Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A metodologia de projetos envolve união entre teoria e prática, adaptada à realidade social. Para que isso ocorra, é necessária uma capacitação profissional continuada, que deve se pautar
na obediência do regimento escolar, tolhendo-se a autonomia das pessoas envolvidas.
no cumprimento exclusivo de metas e objetivos definidos pelos gestores.
na prática exclusiva da atividade profissional, sem a articulação com a gestão pedagógica, a área de saúde, o corpo técnico, os pais, os alunos e a comunidade.
no ensino do conteúdo pragmático, desconsiderando-se a realidade dos alunos.
na formação acadêmica, na qualidade das instituições de ensino e nos recursos para a execução dos projetos
Nos últimos tempos, no Brasil e no exterior, tornou-se frequente a veiculação na mídia de matérias referentes a casos de agressões sofridas por professores e alunos dentro de sala. Com relação à prevenção desse tipo de atitude na escola, assinale a alternativa correta.
O psicólogo deve punir com suspensão/expulsão professores e alunos que atuam dessa forma.
A atitude do professor, em alguns casos, é justificada, pois ele precisa ser respeitado e reconhecido como a figura de autoridade em sala de aula.
O psicólogo atuará analisando o contexto histórico na relação professor-aluno.
O psicólogo deve utilizar práticas psicológicas como instrumentos de castigo.
A conivência do psicólogo com esse tipo de prática justifica-se, uma vez que a palavra muitas vezes é ineficiente no exercício da profissão.
No texto III, não é especificado um procedimento a ser adotado pelo psicólogo. Porém, em qualquer atendimento, o profissional deve levar em consideração o seguinte objetivo:
dar escuta aos diversos envolvidos no caso e também à criança.
focar seu atendimento nos pais e nos professores, deixando a criança para outro momento.
encaminhar a criança para diversos profissionais, em busca de distintos diagnósticos.
deixar a escola de lado e centrar-se na escuta da criança.
orientar a mudança de escola como tentativa de cura para a queixa apresentada.
Para atender à postura recomendada no texto III, é necessário que o psicólogo
encaminhe seus pacientes à equipe multidisciplinar, com o intuito de obter várias possibilidades de diagnóstico e de ações efetivas.
considere as necessidades de cada caso, propondo um setting e uma metodologia de trabalho específicos para cada dinâmica e singularidade que se apresente.
tenha formação em Pedagogia, em virtude da especificidade do ambiente escolar, facilitando, assim, sua prática diagnóstica.
possua conhecimento razoável de Psiquiatria e de áreas afins ao diagnóstico, para que ele proporcione um setting multidisciplinar em sua prática.
utilize abordagem teórica consistente, em uma tentativa de generalizar seus casos e obter indicações próprias às patologias que se apresentem.
Há uma tendência a se medicalizar e a se patologizar o fracasso escolar. Para esse tipo de abordagem, as dificuldades de aprendizagem e os problemas de comportamento do aluno decorrem
do sistema escolar público, que não oferece um local ideal para a formação das crianças.
da convivência familiar e de sua influência no sistema educacional brasileiro.
de conflitos vividos internamente pela criança, como consequência, por exemplo, da pobreza, da desestrutura familiar e(ou) da carência afetiva.
de conflitos da criança com seus professores que desvinculam o processo de ensino de seu público-alvo, desconsiderando as potencialidades da criança.
dos poucos investimentos em educação e em políticas públicas de atendimento psicoterápico para escolas e hospitais.
Em casos de queixas escolares, uma abordagem que leve em consideração a natureza escolar da queixa prioriza, além da escuta da criança e de sua família,
o diagnóstico e a medicalização por parte da psiquiatria.
a execução de psicodiagnóstico e psicoterapia com familiares.
o encaminhamento da criança a escolas de reforço.
o contato com professores e coordenadores pedagógicos.
a indicação de terapias alternativas para a criança e sua família.
O papel do psicólogo escolar na ultima década tem sido revisado. Assinale a alternativa que aponta mudanças para esse papel.
Reforçar o modelo maniqueísta.
Naturalizar o instituído.
Permitir uma relação possível entre professor-aluno.
Legitimar uma posição social de curar e educar.
Regular e normatizar comportamentos.
As experiências individuais ou as partilhadas pela cultura e por novas descobertas e informações da ciência são exemplos de construção de conceitos cotidianos e científicos, que encontram um espaço comum de articulação na escola. Assinale a alternativa que não remete a essa afirmação.
Sentimentos vivenciados
Desintegração das diversas áreas do conhecimento
Habilidades estimuladas
Relação ação-reflexão
Reações emocionais
As possibilidades de mudança nas ações pedagógicas devem ocorrer nas transformações realizadas nas concepções de desenvolvimento e de aprendizagem. Assinale a alternativa que deve ser considerada nessa transformação.
Adequar as situações didáticas às diferentes realidades apresentadas.
Os alunos aprendem da mesma forma.
Somos controlados a partir do que aprendemos.
As pessoas amadurecem na mesma fase da vida.
Só aprendemos quando acertamos.
Assinale a alternativa que estimula o desenvolvimento do sujeito no processo ensino aprendizagem.
Exigir um padrão no desempenho da tarefa solicitada.
Disciplinar comportamentos.
Determinar rapidez na explicitação dos trabalhos.
Demonstrar o poder do docente no processo de ensinar e aprender.
Construir coletivamente novas expressões do que é aprendido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...