Questões de Psicologia do ano 2012

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Considere-se a situação descrita abaixo.

Um aluno é preso no campus de uma universidade federal portando drogas, e o fato dispara uma série de protestos do corpo discente. Para encontrar uma solução para a crise subsequente, é formado um grupo composto de representantes da polícia, alunos, representantes da reitoria e familiares do aluno infrator.

Como é classificado o grupo em questão, de acordo com a teorização proposta pela psicologia dos grupos?

  • A. Grupo primário
  • B. Grupo de tarefa
  • C. Grupo de comando
  • D. Grupo de interesse
  • E. Grupo informal temporário

Clima organizacional é um conceito que, dentre outras variáveis, descreve a(s)

  • A. maneira como a fundação da organização determinou seus valores e sua visão.
  • B. importância dos ritos utilizados pela organização no acolhimento de seus colaboradores.
  • C. percepção que os colaboradores têm e a avaliação que fazem das práticas e dos procedimentos adotados na organização.
  • D. justificativa histórica para os esquemas de reforçamento adotados pela organização e as explicações para os comportamentos adequados.
  • E. estratégias da organização para articular sua visão ao contexto social em que a organização se insere.

Considerem-se as seguintes características de um líder: Possui a visão (meta idealizada) de um porvir melhor; é disposto a correr riscos pessoais; faz avaliações realistas das limitações ambientais e dos recursos necessários à mudança; é consciente quanto às necessidades dos liderados; se comporta de forma não convencional.

De acordo com a literatura sobre o tema, que tipo de líder é descrito acima?

  • A. Transicional
  • B. Carismático
  • C. Transformacional
  • D. Autoritário
  • E. Laissez-faire

Existem diferentes fontes de onde pode emanar o poder de uma pessoa.

Como é chamado o poder exercido por um ator de televisão que, através de seu endosso leigo, influencia a escolha de uma determinada marca de produtos?

  • A. Poder legítimo
  • B. Poder de talento
  • C. Poder de informação
  • D. Poder de referência
  • E. Poder de recompensa

A introdução de recompensas externas, como pagamento, para trabalhos gratificantes por seu conteúdo tende a reduzir a motivação.

  • A. é mais eficiente que a tomada de decisão individual.
  • B. é menos indicada que a tomada de decisão individual quando se precisa da aceitação de cada uma das pessoas do grupo em relação à decisão escolhida.
  • C. é menos indicada que a tomada de decisão individual porque um grupo não tem como superar o desempenho do seu membro mais competente.
  • D. é mais indicada que a decisão individual quando é preciso gerar conhecimentos mais completos.
  • E. é mais indicada que a decisão individual quando é preciso estabelecer responsabilidades claras.

As conclusões da teoria motivacional da avaliação cognitiva devem ser descritas da seguinte forma:

  • A. Mais importante que as características das recompensas disponíveis ao trabalhador é a percepção da justiça na distribuição dessas recompensas.
  • B. A especificidade dos objetivos e a possibilidade de receber retorno (feedback) são situações que melhoram o desempenho.
  • C. Para que o pagamento e outras recompensas externas funcionem como motivadores eficazes, devem ser contingentes ao desempenho do grupo.
  • D. Para que o pagamento e outras recompensas externas funcionem como motivadores eficazes, devem ser contingentes ao desempenho do indivíduo.
  • E. A introdução de recompensas externas, como pagamento, para trabalhos gratificantes por seu conteúdo tende a reduzir a motivação.

De acordo com a teoria das necessidades de McClelland, uma pessoa com grande necessidade de realização

  • A. busca situações em que o trabalho é feito em equipe, com possibilidades de interação social e troca profissional.
  • B. tem seu melhor desempenho em situações moderadamente desafiadoras, nem muito controladas, nem difíceis demais.
  • C. favorece situações em que consegue influenciar, impactar ou controlar outras pessoas.
  • D. busca situações competitivas, tendendo a procurar mais o reconhecimento e o status que o desempenho eficaz.
  • E. é melhor em posições de gerência do que pessoas caracterizadas pelas outras necessidades que a teoria especifica.

Na estrutura de qualquer grupo, há posições sociais distintas percebidas e atribuídas a seus membros, definidas como diferenças de status.

A psicologia dos grupos sustenta que

  • A. as pessoas com mais status tendem a ser menos assertivas.
  • B. as pessoas com mais status tendem a ter mais conformidade.
  • C. a percepção da justiça do status é mais importante que sua equidade para o funcionamento grupal equilibrado.
  • D. o status é determinado pelo poder que cada membro acumula, sendo, portanto, equivalente ao poder legítimo.
  • E. num grupo ocupado em tomar decisões uma grande diferença no status dos membros favorece a criatividade.

Há teorias sobre a liderança que buscam associar a eficácia do líder à situação em que se encontra.

Dentre tais teorias, a da Meta e do Caminho de Robert House sustenta que o(a)

  • A. líder estabelece relações distintas com seus liderados, alocando-os em um grupo “de dentro” e um “de fora” e favorece e investe mais no grupo de dentro, a quem direciona informações e recursos.
  • B. líder é flexível, podendo ser diretivo, apoiador, orientado para a conquista ou participativo, e executa a tarefa de ajudar os subordinados a atingir metas pessoais que sejam compatíveis com o que a organização almeja.
  • C. compartilhamento da decisão com os liderados pode variar em cinco graus distintos, da decisão solitária ao compartilhamento total do problema e da decisão, e isso é determinado pela situação em que o líder se encontra, envolvendo sete contingências elencadas em uma árvore decisória.
  • D. eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona.
  • E. liderança bem-sucedida é alcançada pela escolha do estilo adequado, que é contingente ao nível de habilidade e disposição dos liderados.

Sobre o conceito de cultura organizacional e os conceitos correlatos ao tema, uma cultura

  • A. forte demanda regras e regulamentos rigorosos e bem claros para orientar o comportamento dos funcionários.
  • B. forte gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional, diminuindo a rotatividade da força de trabalho.
  • C. forte não deixa espaços para subculturas, especialmente em organizações de grande porte.
  • D. fraca é uma dificuldade para uma organização que precisa modificar-se, sendo, nesse caso, preferível uma cultura forte.
  • E. organizacional se sobrepõe à cultura nacional, influenciando seus funcionários de forma mais sensível.
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