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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O desgaste emocional a que pessoas são submetidas nas relações com o trabalho é fator significativo para a origem de transtornos relacionados ao estresse.
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A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Conflitos devem ser considerados como situações anômalas que trazem consequências negativas para a vida social.
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A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Identificar e reconhecer as próprias emoções são primordiais para que o servidor consiga reconhecer as emoções das outras pessoas, colocar-se no lugar delas e, assim, apresentar um comportamento efetivo para resolver as diferentes situações.
O role-playing é uma técnica de treinamento orientada para
o tempo.
o conteúdo.
o processo.
a discriminação lógica.
a aquisição de habilidades operacionais.
As provas que visam avaliar, objetivamente, o grau de noções, conhecimentos e habilidades adquiridas por meio do estudo, da prática ou do exercício são denominados provas ou testes de
projeções.
personalidade.
conhecimentos.
aferição intelectual.
psicomotricidade.
A técnica de treinamento, reunindo vários especialistas (de três a seis), analisando determinado assunto, diante de um grupo de assistentes, é denominada de
estudo de caso.
painel.
dramatização.
brainstorming.
seminário.
A socialização organizacional constitui o esquema de recepção e boas-vindas aos novos participantes e representa uma etapa de iniciação particularmente importante para moldar um bom relacionamento, a longo prazo, entre o indivíduo e a organização. Os principais itens abordados em um programa de socialização são
estrutura funcional; estabelecimento de metas; ambientação à área de trabalho e conhecimento dos métodos de avaliação.
metas organizacionais; direitos dos colaboradores; reconhecimento dos principais concorrentes e conhecimento do código de ética da empresa.
metas organizacionais; direitos dos colaboradores; reconhecimentos do principais concorrentes e visita às diversas unidades da empresa.
organograma organizacional; conhecimento da descrição de cargos; estabelecimento de metas e visita às diversas unidades da empresa.
assuntos organizacionais; benefícios oferecidos; relacionamento e deveres do novo participante.
O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. A etapa desenho refere-se
à análise das necessidades de treinamento, que indicarão as metodologias de aprendizagem a serem utilizadas no processo de treinamento.
à definição dos resultados que serão obtidos no treinamento.
à elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
ao primeiro movimento de integração entre colaboradores e gestores que, juntos, definirão o melhor escopo de trabalho a ser praticado, quando do desenvolvimento dos planos de treinamento a serem aplicados.
à aplicação piloto dos treinamentos desenvolvidos, gerando garantias de que os métodos escolhidos foram adequados.
Os programas de bem-estar são geralmente adotados por organizações que procuram prevenir problemas de saúde de seus funcionários. O caráter profilático desses programas parte do reconhecimento de seu efeito sobre o comportamento dos funcionários e sobre o estilo de vida para além do ambiente laboral, encorajando as pessoas a melhorarem seu padrão de saúde. Um programa de bemestar tem, geralmente, três componentes: ajudar o funcionário a identificar riscos potenciais de saúde; educar o funcionário a respeito de riscos de saúde e
encorajar o funcionário a mudar seu estilo de vida, por meio de exercícios, boa alimentação e monitoramento de saúde.
melhorar o clima de trabalho.
diminuir gastos com benefícios.
diminuir o absenteísmo.
melhorar o processo de comunicação chefe × funcionário.
No processo de seleção, a técnica da entrevista constitui a prática mais utilizada. Dentre os diversos modelos, temos a entrevista diretiva, que
é fundamentada numa relação dialética, em que o entrevistador tem papel fundamental de dirigir as respostas do candidato para aquilo que pretende investigar. Neste tipo de entrevista há baixa participação do candidato, pois prevê a capacidade de testar o grau de resiliência deste para lidar com conflitos presentes na futura atividade que virá a ocupar na empresa.
possui um roteiro pré-estabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas.
pressupõe total liberdade do entrevistado e do entrevistador, para que possam, por meio de um diálogo livre, obter informações mútuas sobre suas expectativas e interesses.
possui um roteiro previamente estabelecido de perguntas que identificam as competências necessárias, para que o candidato tenha sucesso na função que se propõe a executar.
determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, perguntas ficam a critério do entrevistador.
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