Questões de Psicologia do ano 2012

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As competências organizacionais classificadas como essenciais são aquelas

  • A.

    consideradas fundamentais, pois estabelecem a vantagem competitiva da empresa na manutenção de um clima de trabalho percebido pelos colaboradores como extremamente favorável.

  • B.

    identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio e devem ser percebidas pelos clientes.

  • C.

    necessárias para manter a produção funcionando e são percebidas no ambiente interno.

  • D.

    que não estão vinculadas à atividade-fim da organização, mas que podem gerar valor agregado.

  • E.

    que devem ser desenvolvidas pelos líderes da empresa para que os valores indicados pelo mercado como essenciais sejam praticados.

A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade

  • A.

    para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade.

  • B.

    individual de gerenciar sua própria carreira de forma ascendente.

  • C.

    de executar com excelência as atribuições do cargo.

  • D.

    de aprendizagem, que possibilita uma formação acadêmica sólida e abrangente.

  • E.

    de atingir objetivos estratégicos para a organização, elevando sempre e continuamente o nível de produção.

A gestão por competências é uma prática estratégica que tem como objetivo

  • A.

    elevar os indicadores de clima, diminuindo o estresse gerado pela falta de habilidades para a função.

  • B.

    promover o desenvolvimento das equipes de trabalho e a contribuição social da empresa.

  • C.

    melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários.

  • D.

    contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe de colaboradores.

  • E.

    oferecer ferramentas para que os líderes possam gerenciar a equipe através de uma metodologia participativa.

Um processo de gestão do desempenho deve abranger cinco fases:

  • A.

    definição dos índices de produtividade, definição dos padrões de qualidade, definição das métricas, comparação com os resultados apresentados e definição de ações de recursos humanos.

  • B.

    definição do formulário de avaliação de desempenho, treinamento dos gestores, entrevista de feedback, elaboração do plano de desenvolvimento e atribuição de notas.

  • C.

    avaliação das atribuições, definição da capacitação profissional, estabelecimento de metas, divulgação das metas e sua avaliação.

  • D.

    negociação do desempenho, análise da capacitação profissional, acompanhamento do desempenho, avaliação dos resultados e comprometimento.

  • E.

    definição dos objetivos estratégicos, análise do perfil dos colaboradores, definição das oportunidades de desenvolvimento, aplicação de ações de treinamento e verificação dos resultados.

O processo de gestão do desempenho deve considerar que as pessoas atuam nas organizações, utilizando sua qualificação pessoal que abrange três dimensões:

  • A.

    habilidades técnico-operacionais e atributos pessoais, competência comportamental e desempenho orientado para resultados.

  • B.

    interesses, aderência aos valores da empresa e clareza de suas atribuições.

  • C.

    capacidade de aprendizagem e técnica, visão sistêmica e desempenho com foco na qualidade.

  • D.

    conhecimento e experiência, habilidade de relacionamento interpessoal e desempenho orientado para o processo.

  • E.

    recursos intelectuais e emocionais, foco na tarefa e predisposição para o trabalho em equipe.

O feedback de pesquisa é uma técnica de desenvolvimento organizacional que envolve em um de seus estágios a realização de uma pesquisa sobre

  • A.

    os sentimentos dos funcionários em relação à sua remuneração e as opiniões sobre o mercado de trabalho.

  • B.

    as atitudes e opiniões dos funcionários.

  • C.

    o nível de excelência na gestão de pessoas e opiniões sobre o pacote de benefícios.

  • D.

    a aderência dos funcionários às políticas de segurança no trabalho e opiniões sobre melhorias no pacote de benefícios.

  • E.

    a contribuição da direção da empresa para o cumprimento dos objetivos corporativos e opiniões sobre os processos de trabalho adotados.

Ao oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o que chamamos de contrastar. Contrastar é

  • A.

    desenvolver modelos mentais rígidos, que induzem a criação de rótulos e estereótipos.

  • B.

    ignorar a individualidade de uma pessoa, assumindo que ela se comporta de acordo com o grupo a que pertence.

  • C.

    enxergar semelhanças e diferenças em relação a si mesmo, ao invés de estabelecer um perfil profissional desejado.

  • D.

    comparar um funcionário a outro, ao invés de compará- lo com os padrões de desempenho definidos.

  • E.

    definir padrões de certo e errado de acordo com valores universais, desconsiderando as condutas desejadas para a função.

Oferecer feedback é

  • A.

    utilizar comunicação unidirecional para informar sobre suas experiências positivas e negativas com a outra pessoa, com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal.

  • B.

    julgar o desempenho e expressar sua opinião em relação às metas que foram acordadas, com o objetivo de criticar comportamentos inadequados.

  • C.

    disponibilizar informações sobre um comportamento passado que pode vir a influenciar um comportamento futuro, com o objetivo de melhorar o desempenho e desenvolver capacidades.

  • D.

    utilizar comunicação unidirecional para interpretar as condutas da outra pessoa e indicar aquelas que dificultam o cumprimento dos objetivos e adequação aos valores da empresa.

  • E.

    utilizar comunicação unidirecional para identificar padrões de conduta, com o objetivo de elevar o autoconhecimento e a autoestima.

O processo de comunicação está sujeito a uma série de fatores que podem dificultar ou prejudicar a comunicação entre as pessoas. Uma dessas barreiras é a filtragem que se refere à

  • A.

    projeção realizada pelo receptor quando decodifica uma mensagem.

  • B.

    omissão de dados pelo emissor, que dificultam o entendimento da mensagem pelo receptor.

  • C.

    escuta seletiva realizada pelo receptor em função de sua resistência à mudança.

  • D.

    capacidade do indivíduo de captar certo volume ou quantidade de informação.

  • E.

    manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

As equipes podem ser diferenciadas com base em cinco dimensões: grau de permanência, habilidades/competências, autonomia e influência, nível da tarefa e contexto espaço-temporal. O grau de permanência refere-se à

  • A.

    capacidade de retenção de seus membros por longos períodos.

  • B.

    natureza da tarefa a ser desenvolvida.

  • C.

    expectativa do tempo de duração da equipe.

  • D.

    possibilidade de seus membros participarem de outras equipes.

  • E.

    possibilidade de contato face a face.

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