Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As competências organizacionais classificadas como essenciais são aquelas
consideradas fundamentais, pois estabelecem a vantagem competitiva da empresa na manutenção de um clima de trabalho percebido pelos colaboradores como extremamente favorável.
identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio e devem ser percebidas pelos clientes.
necessárias para manter a produção funcionando e são percebidas no ambiente interno.
que não estão vinculadas à atividade-fim da organização, mas que podem gerar valor agregado.
que devem ser desenvolvidas pelos líderes da empresa para que os valores indicados pelo mercado como essenciais sejam praticados.
A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade
para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade.
individual de gerenciar sua própria carreira de forma ascendente.
de executar com excelência as atribuições do cargo.
de aprendizagem, que possibilita uma formação acadêmica sólida e abrangente.
de atingir objetivos estratégicos para a organização, elevando sempre e continuamente o nível de produção.
A gestão por competências é uma prática estratégica que tem como objetivo
elevar os indicadores de clima, diminuindo o estresse gerado pela falta de habilidades para a função.
promover o desenvolvimento das equipes de trabalho e a contribuição social da empresa.
melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários.
contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe de colaboradores.
oferecer ferramentas para que os líderes possam gerenciar a equipe através de uma metodologia participativa.
Um processo de gestão do desempenho deve abranger cinco fases:
definição dos índices de produtividade, definição dos padrões de qualidade, definição das métricas, comparação com os resultados apresentados e definição de ações de recursos humanos.
definição do formulário de avaliação de desempenho, treinamento dos gestores, entrevista de feedback, elaboração do plano de desenvolvimento e atribuição de notas.
avaliação das atribuições, definição da capacitação profissional, estabelecimento de metas, divulgação das metas e sua avaliação.
negociação do desempenho, análise da capacitação profissional, acompanhamento do desempenho, avaliação dos resultados e comprometimento.
definição dos objetivos estratégicos, análise do perfil dos colaboradores, definição das oportunidades de desenvolvimento, aplicação de ações de treinamento e verificação dos resultados.
O processo de gestão do desempenho deve considerar que as pessoas atuam nas organizações, utilizando sua qualificação pessoal que abrange três dimensões:
habilidades técnico-operacionais e atributos pessoais, competência comportamental e desempenho orientado para resultados.
interesses, aderência aos valores da empresa e clareza de suas atribuições.
capacidade de aprendizagem e técnica, visão sistêmica e desempenho com foco na qualidade.
conhecimento e experiência, habilidade de relacionamento interpessoal e desempenho orientado para o processo.
recursos intelectuais e emocionais, foco na tarefa e predisposição para o trabalho em equipe.
O feedback de pesquisa é uma técnica de desenvolvimento organizacional que envolve em um de seus estágios a realização de uma pesquisa sobre
os sentimentos dos funcionários em relação à sua remuneração e as opiniões sobre o mercado de trabalho.
as atitudes e opiniões dos funcionários.
o nível de excelência na gestão de pessoas e opiniões sobre o pacote de benefícios.
a aderência dos funcionários às políticas de segurança no trabalho e opiniões sobre melhorias no pacote de benefícios.
a contribuição da direção da empresa para o cumprimento dos objetivos corporativos e opiniões sobre os processos de trabalho adotados.
Ao oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o que chamamos de contrastar. Contrastar é
desenvolver modelos mentais rígidos, que induzem a criação de rótulos e estereótipos.
ignorar a individualidade de uma pessoa, assumindo que ela se comporta de acordo com o grupo a que pertence.
enxergar semelhanças e diferenças em relação a si mesmo, ao invés de estabelecer um perfil profissional desejado.
comparar um funcionário a outro, ao invés de compará- lo com os padrões de desempenho definidos.
definir padrões de certo e errado de acordo com valores universais, desconsiderando as condutas desejadas para a função.
Oferecer feedback é
utilizar comunicação unidirecional para informar sobre suas experiências positivas e negativas com a outra pessoa, com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal.
julgar o desempenho e expressar sua opinião em relação às metas que foram acordadas, com o objetivo de criticar comportamentos inadequados.
disponibilizar informações sobre um comportamento passado que pode vir a influenciar um comportamento futuro, com o objetivo de melhorar o desempenho e desenvolver capacidades.
utilizar comunicação unidirecional para interpretar as condutas da outra pessoa e indicar aquelas que dificultam o cumprimento dos objetivos e adequação aos valores da empresa.
utilizar comunicação unidirecional para identificar padrões de conduta, com o objetivo de elevar o autoconhecimento e a autoestima.
O processo de comunicação está sujeito a uma série de fatores que podem dificultar ou prejudicar a comunicação entre as pessoas. Uma dessas barreiras é a filtragem que se refere à
projeção realizada pelo receptor quando decodifica uma mensagem.
omissão de dados pelo emissor, que dificultam o entendimento da mensagem pelo receptor.
escuta seletiva realizada pelo receptor em função de sua resistência à mudança.
capacidade do indivíduo de captar certo volume ou quantidade de informação.
manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
As equipes podem ser diferenciadas com base em cinco dimensões: grau de permanência, habilidades/competências, autonomia e influência, nível da tarefa e contexto espaço-temporal. O grau de permanência refere-se à
capacidade de retenção de seus membros por longos períodos.
natureza da tarefa a ser desenvolvida.
expectativa do tempo de duração da equipe.
possibilidade de seus membros participarem de outras equipes.
possibilidade de contato face a face.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...