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O método de avaliação de desempenho, no qual os fatores de avaliação são previamente selecionados para definir em cada empregado as qualidades que se pretendem avaliar e em que cada fator é definido como uma descrição sumária, simples e objetiva, para evitar distorções, é denominado método
da pesquisa de campo.
de pontos.
da escolha forçada.
da escala gráfica.
misto.
Likert enfatiza que entre as características básicas do grupo encontram-se metas, coesão, normas e acordo. A coesão refere-se
ao grau de atração que o grupo sente em relação a cada um dos seus membros.
ao grau de comprometimento que cada elemento do grupo tem para com os resultados que devem ser alcançados.
às tendências que demandam uniformidade e conformidade quanto às críticas manifestadas pelos participantes do grupo uns para com os outros.
à criação de um clima aberto para dar e receber feedback, desde que sejam respeitados os padrões estabelecidos como aceitáveis pela empresa.
ao estabelecimento de normas claras e precisas de regras que indicam as melhores práticas de relacionamento interpessoal a serem aplicadas pelo grupo de trabalho.
Os quatro campos a serem analisados para determinar o universo de exigências encontrados nos contornos de um cargo são: condições de trabalho, responsabilidades, requisitos mentais e requisitos
Frederick Herzberg salienta que os fatores responsáveis pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. Para ele,
A visão bidimensional da liderança permitiu oferecer explicação para conciliar a eficácia do líder com as duas orientações. Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores da liderança, desenvolveram a idéia da grade gerencial. De acordo com esse modelo explicativo da liderança, o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para
Fred Fiedler entende que as situações que os líderes enfrentam podem ser avaliadas em termos de três características:
Sempre que são avaliadas as habilidades do treinando também são analisados seus conhecimentos, uma vez que estes só se justificam na medida em que conduzem o aprendiz para a aquisição de habilidades. A avaliação de habilidades ocorre sob duas condições:
O "role-playing" é uma técnica de treinamento
O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em quatro níveis de análise, sendo um deles a análise organizacional que ocorre a partir
O efeito de halo é a tendência que um avaliador
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