Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de prevenção de recaídas, quando o paciente está sendo preparado para o encerramento do processo terapêutico planejado, assinale a opção correta.
O paciente deve ser orientado a retornar ao processo terapêutico imediatamente, caso sinta tristeza, angústia ou frustração, mesmo em grau muito pequeno.
As sessões na fase final de tratamento precisam manter a mesma periodicidade observada ao longo de todo o processo terapêutico.
O progresso obtido pelo paciente deve ser enfatizado como resultado da intervenção do psicólogo e da sua abordagem teórica.
Possíveis problemas e situações difíceis devem ser antecipados e soluções propostas pelo paciente devem ser avaliadas e discutidas nas sessões.
A técnica de role playing, na terapia cognitiva, pode ser usada nesse momento para ensinar ao paciente o conceito de pensamento disfuncional.
Com relação à intervenção psicológica junto a pacientes portadores de doenças cardiovasculares, assinale a opção correta.
Para uma pessoa com doença cardiovascular, também portadora de depressão maior e de ansiedade social, o tratamento da ansiedade social é prioritário ao tratamento da depressão, considerando o maior impacto desse transtorno sobre a fisiologia cardiovascular.
Estudos associam fatores psicológicos crônicos e agudos ao maior risco para o surgimento de doenças cardíacas e suas manifestações, como enfarto do miocárdio, o que torna a intervenção psicológica importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento dessas doenças.
Fadiga, depressão reativa e alta irritabilidade são os causadores primários de doenças cardiovasculares porque desencadeiam respostas fisiológicas capazes de gerar catecolaminas nocivas ao sistema circulatório.
Para um paciente com padrão comportamental do tipo A e saudável do ponto de vista cardiológico, a intervenção psicológica comportamental preventiva deve ser conduzida sem menção ao risco cardíaco, porque essa simples menção pode aumentar a ansiedade do paciente a níveis prejudiciais.
No tratamento de pacientes hipertensos, com alto nível de exigência, competitividade e ambição, o psicólogo deve ter como objetivo a mudança das condições ambientais do paciente para que ele seja protegido de variáveis situacionais desencadeadoras dessas respostas nocivas à sua saúde.
Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.
O centro da atividade escolar na pedagogia libertadora não é o professor, nem os conteúdos disciplinares, e sim o aluno, e o mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem, com o lema aprender a aprender.
Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.
A pedagogia por condicionamento, inspirada nas teorias behavioristas, enfatiza a necessidade de exercícios repetidos para garantir a memorização dos conteúdos.
Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.
Na pedagogia renovada, o aluno é ativo e tem a oportunidade criticar os conteúdos dos programas, obtendo alta eficiência da aprendizagem de dados e processos, ao passo que o tipo dos reforços é determinado pelo programador do sistema.
Julgue os itens a seguir a respeito das pedagogias que fundamentam as metodologias de ensino.
A pedagogia tradicional promove no aluno o hábito de tomar notas e memorizar, o profundo respeito pelas fontes de informação, seja o professor ou os textos e, a preferência pela especulação teórica.
Assinale a alternativa que caracteriza o processo de educação segundo Paulo Freire.
Ocorre de uma forma passiva e acrítica.
É estabelecido com conteúdos prontos e imutáveis.
Aponta para uma educação problematizadora, libertadora em uma relação dialógica mediatizada pelo mundo.
Pauta-se no saber teórico desconectado da realidade concreta em que os alunos vivem.
Dissocia os contextos da escola, com relação à vida e à sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta apenas característica(s) adequada(s) às práticas de formação continuada.
Foco nas teorias, com exclusão das experiências empíricas.
Descarte das pesquisas, pois são demoradas, e cabe ao professor cumprir tarefas.
Rejeição de mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento, já que confundem e dificultam o processo de aprendizagem.
Adesão à teoria de que a formação termina na universidade, que fornece conceitos e ideias, a matéria-prima para o desempenho da atividade profissional.
Combate à fragmentação do conhecimento, na busca da interdisciplinaridade, no domínio, na valorização e no uso dos novos recursos tecnológicos de acesso ao conhecimento.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a função dos psicólogos escolares.
Focar a sua ação apenas nas necessidades da criança e da escola.
Desenvolver o seu trabalho em conjunto com os educadores, de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando.
Centrar exclusivamente o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e nas necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem.
Atuar em questões que foquem a saúde do aluno, deixando as questões educacionais para os docentes.
Descartar a participação de professores, técnicos e equipes de apoio, para garantir o sigilo de sua ação.
Assinale a alternativa que apresenta apenas características de um planejamento de ensino adequado.
Considerar estritamente questões objetivas em que o processo de ensino ocorrerá; avaliar métodos e técnicas globais, sem individualidades.
Planejar, descartar atitudes científicas do fazer didático-pedagógico; considerar apenas questões objetivas relacionadas ao processo de ensino.
Decidir, prever, selecionar, escolher, redimensionar, refletir sobre o processo, antes, durante e depois da ação concluída.
Avaliar métodos e técnicas de forma global, desconsiderando as individualidades; redimensionar o processo após a conclusão das ações.
Não arriscar a trabalhar de diferentes formas, percorrendo trajetos já conhecidos em sala de aula; prever as ações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...