicodiagnóstico consiste de descrições e classificações e, sendo assim, prescinde de um modelo teórico de referência.
Wundt, fisiologista alemão, propôs, com base na distinção estabelecida entre as ciências humanas e naturais do século XIX, que a psicologia poderia ser dividida em dois ramos básicos:
Objetiva e Mental.
Genética e Cultural.
Introspectiva e Moral.
Realista e Representacional.
Experimental e Social.
Marx e Engels, ao aplicarem a concepção materialista dialética não só aos fenômenos naturais, mas a todos os domínios da vida, afirmam que
as idéias sobre a vida produzem o homem e definem, a priori, como será seu mundo material.
as condições materiais de vida produzem o homem e este, por sua vez, altera e cria seu mundo material.
os homens conseguem, via consciência, construir a si mesmos, mesmo não sendo capazes de alterar suas condições de vida.
a consciência não cria as condições de vida do homem, mas permite, não obstante, que suas metas sejam traçadas.
os homens, como todo fenômeno material, sofre a ação da dialética do concreto na construção de seu entorno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...