Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia em resolução que entrou em vigor em 27/08/2005, tem entre seus princípios fundamentais, EXCETO:
O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas, eliminando quaisquer formas de crítica política e social.
O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica.
O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
O Código de Ética do Psicólogo estabelece que o psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização considerará
Uns dos princípios fundamentais mencionados no Código de Ética do Psicólogo é o de que o psicólogo
O Art. 23o do Código de Ética do Psicólogo dispõe que se o atendimento for realizado por Psicólogo vinculado a trabalho multiprofissional numa clínica, empresa, instituição ou a pedido de outrem, só poderão ser dadas informações
que possam ser analisadas por profissionais que atuam na área de saúde, pois somente eles terão condições de utilizar tais informações de forma sigilosa e ética.
mediante aprovação da pessoa que foi examinada.
que indiquem sérios distúrbios de personalidade e que venha interferir no processo de relacionamento interpessoal que o indivíduo examinado está inserido.
por um dos membros da equipe multidisciplinar que é considerado o mais apto para fazê-lo.
a quem as solicitou, a critério do profissional, dentro dos limites estritamente necessários aos fins a que se destinou o exame.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, referentes ao trabalho e à saúde do trabalhador.
Nas situações em que a empresa exige maior produção dos empregados e apresenta alta competitividade, emerge um sentimento natural de colaboração e solidariedade entre os colegas de trabalho, que atuam como barreiras contra o estresse ocupacional.
O modelo gráfico Janela Johari, idealizado por Joseph Luft e Harry Ingham para ilustrar as relações interpessoais, permite apreciar o fluxo de informações decorrentes de duas fontes – eu e outros – bem como as tendências individuais que facilitam ou dificultam a direção e a extensão deste fluxo. Os processos principais que regulam o fluxo interpessoal eu-outros, determinando o tamanho e o formato de cada área da Janela, são os seguintes:
A Tela Administrativa de Blake e Mouton identifica uma faixa de comportamentos administrativos baseados nas várias formas de relação entre o estilo
Ao escolher um teste para ser utilizado no processo de psicodiagnóstico, é essencial que o psicólogo considere, EXCETO
a fidedignidade, precisão e validade do teste.
a padronização e normatização do teste.
o parecer do teste junto ao Conselho Federal de Psicologia.
a relevância do teste para o processo psicodiagnóstico.
Considerando a concepção de psicodiagnóstico para Ocampo, assinale a alternativa INCORRETA.
Uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede que a ajudem, e outra (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo na medida de suas possibilidades.
Uma situação bipessoal, de duração limitada, cujo objetivo é conseguir uma descrição e compreensão o mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente ou grupo familiar.
Uma situação na qual aspectos passados, presentes e futuros do paciente são avaliados e utiliza-se, neste processo técnicas como a entrevista semidirigida, técnicas projetivas e entrevista de devolução.
Uma situação clínica na qual se pretende a compreensão o mais profunda possível acerca do paciente, sendo apropriado, nesse sentido, a utilização da entrevista livre.
A entrevista NÃO é um instrumento adequado para a coleta de dados nas situações em que
a interação pesquisador-pesquisado é relevante.
o tempo reservado à coleta de dados é limitado.
se pretende avaliar a capacidade de comunicação do entrevistado.
são necessárias informações sobre o controle emocional do candidato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...