Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Uma questão comum entre administradores e empresários é se uma pessoa seria capaz de prever as táticas de negociação de um oponente se soubesse alguma coisa sobre ele, sobre sua personalidade. Diversos estudos sobre a relação entre personalidade e negociação indicam que não há efeitos diretos e significativos dos traços de personalidade sobre o processo de barganha nem sobre os resultados da negociação. (ROBBINS, 2002). Refletindo sobre essas ideias, conclui-se que:
Mulheres podem se penalizar indevidamente por fracassar em negociações, quando tais ações seriam de seu melhor interesse.
Pessoas com menos poder não são mais pacificadoras, usam mais táticas de confronto que de persuasão, num mecanismo compensatório.
O contexto cultural influencia em nível irrelevante a habilidade de barganha e a ênfase nas relações interpessoais.
Há culturas em que se aprecia o conflito. Isso costuma acelerar o processo de negociação.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Numa organização, comportamento defensivo (reativos ou protecionistas) busca evitar ações, culpabilidade ou mudanças. (ROBBINS, 2002). Essa afirmação significa que:
O distanciamento dos problemas e o desviar-se das incoerências de determinadas pessoas, ou o impacto do evento sobre elas, são formas de evitar ser culpado por resultados negativos de uma forma elegante, como referir-se a um paciente por sua doença, ou a um cliente pelo nome de sua empresa ou posto.
O poder é uma via de mão dupla. Grandes líderes procuram agir eticamente quando não têm influência política a ser explorada.
A prática de documentar rigorosamente as atividades para projetar uma imagem de competência e seriedade é uma forma delicada de "defender a retaguarda".
Explicações para reduzir a culpa frente a uma determinada situação é uma estratégia de não colaboração.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
O presidente de uma empresa de recrutamento de executivos, não está interessado em contratar recrutadores experientes. Ele contrata pessoas que saibam o que as deixa felizes, ou seja:
Pessoas que conhecem a si mesmas fazem coisas especiais, com paixão e intensidade.
Pessoas que fazem o que as deixa felizes têm atitudes de delegar a outrem tomada de decisão e responsabilidades por determinadas tarefas, fugindo da centralização do poder.
Pessoas de tipo controlador tratam as outras pessoas com a mesma consideração com que tratam a si mesmas.
Fazer alguma coisa simpática a alguém para conquistar a sua aprovação é comum em pessoas que conhecem bem suas potencialidades e lutam por elas.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
As organizações necessitam de pessoas comprometidas e ativas. Há, entretanto, pessoas que se sentem no direito de participar de tudo que está acontecendo ao seu redor, desejam exaurir todas as possibilidades, no caminho em direção à sua meta, não se permitindo o repouso ou ficar em paz antes de tê-la atingido. Com base nessa reflexão, é correto afirmar que:
Lideranças procuram amealhar indivíduos altamente produtivos, mesmo que isso, em longo prazo, seja fator de estresse ocupacional.
Há pessoas que se sobressaem entre seus pares menos por sua superioridade natural do que por um impulso irresistível para fugir de algo que provoca ansiedade e descontentamento.
O estabelecimento de metas, ainda que muitas vezes irrealistas, é fator primordial no gerenciamento.
Uma pessoa ativa, muitas vezes, está esticando uma tarefa para parecer sempre ocupado.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Quando em situações de crise espera-se que os gestores tenham capacidade empreendedora, para poderem sair desse tipo de situação, aliada a uma capacidade para inovar com sentido realista. Isso nos permite compreender que:
Notáveis dotes para gestão e capacidade diretiva para liderar equipes e facilitar processos de trabalho são necessários aos gerentes em situações de dificuldade nas empresas.
Pessoas que unam obstinação egocêntrica e esperança são adequadas em situação de crise.
Um líder subjetivamente interessado costuma atender às necessidades de valorização de seus colaboradores.
A necessidade de agir e vencer determina uma capacidade de liderança equilibrada.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Em se falando de assédio moral, segundo a doutrina Doutrina Jus Navigandi temos que o sentido técnico do termo não difere muito do senso comum. O assédio moral, em doutrina, também é chamado de manipulação perversa ou terrorismo psicológico, dentre os termos mais comumente empregados para sua definição. No mundo do trabalho significa: Todos aqueles atos e comportamentos provindos do patrão, gerente, superior hierárquico ou dos colegas, que traduzem uma atitude de contínua e ostensiva perseguição que possa acarretar danos relevantes às condições físicas, psíquicas e morais da vítima. (GUEDES, 2003, p. 33).
Há uma comunicação conflitual no local de trabalho entre colegas ou entre superior e subordinado. A pessoa atacada é posta na condição de debilidade, sendo agredida direta ou indiretamente por uma ou mais pessoas, de forma sistemática, geralmente por um período de tempo relativamente longo, tendo por objetivo sua exclusão do mundo do trabalho, consistindo num processo que é visto pela vítima como discriminatório.
Há situações que configurariam assédio moral, pela sua repetição ou sistematização, de forma mais concreta que as formas sutis, mas estas não costumam ser assim consideradas.
O assédio é mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, embora não predominem condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s).
No assédio moral é inusual a limitação ou proibição de qualquer inovação ou iniciativa do trabalhador, pois a empresa poderia ser prejudicada.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Dentro do ambiente das organizações percebe-se que as emoções são um fator crítico no comportamento dos funcionários. (ROBBINS, 2002)
As emoções negativas, entretanto, raramente estão associadas a desvios de comportamento.
Desvios de comportamento são atos involuntários que violam as regras estabelecidas e ameaçam a organização, seus membros ou ambos.
Apesar disso, as organizações evitam tal tipo de assunto em seus debates porque se acredita que emoções de qualquer tipo são destruidoras.
Cortes de pessoal sempre geram desvios de comportamento.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Existem evidências de que as organizações bem sucedidas colocam as pessoas em primeiro lugar. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Os executivos mais espertos perceberam que a única vantagem competitiva real são os talentos humanos.
Empresas mais bem sucedidas valorizam a diversidade cultural porque assim conseguem transferir a autoridade e a responsabilidade para os níveis hierárquicos inferiores.
As empresas que colocam as pessoas em primeiro lugar fazem-no porque empresas de política de emprego vitalício decidem pelo não abandono desta posição, visto que conseguem uma postura mais agressiva no mercado globalizado.
O investimento em treinamento é resultante de políticas de corte de pessoal quando a empresa enfrenta dificuldades.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
A estafa é um estado de desgaste psicológico que um funcionário pode experimentar após longos períodos trabalhando. Ocorre exaustão emocional e baixa motivação para trabalhar. (SPECTOR, 2006).
I - A exaustão emocional é o sentimento de cansaço e fadiga no trabalho.
II - A despersonalização é um sintoma decorrente e é o desenvolvimento de um sentimento cínico e hostil em relação aos outros, gerando tratamento brutalizado e sem cuidado com as outras pessoas no trabalho.
III - A redução da realização pessoal é outro sentimento comum, onde a pessoa considera que não está realizando nada de importante no trabalho.
Todas estão certas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
A teoria da autoeficácia afirma que a motivação e o desempenho são em parte determinados pela crença das pessoas sobre o quanto elas podem ser eficientes. (BANDURA, 1982).
O esforço empreendido é consideravelmente maior na pessoa com baixa autoeficácia.
Pessoas com grande autoeficácia consideram-se capazes de realizar as coisas e motivam-se a realizar o esforço necessário para esta realização.
A autoeficácia é invariável de uma para outra tarefa que o indivíduo empreenda.
Pessoas com elevada autoeficácia mostram-se competentes em qualquer tipo de atividade.
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