Questões de Psicologia do ano 2008

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A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O desgaste emocional a que pessoas são submetidas nas relações com o trabalho é fator significativo para a origem de transtornos relacionados ao estresse.

  • C. Certo
  • E. Errado

A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Conflitos devem ser considerados como situações anômalas que trazem consequências negativas para a vida social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Identificar e reconhecer as próprias emoções são primordiais para que o servidor consiga reconhecer as emoções das outras pessoas, colocar-se no lugar delas e, assim, apresentar um comportamento efetivo para resolver as diferentes situações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O role-playing é uma técnica de treinamento orientada para

  • A.

    o tempo.

  • B.

    o conteúdo.

  • C.

    o processo.

  • D.

    a discriminação lógica.

  • E.

    a aquisição de habilidades operacionais.

As provas que visam avaliar, objetivamente, o grau de noções, conhecimentos e habilidades adquiridas por meio do estudo, da prática ou do exercício são denominados provas ou testes de

  • A.

    projeções.

  • B.

    personalidade.

  • C.

    conhecimentos.

  • D.

    aferição intelectual.

  • E.

    psicomotricidade.

A técnica de treinamento, reunindo vários especialistas (de três a seis), analisando determinado assunto, diante de um grupo de assistentes, é denominada de

  • A.

    estudo de caso.

  • B.

    painel.

  • C.

    dramatização.

  • D.

    brainstorming.

  • E.

    seminário.

A socialização organizacional constitui o esquema de recepção e boas-vindas aos novos participantes e representa uma etapa de iniciação particularmente importante para moldar um bom relacionamento, a longo prazo, entre o indivíduo e a organização. Os principais itens abordados em um programa de socialização são

  • A.

    estrutura funcional; estabelecimento de metas; ambientação à área de trabalho e conhecimento dos métodos de avaliação.

  • B.

    metas organizacionais; direitos dos colaboradores; reconhecimento dos principais concorrentes e conhecimento do código de ética da empresa.

  • C.

    metas organizacionais; direitos dos colaboradores; reconhecimentos do principais concorrentes e visita às diversas unidades da empresa.

  • D.

    organograma organizacional; conhecimento da descrição de cargos; estabelecimento de metas e visita às diversas unidades da empresa.

  • E.

    assuntos organizacionais; benefícios oferecidos; relacionamento e deveres do novo participante.

O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. A etapa desenho refere-se

  • A.

    à análise das necessidades de treinamento, que indicarão as metodologias de aprendizagem a serem utilizadas no processo de treinamento.

  • B.

    à definição dos resultados que serão obtidos no treinamento.

  • C.

    à elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

  • D.

    ao primeiro movimento de integração entre colaboradores e gestores que, juntos, definirão o melhor escopo de trabalho a ser praticado, quando do desenvolvimento dos planos de treinamento a serem aplicados.

  • E.

    à aplicação piloto dos treinamentos desenvolvidos, gerando garantias de que os métodos escolhidos foram adequados.

Os programas de bem-estar são geralmente adotados por organizações que procuram prevenir problemas de saúde de seus funcionários. O caráter profilático desses programas parte do reconhecimento de seu efeito sobre o comportamento dos funcionários e sobre o estilo de vida para além do ambiente laboral, encorajando as pessoas a melhorarem seu padrão de saúde. Um programa de bemestar tem, geralmente, três componentes: ajudar o funcionário a identificar riscos potenciais de saúde; educar o funcionário a respeito de riscos de saúde e

  • A.

    encorajar o funcionário a mudar seu estilo de vida, por meio de exercícios, boa alimentação e monitoramento de saúde.

  • B.

    melhorar o clima de trabalho.

  • C.

    diminuir gastos com benefícios.

  • D.

    diminuir o absenteísmo.

  • E.

    melhorar o processo de comunicação chefe × funcionário.

No processo de seleção, a técnica da entrevista constitui a prática mais utilizada. Dentre os diversos modelos, temos a entrevista diretiva, que

  • A.

    é fundamentada numa relação dialética, em que o entrevistador tem papel fundamental de dirigir as respostas do candidato para aquilo que pretende investigar. Neste tipo de entrevista há baixa participação do candidato, pois prevê a capacidade de testar o grau de resiliência deste para lidar com conflitos presentes na futura atividade que virá a ocupar na empresa.

  • B.

    possui um roteiro pré-estabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas.

  • C.

    pressupõe total liberdade do entrevistado e do entrevistador, para que possam, por meio de um diálogo livre, obter informações mútuas sobre suas expectativas e interesses.

  • D.

    possui um roteiro previamente estabelecido de perguntas que identificam as competências necessárias, para que o candidato tenha sucesso na função que se propõe a executar.

  • E.

    determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, perguntas ficam a critério do entrevistador.

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