Questões de Psicologia do ano 2008

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Para E. Schein (1997) cultura organizacional é

  • A. um conjunto de valores que define regras de interação pessoal e que determina o posicionamento da empresa perante aos seus concorrentes.
  • B. um padrão de comportamento considerado adequado pelo grupo de participantes e que deve ser repetido por todos os membros do grupo, quer sejam novos ou antigos colaboradores.
  • C. um padrão sócio-econômico que define atitudes e influencia a tomada de decisão dos gestores de uma empresa, que se encontra expresso no inconsciente coletivo de todos os participantes da organização.
  • D. o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado aos demais membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
  • E. um conjunto de mitos e ritos que definem crenças, valores e estilos de comunicação praticados por todos os membros de uma empresa durante um período de tempo considerado elevado, para que assim seja configurada a cultura organizacional.

Os grupos informais, também chamados primários ou unitários, são aqueles cujos membros têm

  • A.

    objetivos específicos que são diretamente ligados aos interesses da corporação.

  • B.

    liberdade administrada sobre seus atos, pois devem respeitar uma hierarquia bem definida de padrões de conduta.

  • C.

    um relacionamento direto, espontâneo e descontraído, envolvendo a satisfação de várias aspirações humanas.

  • D.

    uma divisão do trabalho predeterminada, com a intenção de satisfazer os objetivos da organização e os objetivos pessoais.

  • E.

    acesso a uma comunicação unidirecional, voltada à sua chefia imediata que traça objetivos específicos com a intenção de dirimir conflitos entre os participantes da equipe.

Há várias teorias de motivação, porém, cada perspectiva teórica lançará luz sobre como a motivação influencia o desempenho no trabalho. As distinções são feitas com base nas teorias de conteúdo, processo e de reforço. A perspectiva de conteúdo ressalta

  • A.

    a importância de como a motivação se manifesta no ambiente de trabalho.

  • B.

    a compreensão dos fatores internos dos indivíduos que fazem com que eles ajam de determinada maneira.

  • C.

    as formas pelas quais se aprende o comportamento positivo no ambiente de trabalho.

  • D.

    que os fatores extrínsecos são motivadores do comportamento humano.

  • E.

    que fatores de satisfação e de motivação são controlados no ambiente de trabalho, através da introdução de boas práticas de recursos humanos, tais como políticas de remuneração competitivas e de desenvolvimento profissional.

A Tela Administrativa de Blake e Mouton identifica uma faixa de comportamentos administrativos baseados nas várias formas de relação entre o estilo voltado para o trabalho e o estilo voltado para o empregado. Assim, a administração do estilo 1.9 indica que o gestor atua com

  • A.

    baixa preocupação com os empregados e relativa preocupação com a produção.

  • B.

    pouca preocupação com os empregados e com a produção.

  • C.

    pouca preocupação com os empregados e muita preocupação com a produção.

  • D.

    muita preocupação com os empregados, mas pouca preocupação com a produção.

  • E.

    relativa preocupação com os empregados e com a produção.

Um problema fundamental na comunicação interpessoal, e talvez principalmente entre pessoas em cargos de autoridade, ou seja, os gerentes, é despertar a capacidade de defesa nos receptores. Entre os mecanismos de defesa mais utilizados pelos receptores podemos destacar a racionalização, que consiste em

  • A.

    designar atributos positivos ao outro visando desta forma diminuir possíveis zonas de conflito, num processo de comunicação no ambiente de trabalho.

  • B.

    atribuir pensamentos e sentimentos ao receptor que nós possuímos inconscientemente ou acreditamos ter.

  • C.

    inventar justificativas para o nosso comportamento, que nós inconscientemente consideramos injustificados.

  • D.

    buscar defender-se de possíveis comportamentos assediantes manifestados pela figura de autoridade presente.

  • E.

    adotar comportamentos não assertivos, visando desta forma diminuir conflitos com a figura de autoridade.

Com relação à ética nas organizações, julgue os itens a seguir

As escolhas dos dirigentes, perante dilemas éticos, são influenciadas por fatores de ordem individual, como idade, grau de instrução, valores morais, que são parâmetros decisivos no processo de tomada de decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ética nas organizações, julgue os itens a seguir

O estilo de gestão e de liderança praticado na organização é influenciado, de forma significativa, pelo contexto cultural e pelo quadro de referência ética de seus dirigentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ética nas organizações, julgue os itens a seguir

O comportamento ético da organização independe da filosofia pessoal e dos processos cognitivos de decisão de seus dirigentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos novos estudos que apontam para os tipos de causas do absenteísmo no trabalho, julgue os itens seguintes.

Constituem limitações inevitáveis e consideradas causas extrínsecas que levam ao absenteísmo as doenças, os acidentes, as responsabilidades familiares e os problemas de transporte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos novos estudos que apontam para os tipos de causas do absenteísmo no trabalho, julgue os itens seguintes.

O absenteísmo pode decorrer do desejo de afastar-se de situações indesejáveis no trabalho, do estresse do local, das relações entre colegas, consideradas causas incontroláveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
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