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Um grupo é uma unidade social que consiste em duas ou mais pessoas e que possui os seguintes atributos:
objetivos individuais, visão comum, foco no processo e participação integrada.
coesão, organização, comunicação formal e socialização.
individualidade, censura, união e relacionamento.
filiação, interação entre os integrantes, objetivos compartilhados e normas.
influência grupal, expectativas comuns, processo decisório e liderança.
A Teoria ERG, desenvolvida por Clayton Alderfer, sustenta que as pessoas são motivadas por três tipos de necessidades hierarquicamente dispostas, que são necessidades de
segurança, de afiliação e sociais.
existência, de relacionamento e de crescimento.
equidade, de realização e de grandeza.
pertencer, de poder e de autorrealização.
promoção, de valência e de contrapartida.
Por meio do modelo de valores concorrentes, definem-se quatro tipos de cultura organizacional: clã, hierarquia, mercado e adhocracia. A adhocracia caracteriza-se por atribuir forte valor
à flexibilidade e à liberdade de ação, com foco para fora da organização.
ao controle e à estabilidade, com foco para dentro da organização.
aos resultados e à ordem, com foco no mercado.
à comunicação e ao clima de trabalho, com foco no bem estar.
ao processo e às tarefas, com foco no produto.
O tipo de estresse que resulta de acontecimentos positivos é denominado
funcional.
distresse.
disfuncional.
ambivalente.
eustresse.
Os coeficentes utilizados para mensurar os acidentes de trabalho são os de frequência e os de gravidade. O coeficiente de frequência leva em conta
a extensão das lesões, considerando os dias perdidos pelos trabalhadores acidentados.
apenas a quantidade de acidentes ocorridos com lesão.
apenas a quantidade de acidentes que causaram incapacidade para o trabalho.
apenas acidentes decorrentes de atos de imprudência.
a extensão dos dias de hospitalização em decorrência de acidentes do trabalho.
Na resolução de conflitos, a mediação por meio do modelo transformativo tem como objetivo
entender o interesse das partes envolvidas e propor uma solução para o impasse.
possibilitar que as partes atinjam todos os seus interesses e objetivos.
criar novos níveis de consciência e reconhecimento das partes envolvidas.
evitar que as partes envolvidas cheguem a um impasse que impeça uma solução apaziguadora.
atender na totalidade as necessidades das partes envolvidas sem que haja concessões.
Três tipos de conflitos ocorrem no ambiente de trabalho: conflito de relacionamento, conflito de tarefas e conflito de processo. O conflito de processo é aquele que surge
da incapacidade de perceber as intenções e perspectivas das outras pessoas.
de diferenças de personalidade e objetivos pessoais.
em função de diferentes conteúdos e objetivos de trabalho.
como consequência da interdependência de papéis e funções profissionais.
em relação à responsabilidade e ao modo como o trabalho deve ser realizado.
O conflito disfuncional é aquele que
interfere no desempenho, sendo prejudicial as metas e objetivos da organização.
causa prejuízos à imagem pública da organização.
dificulta a elaboração do planejamento estratégico e a definição de uma visão comum.
incentiva a adoção de comportamentos de resistência à mudança e gera o aumento de reclamatórias trabalhistas.
promove resultados benéficos tanto para a organização como para os indivíduos, pois gera mudanças nos processos de trabalho.
O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard considera não só o estilo do líder, mas inclui o conceito de maturidade do colaborador que é avaliada em termos do grau de
desenvolvimento emocional e competências técnicas para fazer um bom trabalho.
conhecimento e experiência para fazer um bom trabalho.
capacidade e interesse para fazer um bom trabalho.
relacionamento com pares e superiores e competências técnicas para fazer um bom trabalho.
maturidade emocional e experiência para fazer um bom trabalho.
Coehen e Bradford destacam que as pessoas também subestimam seu poder, porque não encaram criativamente as conexões entre o que elas têm e o que alguma outra pessoa deseja. Essas conexões funcionam como moedas, servem como meio de troca. São consideradas moedas relacionadas ao lado pessoal:
entendimento, network, status e adequação.
compreensão, aceitação, inclusão e apoio pessoal.
visibilidade, reputação, contatos e pertencimento.
status, aconchego, parceria e adequação.
gratidão, envolvimento, autoconceito e conforto.
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