Questões de Psicologia do ano 2010

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta, com relação a equipes interprofissionais.

  • A.

    As pesquisas com equipes interprofissionais indicam que é fácil o acordo sobre os limites do poder de influência entre os profissionais, ou mesmo sobre os limites individuais na deliberação conjunta entre os distintos especialistas.

  • B.

    Em equipes interprofissionais, a possibilidade de o profissional se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes é praticamente inexistente, já que o conflito, precursor da mudança, se torna a regra para que o trabalho se concretize.

  • C.

    O trabalho em equipes interprofissionais independe de mudança no processo de formação dos profissionais, pois a formação técnica os torna capazes de prestar atenção integral e humanizada às pessoas.

  • D.

    É comum o profissional que atua em equipes interprofissionais, tão logo inicie o trabalho, desconstruir a identidade característica de seu núcleo de especialidade, o que facilita a interação em espaços interdisciplinares.

  • E.

    O atual estágio de conhecimento sobre equipes interprofissionais permite afirmar que nenhum especialista, de modo isolado, pode assegurar uma abordagem integral dos problemas de saúde, por exemplo.

Em organizações que operam por meio de várias modalidades profissionais, a organização do processo de trabalho pode apresentar uma integração disciplinar predominantemente multi ou pluridisciplinar, o que a diferencia do processo de trabalho realizado em equipes. A respeito de equipes interprofissionais, assinale a opção correta.

  • A.

    Do ponto de vista quantitativo, o trabalho em equipe constituída de profissionais de diferentes áreas é mais produtivo que o trabalho realizado por indivíduos que trabalham isoladamente.

  • B.

    A educação interprofissional baseia-se na proposta de que profissionais aprendem juntos sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada profissão, com o objetivo de melhorar a qualidade no cuidado ao paciente.

  • C.

    No âmbito do trabalho em equipe, as competências devem ser divididas em competências exclusivas de cada profissão e competências colaborativas, estas essenciais ao trabalho em conjunto.

  • D.

    Nos ambientes em que atuam equipes interprofissionais, falhas ou erros não são utilizados para a defesa de interesses particulares, como, por exemplo, a luta política entre profissões.

  • E.

    O corporativismo é uma das características essenciais ao trabalho interprofissional, pois promove a coesão profissional em torno de práticas socialmente estabelecidas.

Diante dos conflitos cotidianos, é necessário que a escola desenvolva ações preventivas e curativas, no intuito de tornar as relações e o ambiente escolar harmoniosos, por meio da prática do diálogo e da mediação de conflitos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A mediação é definida como um processo adversarial, confidencial e voluntário, no qual um terceiro parcial facilita a negociação entre duas ou mais partes, propondo um acordo mutuamente aceitável, que poderá ser um dos desenlaces possíveis.

  • B.

    A ideia de mediação de conflitos como método formal para resolver ou solucionar controvérsias difundiu-se a partir da década de 60 do século XX, como a intervenção de uma terceira pessoa para ajudar na negociação de interesses.

  • C.

    O método de mediação é exclusivo da área de Direito, já que, junto com a arbitragem e a conciliação, ele se tornou uma forma de resolver impasses, em que os envolvidos chegam a um acordo mútuo que satisfaça às suas necessidades.

  • D.

    A proposta de mediação apresenta-se à escola como a única alternativa democrática para prevenir situações em torno dos diversos tipos de violência.

  • E.

    No Brasil, existe uma legislação que regula a prática da mediação na escola. Essa lei contribui para a convivência mais saudável, a construção da cidadania e o enfrentamento da violência escolar.

Para que o processo de mediação ocorra sem grandes oscilações, algumas normas devem ser estabelecidas, como: intimidade, confidencialidade, liberdade de expressão, compromisso com o diálogo e imparcialidade. Assinale a alternativa que apresenta esclarecimento correto a respeito de uma dessas normas.

  • A.

    Intimidade: o mediador compromete-se, diante das pessoas às quais presta ajuda, a guardar sigilo sobre o conteúdo das conversações.

  • B.

    Confidencialidade: os protagonistas do conflito não serão forçados a falar mais do que considerarem parte de sua intimidade.

  • C.

    Liberdade de expressão: os protagonistas comprometem-se a expressar-se com liberdade, mas assumindo que, nos diálogos, estão proibidos os insultos e os ataques verbais, físicos ou psicológicos.

  • D.

    Compromisso de diálogo: o mediador compromete-se a não tomar partido de nenhuma das partes em conflito.

  • E.

    Imparcialidade: os protagonistas devem comprometer-se a falar de suas dificuldades e conflitos nas sessões de trabalho.

Acerca dos programas de prevenção à violência na infância, julgue os itens que se seguem.

Os programas dedicados aos primeiros anos de vida da criança devem contemplar o apoio à família e respeitar um modelo uniforme, assegurando, para toda criança, independentemente do local onde vive, as condições para seu desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cláudia procurou o serviço de saúde do órgão público em que trabalha, com queixas de náuseas constantes, insônia e sono agitado com pesadelos, dores de cabeça e no peito, além de muita impaciência e irritabilidade. O médico que a atendeu constatou pressão arterial elevada, assumiu seu tratamento, marcou retorno e a encaminhou para o serviço de psicologia com um relatório e pedido de parecer psicológico. O psicólogo identificou sintomas de depressão e ansiedade e colheu relatos de abuso psicológico frequentes por parte do marido, com 10 ou 12 episódios de agressão física ocorridos ao longo de cinco anos de casamento. O tratamento psicoterápico foi iniciado de imediato e os dois profissionais mantiveram discussões periódicas sobre o caso durante o período em que ambos assistiram essa paciente, tomando decisões conjuntas.

Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

As queixas apresentadas pela paciente são típicas de mulheres que vivem em situação de violência doméstica, em que a relação e o contexto familiar se tornam estímulos condicionados sinalizadores de abuso iminente, com efeitos sobre a saúde física da vítima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na perspectiva do conceito de inclusão marginal, quanto à função do psicólogo junto aos adolescentes em conflito com a lei, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A diversidade de necessidades, de conflitos e de sofrimentos da condição de inclusão marginal não exige uma intervenção multidisciplinar no atendimento psicológico.

  • B.

    Cabe ao psicólogo promover espaços de revalorização da autoestima para que o adolescente possa descobrir novos referenciais e modelos identitários, rumo a um projeto de vida com perspectivas de uma inserção cidadã.

  • C.

    Nos casos de adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas, torna-se impossível a aplicação do conceito de inclusão marginal, pois estar-se-ia justificando este grave delito.

  • D.

    O contexto da justiça é impeditivo de uma perspectiva sistêmica sobre a medida socioeducativa que considera, ao mesmo tempo, a ordem social e as necessidades éticas e afetivas, singulares e legítimas de cada um dos sujeitos implicados.

  • E.

    O código de ética do psicólogo estaria sendo infringido se ele avaliasse os aspectos sociais da questão, devendo cumprir sua função estrita de elaboração de laudo pericial psicológico que assessore o magistrado na definição da sentença jurídica.

Texto V, para responder às questões 39 e 40.

Ainda explorando o texto V, assinale a alternativa correta, considerando a natureza e as possibilidades da intervenção junto à família, no contexto do atendimento psicossocial do adolescente.

  • A.

    O plano individualizado de atendimento (PIA) deveria conter estratégias da equipe multidisciplinar para o resgate da convivência familiar do adolescente, fortalecendo o potencial dos vínculos afetivos preservados com sua mãe e com sua irmã.

  • B.

    A orientação familiar não faz parte do atendimento psicossocial na medida de internação, sendo priorizado o processo de autonomia do adolescente. Para tanto, nem as visitas devem ser estimuladas.

  • C.

    Além da mãe e da irmã, Jonilson tem dois irmãos casados. No entanto, pelo fato de estes não residirem mais na mesma casa, deixaram de constituir a rede primária do adolescente, não cabendo ser incluídos no atendimento.

  • D.

    A irmã de Jonilson, sendo menor de idade, em nada pode ajudar. Não deve ser mobilizada, tampouco incluída no atendimento.

  • E.

    A intervenção junto à família é importante, mas foge às atribuições da medida de privação de liberdade, cabendo apenas ao CRAS e CREAS da cidade de origem do adolescente tomar esta iniciativa.

Considerando que a intervenção do psicólogo junto a adolescentes, em cumprimento de medida socioeducativa, não pode prescindir de uma contextualização da questão em sua dimensão política, social e ética, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A intervenção do psicólogo insere-se em uma incursão para reconhecer e compreender o sofrimento do adolescente, promovendo contextos de possibilidades para sua legitimação e ressignificação.

  • B.

    Concerne ao psicólogo, antes de tudo, o resgate do adolescente em conflito com a lei encarado como um sujeito com voz e vez diante da cena na qual situa sua atual condição de vida, e, portanto, alvo de uma intervenção judicial.

  • C.

    A intervenção psicológica na justiça implica o reconhecimento de um sujeito que porta uma demanda que cabe decodificar e compreender.

  • D.

    O propósito do psicólogo é o resgate do sujeito adolescente que sofre de algo que só com ele pode-se conhecer.

  • E.

    O psicólogo, no contexto da justiça, fica impedido de atender a demandas clínicas do sujeito, devendo seguir a rigor sua função primordial de assessorar o juiz na definição da sentença.

A respeito do trabalho multidisciplinar para a responsabilização do adolescente, seguindo as diretrizes do SINASE quanto à medida socioeducativa, julgue os itens que se seguem.

I A responsabilização da criança pelos seus atos é consequência inerente do processo de desenvolvimento, e não resulta apenas da aplicação de sanções.

II A introjeção das normas, dos limites e do respeito ao outro é fundamental no processo de socialização. Não se trata de colocar em questão se a criança e o adolescente devem, ou não, responsabilizar-se por seus atos, mas de investigar acerca de quais são as experiências ou as condições necessárias para o processo da interdição ao interdito.

III A apenação de crianças e adolescentes e a consequente condição criminal atingem profundamente a construção identitária desses sujeitos. Além dos aspectos jurídicos assistenciais, cabe considerar a vulnerabilidade do adolescente às expectativas sociais a seu respeito, caracterizando-se a delinquência juvenil como temática multidisciplinar.

IV Medidas sancionatórias são favoráveis ao processo de responsabilização do adolescente pelos seus atos infracionais, independentemente da forma como são aplicadas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...