Questões de Psicologia do ano 2012

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São desvantagens do recrutamento interno, que ele:

  • A.

    afetar negativamente a motivação dos colaboradores que não forem aproveitados e ser mais custoso.

  • B.

    manter quase inalterado o atual patrimônio humano da organização e facilitar o conservantismo.

  • C.

    reduzir a fidelidade dos colaboradores que não forem aproveitados e ser mais custoso.

  • D.

    possuir custo operacional elevado e reduzir os índices de favorabilidade nas pesquisas de clima.

  • E.

    possuir baixa aceitação dos colaboradores da empresa para com o colega que pode assumir um trabalho que ainda não domina completamente e ter custo elevado.

Uma entrevista de desligamento deve buscar informações sobre os seguintes aspectos: motivo que determinou o desligamento; opinião do funcionário a respeito da empresa, do seu gestor e dos colegas; opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho; opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso; opinião a respeito do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas e opinião a respeito

  • A.

    das oportunidades existentes no mercado de trabalho.

  • B.

    da missão da empresa.

  • C.

    dos valores corporativos.

  • D.

    das competências exigidas a serem praticadas pelo mercado em sua atual função.

  • E.

    do entrevistador que realizou a entrevista de desligamento.

A programação de um treinamento deve levar em consideração: quem; como; em que; onde e quando treinar. No processo de treinamento, a decisão quanto à estratégia a ser adotada deve ser trabalhada na etapa de

  • A.

    aplicação do treinamento.

  • B.

    levantamento de necessidades de treinamento.

  • C.

    diagnóstico de treinamento.

  • D.

    avaliação do treinamento.

  • E.

    desenho do programa de treinamento.

Em termos de treinamento e desenvolvimento, é natural que os gestores de pessoas se utilizem do crescimento exponencial da tecnologia da informação e de novas tecnologias que estão surgindo no mundo dos negócios. Entre elas encontramos a prática do Workshop que é uma reunião de pessoas que possuem objetivos

  • A.

    diferentes e que aproveitam este encontro para resolver situações de conflito presentes.

  • B.

    semelhantes, na maioria das vezes referentes a um assunto específico.

  • C.

    iguais e direcionados ao desenvolvimento de uma competência técnica.

  • D.

    específicos e direcionados ao desenvolvimento de uma competência interpessoal.

  • E.

    divergentes e que aproveitam para reunir pessoas de outras áreas para mediarem a situação de conflito presente.

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional, são vários os efeitos nocivos, dentre eles estão:

  • A.

    aumento de casos de estresse e depressão; turnover com custo de reposição e custos judiciais com o pagamento de indenizações.

  • B.

    prejuízo da imagem da empresa para com os clientes internos; perda de negócios e problemas familiares.

  • C.

    insegurança em realizar o trabalho; insegurança para com a empresa e aumento de colaboradores com problemas cardíacos.

  • D.

    prejuízo da imagem da empresa para com os clientes internos; enfraquecimento do network e problemas familiares.

  • E.

    desestabilização social do profissional vitimizado; insegurança no trabalho e elevação do sentimento de nulidade.

Uma política de avaliação de desempenho individual e institucional deve conter

  • A.

    instrumentos de escalonamento e classificação de desempenhos.

  • B.

    princípios de justiça distributiva e de procedimentos para a determinação dos patamares salariais e de remuneração variável.

  • C.

    descrição clara e objetiva de aspectos inerentes à manutenção e ao desenvolvimento dos recursos humanos das organizações.

  • D.

    descrição clara e objetiva de procedimentos, regras, condutas, instrumentos e demais aspectos inerentes à gestão e avaliação de desempenho.

  • E.

    um modelo clássico de aplicação de recursos humanos.

Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A tipologia de competência indica o grau de complexidade dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes exigido no desempenho do trabalho.

  • B.

    Apenas o conhecimento procedimental ou estruturado pode ser assimilado por meio da combinação de dados, informações e experiências.

  • C.

    As competências organizacionais são classificadas de acordo com seu papel ocupacional.

  • D.

    Os espaços de interação para compartilhamento de conhecimentos devem ser ambientes sobre os quais a organização mantenha estrito controle.

  • E.

    A denominada abordagem de processo social é uma das mais utilizadas para a compreensão e gestão do conhecimento organizacional.

Entre os fatores que contribuíram para o surgimento da psicodinâmica do trabalho incluem-se

  • A.

    a melhoria das condições de emprego, da renda e das ferramentas de trabalho.

  • B.

    a maior participação dos trabalhadores nas decisões organizacionais.

  • C.

    a precarização do trabalho.

  • D.

    a diminuição da eficiência na gestão das organizações industriais e de serviços.

  • E.

    o desenvolvimento das tecnologias de informação, comunicação e redes sociais.

Acerca do desenvolvimento de pessoas, assinale a opção correta.

  • A.

    Em regra, medem-se a reação e a aprendizagem ao final das ações de desenvolvimento de pessoas.

  • B.

    O ensino por meio de materiais didáticos e manuais de trabalho é a estratégia mais adequada para a aprendizagem de tarefas e atividades essencialmente operacionais.

  • C.

    As condições de suporte organizacional e gerencial são variáveis individuais e situacionais preditoras de aprendizagem no trabalho.

  • D.

    O impacto de ações de treinamento e de desenvolvimento nas organizações pode variar em amplitude e profundidade.

  • E.

    A aprendizagem informal sempre se mostrou mais efetiva que as ações formais de aprendizagem, como treinamentos e cursos.

Considerando as diferenças e similaridades entre organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    As organizações de aprendizagem são representadas por profissionais com prática e por consultores, enquanto a aprendizagem organizacional é representada por acadêmicos e pesquisadores.

  • B.

    Organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional referem-se, basicamente, ao modo como as organizações aprendem.

  • C.

    As organizações de aprendizagem e a aprendizagem organizacional buscam descrever como as organizações devem aprender.

  • D.

    Especialistas em aprendizagem organizacional buscam demonstrar que o pensamento sistêmico e a aprendizagem em equipe são fatores críticos de sucesso, de forma a estimular as organizações a aprender e a desenvolver vantagem competitiva.

  • E.

    Organizações de aprendizagem ou organizações que aprendem são mais suscetíveis à elaboração de experiências exitosas de acordo com suas características que à implantação de modelos de excelência bem-sucedidos em outras organizações.

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