Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Jonas tem 14 anos de idade e foi levado pela mãe ao serviço de psicologia, com a queixa de que ele se mostrava triste com muita freqüência, ansioso, agressivo às vezes, e arredio em relação aos amigos, chegando a mandar dizer a quem o procurasse que estava dormindo. O rendimento escolar estava caindo e a mãe informou que o filho nunca usou drogas ilícitas.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
É adequado que o psicólogo entreviste amigos e familiares de Jonas, para entender melhor sua situação e fazer o diagnóstico.
Jonas tem 14 anos de idade e foi levado pela mãe ao serviço de psicologia, com a queixa de que ele se mostrava triste com muita freqüência, ansioso, agressivo às vezes, e arredio em relação aos amigos, chegando a mandar dizer a quem o procurasse que estava dormindo. O rendimento escolar estava caindo e a mãe informou que o filho nunca usou drogas ilícitas.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Ansiedade e depressão ocorrem com freqüência entre usuários de substâncias psicoativas e dificultam o tratamento de dependência da droga.
Jonas tem 14 anos de idade e foi levado pela mãe ao serviço de psicologia, com a queixa de que ele se mostrava triste com muita freqüência, ansioso, agressivo às vezes, e arredio em relação aos amigos, chegando a mandar dizer a quem o procurasse que estava dormindo. O rendimento escolar estava caindo e a mãe informou que o filho nunca usou drogas ilícitas.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Apesar do relato da mãe, é adequado que o psicólogo pergunte diretamente a Jonas sobre o possível uso de substâncias psicoativas.
Jonas tem 14 anos de idade e foi levado pela mãe ao serviço de psicologia, com a queixa de que ele se mostrava triste com muita freqüência, ansioso, agressivo às vezes, e arredio em relação aos amigos, chegando a mandar dizer a quem o procurasse que estava dormindo. O rendimento escolar estava caindo e a mãe informou que o filho nunca usou drogas ilícitas.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Os sintomas relatados pela mãe são compatíveis com transtorno de conduta.
As regras morais de uma cultura são aprendidas por crianças e adolescentes em seu convívio com a família, a escola e diferentes grupos sociais que freqüentam ao longo de seu processo desenvolvimental. Julgue os próximos itens, acerca desse tema, e à luz da teoria piagetiana.
Estudos atuais mostram que crianças ainda na fase do realismo moral consideram a intenção como um determinante da gravidade da ação realizada. Assim, entendem que é mais grave derrubar um amigo de propósito, que derrubá-lo ao cair sobre ele acidentalmente.
As regras morais de uma cultura são aprendidas por crianças e adolescentes em seu convívio com a família, a escola e diferentes grupos sociais que freqüentam ao longo de seu processo desenvolvimental. Julgue os próximos itens, acerca desse tema, e à luz da teoria piagetiana.
Aos 12 anos de idade, o indivíduo está na fase do relativismo moral e já questiona os conceitos de certo e errado aprendidos na infância.
As regras morais de uma cultura são aprendidas por crianças e adolescentes em seu convívio com a família, a escola e diferentes grupos sociais que freqüentam ao longo de seu processo desenvolvimental. Julgue os próximos itens, acerca desse tema, e à luz da teoria piagetiana.
Uma criança, de 4 anos de idade, considera natural a obediência ao adulto, o que é típico do realismo moral vivenciado nessa idade.
Psicólogos do atendimento infanto-juvenil de um hospital-escola iniciaram, em um ambulatório de cuidados preventivos, um estudo para investigar a percepção e a opinião de adolescentes sobre o uso de álcool e drogas ilícitas. Acerca desse projeto, julgue os itens seguintes.
É indicado o uso de um survey para colher os dados do estudo.
Uma estudante, de 12 anos de idade, chegou ao serviço de psicologia, acompanhada pela mãe, referindo dificuldades de aprendizagem. A menina relatou, e a mãe confirmou, que erra muito ao pontuar frases e acentuar palavras, ao somar e subtrair e que não memoriza dados de história e geografia. Além disso, a menina relatou dificuldade para permanecer sentada durante uma aula inteira e a mãe queixou-se de que a filha não fazia as refeições sem se levantar da mesa pelo menos três vezes, que quebrava e perdia muitos objetos e que era desobediente. A psicóloga levantou a hipótese de que a menina pudesse ser portadora de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação hipotética apresentada, os comportamentos descritos são incompatíveis com TDAH do tipo combinado.
Uma estudante, de 12 anos de idade, chegou ao serviço de psicologia, acompanhada pela mãe, referindo dificuldades de aprendizagem. A menina relatou, e a mãe confirmou, que erra muito ao pontuar frases e acentuar palavras, ao somar e subtrair e que não memoriza dados de história e geografia. Além disso, a menina relatou dificuldade para permanecer sentada durante uma aula inteira e a mãe queixou-se de que a filha não fazia as refeições sem se levantar da mesa pelo menos três vezes, que quebrava e perdia muitos objetos e que era desobediente. A psicóloga levantou a hipótese de que a menina pudesse ser portadora de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O tipo de TDAH mais comum entre meninas é o tipo desatento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...