Questões de Psicologia do ano 2010

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Acerca de prevenção de recaídas, quando o paciente está sendo preparado para o encerramento do processo terapêutico planejado, assinale a opção correta.

  • A.

    O paciente deve ser orientado a retornar ao processo terapêutico imediatamente, caso sinta tristeza, angústia ou frustração, mesmo em grau muito pequeno.

  • B.

    As sessões na fase final de tratamento precisam manter a mesma periodicidade observada ao longo de todo o processo terapêutico.

  • C.

    O progresso obtido pelo paciente deve ser enfatizado como resultado da intervenção do psicólogo e da sua abordagem teórica.

  • D.

    Possíveis problemas e situações difíceis devem ser antecipados e soluções propostas pelo paciente devem ser avaliadas e discutidas nas sessões.

  • E.

    A técnica de role playing, na terapia cognitiva, pode ser usada nesse momento para ensinar ao paciente o conceito de pensamento disfuncional.

Com relação à intervenção psicológica junto a pacientes portadores de doenças cardiovasculares, assinale a opção correta.

  • A.

    Para uma pessoa com doença cardiovascular, também portadora de depressão maior e de ansiedade social, o tratamento da ansiedade social é prioritário ao tratamento da depressão, considerando o maior impacto desse transtorno sobre a fisiologia cardiovascular.

  • B.

    Estudos associam fatores psicológicos crônicos e agudos ao maior risco para o surgimento de doenças cardíacas e suas manifestações, como enfarto do miocárdio, o que torna a intervenção psicológica importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento dessas doenças.

  • C.

    Fadiga, depressão reativa e alta irritabilidade são os causadores primários de doenças cardiovasculares porque desencadeiam respostas fisiológicas capazes de gerar catecolaminas nocivas ao sistema circulatório.

  • D.

    Para um paciente com padrão comportamental do tipo A e saudável do ponto de vista cardiológico, a intervenção psicológica comportamental preventiva deve ser conduzida sem menção ao risco cardíaco, porque essa simples menção pode aumentar a ansiedade do paciente a níveis prejudiciais.

  • E.

    No tratamento de pacientes hipertensos, com alto nível de exigência, competitividade e ambição, o psicólogo deve ter como objetivo a mudança das condições ambientais do paciente para que ele seja protegido de variáveis situacionais desencadeadoras dessas respostas nocivas à sua saúde.

Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.

O centro da atividade escolar na pedagogia libertadora não é o professor, nem os conteúdos disciplinares, e sim o aluno, e o mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem, com o lema aprender a aprender.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.

A pedagogia por condicionamento, inspirada nas teorias behavioristas, enfatiza a necessidade de exercícios repetidos para garantir a memorização dos conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.

Na pedagogia renovada, o aluno é ativo e tem a oportunidade criticar os conteúdos dos programas, obtendo alta eficiência da aprendizagem de dados e processos, ao passo que o tipo dos reforços é determinado pelo programador do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.

A pedagogia tradicional promove no aluno o hábito de tomar notas e memorizar, o profundo respeito pelas fontes de informação, seja o professor ou os textos e, a preferência pela especulação teórica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que caracteriza o processo de educação segundo Paulo Freire.

  • A.

    Ocorre de uma forma passiva e acrítica.

  • B.

    É estabelecido com conteúdos prontos e imutáveis.

  • C.

    Aponta para uma educação problematizadora, libertadora em uma relação dialógica mediatizada pelo mundo.

  • D.

    Pauta-se no saber teórico desconectado da realidade concreta em que os alunos vivem.

  • E.

    Dissocia os contextos da escola, com relação à vida e à sociedade.

Assinale a alternativa que apresenta apenas característica(s) adequada(s) às práticas de formação continuada.

  • A.

    Foco nas teorias, com exclusão das experiências empíricas.

  • B.

    Descarte das pesquisas, pois são demoradas, e cabe ao professor cumprir tarefas.

  • C.

    Rejeição de mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento, já que confundem e dificultam o processo de aprendizagem.

  • D.

    Adesão à teoria de que a formação termina na universidade, que fornece conceitos e ideias, a matéria-prima para o desempenho da atividade profissional.

  • E.

    Combate à fragmentação do conhecimento, na busca da interdisciplinaridade, no domínio, na valorização e no uso dos novos recursos tecnológicos de acesso ao conhecimento.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a função dos psicólogos escolares.

  • A.

    Focar a sua ação apenas nas necessidades da criança e da escola.

  • B.

    Desenvolver o seu trabalho em conjunto com os educadores, de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando.

  • C.

    Centrar exclusivamente o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e nas necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem.

  • D.

    Atuar em questões que foquem a saúde do aluno, deixando as questões educacionais para os docentes.

  • E.

    Descartar a participação de professores, técnicos e equipes de apoio, para garantir o sigilo de sua ação.

Assinale a alternativa que apresenta apenas características de um planejamento de ensino adequado.

  • A.

    Considerar estritamente questões objetivas em que o processo de ensino ocorrerá; avaliar métodos e técnicas globais, sem individualidades.

  • B.

    Planejar, descartar atitudes científicas do fazer didático-pedagógico; considerar apenas questões objetivas relacionadas ao processo de ensino.

  • C.

    Decidir, prever, selecionar, escolher, redimensionar, refletir sobre o processo, antes, durante e depois da ação concluída.

  • D.

    Avaliar métodos e técnicas de forma global, desconsiderando as individualidades; redimensionar o processo após a conclusão das ações.

  • E.

    Não arriscar a trabalhar de diferentes formas, percorrendo trajetos já conhecidos em sala de aula; prever as ações.

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