Questões de Psicologia do ano 2010

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

A pesquisa costuma ser uma atividade importante do psicólogo do trabalho e tem norteado ações organizacionais desde o advento da psicologia científica. Isso porque:

  • A.

    A maior parte das pesquisas em psicologia organizacional e do trabalho ocorre no próprio ambiente organizacional, mas muitas delas também são realizadas em ambiente de laboratório.

  • B.

    É desaconselhável utilizar a mesma localização física tanto para o estudo de campo quanto o de laboratório.

  • C.

    Empresas caracterizam-se como ambientes de laboratório, quando se estuda o comportamento do funcionário.

  • D.

    O ambiente de campo é aquele no qual o fenômeno de interesse não ocorre naturalmente.

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

Conforme Jacques (2003) existem várias abordagens teórico-metodológicas em saúde/doença mental e trabalho, como por exemplo, a teoria sobre estresse, a psicodinâmica do trabalho, a formulada com base no modelo epidemiológico e/ou diagnóstico médico e os estudos e pesquisas em subjetividade e trabalho. Essa visão do autor nos leva a compreender que:

  • A.

    A nível individual, as abordagens mais importantes relacionam-se com o estilo de vida pessoal, incluindo a dieta, atividades físicas, comportamento preventivo e controle do estresse.

  • B.

    No paradigma biológico define-se saúde como uma condição multidimensional, avaliada numa escala contínua, resultante de complexa interação de fatores hereditários, ambientais e do estilo de vida.

  • C.

    As mudanças positivas no bem-estar psicológico, segundo parâmetros sócio-históricos, devem-se à interação de mecanismos fisiológicos e psicológicos.

  • D.

    Do ponto de vista psicossocial aparecem os diversos níveis de exigências da vida em sociedade e das relações com outros seres humanos, seja a nível comunitário ou no trabalho, capazes de gerar ansiedade e estresse.

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

Dejours (1992) esclarece que a organização do trabalho pode estabelecer uma relação de dominação da vida psíquica do sujeito e da ocultação de seus desejos. Como psicopatologista do trabalho, Dejours recomenda o estudo da psicodinâmica do trabalho, com o intuito de relacionar os processos psíquicos e a realidade de trabalho vivenciada pelo sujeito.

  • A.

    Não podemos, entretanto, afirmar que existam outros níveis de exigências da vida em sociedade e das relações com outros seres humanos que sejam capazes de gerar tanta ansiedade e estresse.

  • B.

    A nível individual, os fatores mais importantes relacionam-se com o estilo de vida pessoal, incluindo a dieta, atividades físicas, comportamento preventivo e controle do estresse. A atuação nesses fatores impede o desenvolvimento das chamadas doenças ocupacionais.

  • C.

    A psicologia aponta para a influência dos aspectos (inter e intra) subjetivos e as necessidades individuais como fator determinante no desempenho e na percepção de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) de cada um.

  • D.

    Fatores hereditários são prevalecentes quando se fala do nível de qualidade de vida das pessoas.

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

O ambiente de trabalho, a estrutura corporativa e outras interações entre emprego e empregado contribuem para as respostas individuais de stress e tensão.

  • A.

    A organização acaba tendo problemas de desempenho ruim, baixa moral, alta rotatividade, absenteísmo e violência no local de trabalho em decorrência de dificuldades no ambiente de trabalho.

  • B.

    O stress pode afetar as atitudes e comportamentos de um indivíduo, mas só depois de muitos anos esses efeitos começam a ser negativos.

  • C.

    A má comunicação organizacional e o conflito interpessoal estão associados a várias manifestações de stress ocupacional, embora de pouca importância, predominando no trabalhador os conflitos familiares.

  • D.

    Stress pode ser evitado com ações médicas e psicológicas.

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

O clima organizacional é caracterizado como baixo se houver estados de desinteresses, apatia, insatisfação, depressão, inconformidade, agressividade e tumulto, sintomas importantes de stress no trabalho.

  • A.

    Mais do que um estado de espírito, o stress é a reação do indivíduo a uma adaptação e pode causar um conjunto de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais. As reações psicológicas envolvem respostas emocionais, como: ansiedade, frustração, raiva. As reações físicas incluem sintomas como dores de cabeça, problemas digestivos e doenças. Já as reações comportamentais são respostas aos fatores estressantes e inclui a utilização de substâncias, a ocorrência de acidentes e rotatividade.

  • B.

    Os psicólogos do trabalho dedicam-se a estudar os fatores de stress e a promover ações preventivas e paliativas.

  • C.

    As reações físicas devem ser um alerta para que se verifiquem os fatores que as desencadeiam, evitando-se de cair no erro de considerá-las meramente como eventos médicos.

  • D.

    O clima organizacional negativo é decorrente do stress de seus colaboradores.

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

"Clima Organizacional é uma medida da percepção que os funcionários têm sobre o grau de satisfação em relação a determinadas características do ambiente de trabalho da organização onde atuam." (KOLB, 1978, p. 82). Nesse sentido é correto afirmar que:

  • A.

    Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser neutro e proporciona relações de satisfação, de animação, de interesse e de colaboração entre os participantes.

  • B.

    O clima organizacional representa o ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado com o grau de motivação existente, sendo diretamente proporcional à atualização dos potenciais dos colaboradores.

  • C.

    Um clima organizacional baixo é eficaz como fator propiciador de aprendizagem dos colaboradores.

  • D.

    Não há relação entre clima e aprendizagem nas organizações.

Disputas de certos tipos — como uma discussão entre trabalhadores organizados e patrões, ou um conflito entre grupos comunitários — algumas vezes são resolvidos mais facilmente com a intervenção de terceiros, como, por exemplo, mediadores. Com relação a esse tema, é correto afirmar que o mediador de conflitos é

  • A.

    qualquer terceiro com poder de decidir como o conflito deve ser resolvido.

  • B.

    qualquer terceiro que serve como intermediário e que auxilia os grupos em conflito a identificar os problemas e a concordar com uma solução.

  • C.

    um membro neutro em relação às partes conflitantes que tem o objetivo de apenas ouvir as possíveis causas de discordância.

  • D.

    um agente organizacional que tem o papel de chegar a uma média ponderada dos ganhos e perdas que cada parte discordante teve ao final de um conflito.

  • E.

    um membro neutro que oferece suporte psicológico à parte que não teve seus desejos contemplados na decisão final de um conflito.

As fontes são basicamente duas: as emocionais e as substantivas. As emocionais são relacionadas, principalmente, às diferenças (culturais, de formação, de origem social etc.) de uma pessoa para outra, às expectativas que elas têm em relação aos outros e ao mundo circundante e às deficiências de comunicação entre as pessoas. Já as fontes substantivas são aquelas reais, palpáveis, como escassez de recursos, forte discrepância de posses materiais ou algumas características da estrutura organizacional. Essas informações referem-se às fontes de

  • A.

    inflação.

  • B.

    desequilíbrio psicológico.

  • C.

    suporte organizacional.

  • D.

    necessidades de treinamento.

  • E.

    conflito nas organizações.

          O Programa de Promoção do Crescimento e Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma equipe interprofissional, julgue os itens de 56 a 64.

No trabalho em equipe, há uma relação diretamente proporcional entre o grau de cooperação entre os membros e o grau de efetividade do resultado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do trabalho da equipe interprofissional, julgue os itens a seguir.

Entre as características desejáveis no trabalho interprofissional, o corporativismo aparece como primordial, pois promove prática profissional pensada e discutida com profissionais de outras áreas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...