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São desvantagens do recrutamento interno, que ele:
afetar negativamente a motivação dos colaboradores que não forem aproveitados e ser mais custoso.
manter quase inalterado o atual patrimônio humano da organização e facilitar o conservantismo.
reduzir a fidelidade dos colaboradores que não forem aproveitados e ser mais custoso.
possuir custo operacional elevado e reduzir os índices de favorabilidade nas pesquisas de clima.
possuir baixa aceitação dos colaboradores da empresa para com o colega que pode assumir um trabalho que ainda não domina completamente e ter custo elevado.
Uma entrevista de desligamento deve buscar informações sobre os seguintes aspectos: motivo que determinou o desligamento; opinião do funcionário a respeito da empresa, do seu gestor e dos colegas; opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho; opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso; opinião a respeito do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas e opinião a respeito
das oportunidades existentes no mercado de trabalho.
da missão da empresa.
dos valores corporativos.
das competências exigidas a serem praticadas pelo mercado em sua atual função.
do entrevistador que realizou a entrevista de desligamento.
A programação de um treinamento deve levar em consideração: quem; como; em que; onde e quando treinar. No processo de treinamento, a decisão quanto à estratégia a ser adotada deve ser trabalhada na etapa de
aplicação do treinamento.
levantamento de necessidades de treinamento.
diagnóstico de treinamento.
avaliação do treinamento.
desenho do programa de treinamento.
Em termos de treinamento e desenvolvimento, é natural que os gestores de pessoas se utilizem do crescimento exponencial da tecnologia da informação e de novas tecnologias que estão surgindo no mundo dos negócios. Entre elas encontramos a prática do Workshop que é uma reunião de pessoas que possuem objetivos
diferentes e que aproveitam este encontro para resolver situações de conflito presentes.
semelhantes, na maioria das vezes referentes a um assunto específico.
iguais e direcionados ao desenvolvimento de uma competência técnica.
específicos e direcionados ao desenvolvimento de uma competência interpessoal.
divergentes e que aproveitam para reunir pessoas de outras áreas para mediarem a situação de conflito presente.
O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional, são vários os efeitos nocivos, dentre eles estão:
aumento de casos de estresse e depressão; turnover com custo de reposição e custos judiciais com o pagamento de indenizações.
prejuízo da imagem da empresa para com os clientes internos; perda de negócios e problemas familiares.
insegurança em realizar o trabalho; insegurança para com a empresa e aumento de colaboradores com problemas cardíacos.
prejuízo da imagem da empresa para com os clientes internos; enfraquecimento do network e problemas familiares.
desestabilização social do profissional vitimizado; insegurança no trabalho e elevação do sentimento de nulidade.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Uma política de avaliação de desempenho individual e institucional deve conter
instrumentos de escalonamento e classificação de desempenhos.
princípios de justiça distributiva e de procedimentos para a determinação dos patamares salariais e de remuneração variável.
descrição clara e objetiva de aspectos inerentes à manutenção e ao desenvolvimento dos recursos humanos das organizações.
descrição clara e objetiva de procedimentos, regras, condutas, instrumentos e demais aspectos inerentes à gestão e avaliação de desempenho.
um modelo clássico de aplicação de recursos humanos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, assinale a opção correta.
A tipologia de competência indica o grau de complexidade dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes exigido no desempenho do trabalho.
Apenas o conhecimento procedimental ou estruturado pode ser assimilado por meio da combinação de dados, informações e experiências.
As competências organizacionais são classificadas de acordo com seu papel ocupacional.
Os espaços de interação para compartilhamento de conhecimentos devem ser ambientes sobre os quais a organização mantenha estrito controle.
A denominada abordagem de processo social é uma das mais utilizadas para a compreensão e gestão do conhecimento organizacional.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Entre os fatores que contribuíram para o surgimento da psicodinâmica do trabalho incluem-se
a melhoria das condições de emprego, da renda e das ferramentas de trabalho.
a maior participação dos trabalhadores nas decisões organizacionais.
a precarização do trabalho.
a diminuição da eficiência na gestão das organizações industriais e de serviços.
o desenvolvimento das tecnologias de informação, comunicação e redes sociais.
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Acerca do desenvolvimento de pessoas, assinale a opção correta.
Em regra, medem-se a reação e a aprendizagem ao final das ações de desenvolvimento de pessoas.
O ensino por meio de materiais didáticos e manuais de trabalho é a estratégia mais adequada para a aprendizagem de tarefas e atividades essencialmente operacionais.
As condições de suporte organizacional e gerencial são variáveis individuais e situacionais preditoras de aprendizagem no trabalho.
O impacto de ações de treinamento e de desenvolvimento nas organizações pode variar em amplitude e profundidade.
A aprendizagem informal sempre se mostrou mais efetiva que as ações formais de aprendizagem, como treinamentos e cursos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as diferenças e similaridades entre organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.
As organizações de aprendizagem são representadas por profissionais com prática e por consultores, enquanto a aprendizagem organizacional é representada por acadêmicos e pesquisadores.
Organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional referem-se, basicamente, ao modo como as organizações aprendem.
As organizações de aprendizagem e a aprendizagem organizacional buscam descrever como as organizações devem aprender.
Especialistas em aprendizagem organizacional buscam demonstrar que o pensamento sistêmico e a aprendizagem em equipe são fatores críticos de sucesso, de forma a estimular as organizações a aprender e a desenvolver vantagem competitiva.
Organizações de aprendizagem ou organizações que aprendem são mais suscetíveis à elaboração de experiências exitosas de acordo com suas características que à implantação de modelos de excelência bem-sucedidos em outras organizações.
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