Questões de Psicologia do ano 2010

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A metodologia de projetos envolve união entre teoria e prática, adaptada à realidade social. Para que isso ocorra, é necessária uma capacitação profissional continuada, que deve se pautar

  • A.

    na obediência do regimento escolar, tolhendo-se a autonomia das pessoas envolvidas.

  • B.

    no cumprimento exclusivo de metas e objetivos definidos pelos gestores.

  • C.

    na prática exclusiva da atividade profissional, sem a articulação com a gestão pedagógica, a área de saúde, o corpo técnico, os pais, os alunos e a comunidade.

  • D.

    no ensino do conteúdo pragmático, desconsiderando-se a realidade dos alunos.

  • E.

    na formação acadêmica, na qualidade das instituições de ensino e nos recursos para a execução dos projetos

Nos últimos tempos, no Brasil e no exterior, tornou-se frequente a veiculação na mídia de matérias referentes a casos de agressões sofridas por professores e alunos dentro de sala. Com relação à prevenção desse tipo de atitude na escola, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O psicólogo deve punir com suspensão/expulsão professores e alunos que atuam dessa forma.

  • B.

    A atitude do professor, em alguns casos, é justificada, pois ele precisa ser respeitado e reconhecido como a figura de autoridade em sala de aula.

  • C.

    O psicólogo atuará analisando o contexto histórico na relação professor-aluno.

  • D.

    O psicólogo deve utilizar práticas psicológicas como instrumentos de castigo.

  • E.

    A conivência do psicólogo com esse tipo de prática justifica-se, uma vez que a palavra muitas vezes é ineficiente no exercício da profissão.

No texto III, não é especificado um procedimento a ser adotado pelo psicólogo. Porém, em qualquer atendimento, o profissional deve levar em consideração o seguinte objetivo:

  • A.

    dar escuta aos diversos envolvidos no caso e também à criança.

  • B.

    focar seu atendimento nos pais e nos professores, deixando a criança para outro momento.

  • C.

    encaminhar a criança para diversos profissionais, em busca de distintos diagnósticos.

  • D.

    deixar a escola de lado e centrar-se na escuta da criança.

  • E.

    orientar a mudança de escola como tentativa de cura para a queixa apresentada.

Para atender à postura recomendada no texto III, é necessário que o psicólogo

  • A.

    encaminhe seus pacientes à equipe multidisciplinar, com o intuito de obter várias possibilidades de diagnóstico e de ações efetivas.

  • B.

    considere as necessidades de cada caso, propondo um setting e uma metodologia de trabalho específicos para cada dinâmica e singularidade que se apresente.

  • C.

    tenha formação em Pedagogia, em virtude da especificidade do ambiente escolar, facilitando, assim, sua prática diagnóstica.

  • D.

    possua conhecimento razoável de Psiquiatria e de áreas afins ao diagnóstico, para que ele proporcione um setting multidisciplinar em sua prática.

  • E.

    utilize abordagem teórica consistente, em uma tentativa de generalizar seus casos e obter indicações próprias às patologias que se apresentem.

Há uma tendência a se medicalizar e a se patologizar o fracasso escolar. Para esse tipo de abordagem, as dificuldades de aprendizagem e os problemas de comportamento do aluno decorrem

  • A.

    do sistema escolar público, que não oferece um local ideal para a formação das crianças.

  • B.

    da convivência familiar e de sua influência no sistema educacional brasileiro.

  • C.

    de conflitos vividos internamente pela criança, como consequência, por exemplo, da pobreza, da desestrutura familiar e(ou) da carência afetiva.

  • D.

    de conflitos da criança com seus professores que desvinculam o processo de ensino de seu público-alvo, desconsiderando as potencialidades da criança.

  • E.

    dos poucos investimentos em educação e em políticas públicas de atendimento psicoterápico para escolas e hospitais.

Em casos de queixas escolares, uma abordagem que leve em consideração a natureza escolar da queixa prioriza, além da escuta da criança e de sua família,

  • A.

    o diagnóstico e a medicalização por parte da psiquiatria.

  • B.

    a execução de psicodiagnóstico e psicoterapia com familiares.

  • C.

    o encaminhamento da criança a escolas de reforço.

  • D.

    o contato com professores e coordenadores pedagógicos.

  • E.

    a indicação de terapias alternativas para a criança e sua família.

O papel do psicólogo escolar na ultima década tem sido revisado. Assinale a alternativa que aponta mudanças para esse papel.

  • A.

    Reforçar o modelo maniqueísta.

  • B.

    Naturalizar o instituído.

  • C.

    Permitir uma relação possível entre professor-aluno.

  • D.

    Legitimar uma posição social de curar e educar.

  • E.

    Regular e normatizar comportamentos.

As experiências individuais ou as partilhadas pela cultura e por novas descobertas e informações da ciência são exemplos de construção de conceitos cotidianos e científicos, que encontram um espaço comum de articulação na escola. Assinale a alternativa que não remete a essa afirmação.

  • A.

    Sentimentos vivenciados

  • B.

    Desintegração das diversas áreas do conhecimento

  • C.

    Habilidades estimuladas

  • D.

    Relação ação-reflexão

  • E.

    Reações emocionais

As possibilidades de mudança nas ações pedagógicas devem ocorrer nas transformações realizadas nas concepções de desenvolvimento e de aprendizagem. Assinale a alternativa que deve ser considerada nessa transformação.

  • A.

    Adequar as situações didáticas às diferentes realidades apresentadas.

  • B.

    Os alunos aprendem da mesma forma.

  • C.

    Somos controlados a partir do que aprendemos.

  • D.

    As pessoas amadurecem na mesma fase da vida.

  • E.

    Só aprendemos quando acertamos.

Assinale a alternativa que estimula o desenvolvimento do sujeito no processo ensino aprendizagem.

  • A.

    Exigir um padrão no desempenho da tarefa solicitada.

  • B.

    Disciplinar comportamentos.

  • C.

    Determinar rapidez na explicitação dos trabalhos.

  • D.

    Demonstrar o poder do docente no processo de ensinar e aprender.

  • E.

    Construir coletivamente novas expressões do que é aprendido.

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