Questões de Psicologia do ano 2012

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Um grupo é uma unidade social que consiste em duas ou mais pessoas e que possui os seguintes atributos:

  • A.

    objetivos individuais, visão comum, foco no processo e participação integrada.

  • B.

    coesão, organização, comunicação formal e socialização.

  • C.

    individualidade, censura, união e relacionamento.

  • D.

    filiação, interação entre os integrantes, objetivos compartilhados e normas.

  • E.

    influência grupal, expectativas comuns, processo decisório e liderança.

A Teoria ERG, desenvolvida por Clayton Alderfer, sustenta que as pessoas são motivadas por três tipos de necessidades hierarquicamente dispostas, que são necessidades de

  • A.

    segurança, de afiliação e sociais.

  • B.

    existência, de relacionamento e de crescimento.

  • C.

    equidade, de realização e de grandeza.

  • D.

    pertencer, de poder e de autorrealização.

  • E.

    promoção, de valência e de contrapartida.

Por meio do modelo de valores concorrentes, definem-se quatro tipos de cultura organizacional: clã, hierarquia, mercado e adhocracia. A adhocracia caracteriza-se por atribuir forte valor

  • A.

    à flexibilidade e à liberdade de ação, com foco para fora da organização.

  • B.

    ao controle e à estabilidade, com foco para dentro da organização.

  • C.

    aos resultados e à ordem, com foco no mercado.

  • D.

    à comunicação e ao clima de trabalho, com foco no bem estar.

  • E.

    ao processo e às tarefas, com foco no produto.

O tipo de estresse que resulta de acontecimentos positivos é denominado

  • A.

    funcional.

  • B.

    distresse.

  • C.

    disfuncional.

  • D.

    ambivalente.

  • E.

    eustresse.

Os coeficentes utilizados para mensurar os acidentes de trabalho são os de frequência e os de gravidade. O coeficiente de frequência leva em conta

  • A.

    a extensão das lesões, considerando os dias perdidos pelos trabalhadores acidentados.

  • B.

    apenas a quantidade de acidentes ocorridos com lesão.

  • C.

    apenas a quantidade de acidentes que causaram incapacidade para o trabalho.

  • D.

    apenas acidentes decorrentes de atos de imprudência.

  • E.

    a extensão dos dias de hospitalização em decorrência de acidentes do trabalho.

Na resolução de conflitos, a mediação por meio do modelo transformativo tem como objetivo

  • A.

    entender o interesse das partes envolvidas e propor uma solução para o impasse.

  • B.

    possibilitar que as partes atinjam todos os seus interesses e objetivos.

  • C.

    criar novos níveis de consciência e reconhecimento das partes envolvidas.

  • D.

    evitar que as partes envolvidas cheguem a um impasse que impeça uma solução apaziguadora.

  • E.

    atender na totalidade as necessidades das partes envolvidas sem que haja concessões.

Três tipos de conflitos ocorrem no ambiente de trabalho: conflito de relacionamento, conflito de tarefas e conflito de processo. O conflito de processo é aquele que surge

  • A.

    da incapacidade de perceber as intenções e perspectivas das outras pessoas.

  • B.

    de diferenças de personalidade e objetivos pessoais.

  • C.

    em função de diferentes conteúdos e objetivos de trabalho.

  • D.

    como consequência da interdependência de papéis e funções profissionais.

  • E.

    em relação à responsabilidade e ao modo como o trabalho deve ser realizado.

O conflito disfuncional é aquele que

  • A.

    interfere no desempenho, sendo prejudicial as metas e objetivos da organização.

  • B.

    causa prejuízos à imagem pública da organização.

  • C.

    dificulta a elaboração do planejamento estratégico e a definição de uma visão comum.

  • D.

    incentiva a adoção de comportamentos de resistência à mudança e gera o aumento de reclamatórias trabalhistas.

  • E.

    promove resultados benéficos tanto para a organização como para os indivíduos, pois gera mudanças nos processos de trabalho.

O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard considera não só o estilo do líder, mas inclui o conceito de maturidade do colaborador que é avaliada em termos do grau de

  • A.

    desenvolvimento emocional e competências técnicas para fazer um bom trabalho.

  • B.

    conhecimento e experiência para fazer um bom trabalho.

  • C.

    capacidade e interesse para fazer um bom trabalho.

  • D.

    relacionamento com pares e superiores e competências técnicas para fazer um bom trabalho.

  • E.

    maturidade emocional e experiência para fazer um bom trabalho.

Coehen e Bradford destacam que as pessoas também subestimam seu poder, porque não encaram criativamente as conexões entre o que elas têm e o que alguma outra pessoa deseja. Essas conexões funcionam como moedas, servem como meio de troca. São consideradas moedas relacionadas ao lado pessoal:

  • A.

    entendimento, network, status e adequação.

  • B.

    compreensão, aceitação, inclusão e apoio pessoal.

  • C.

    visibilidade, reputação, contatos e pertencimento.

  • D.

    status, aconchego, parceria e adequação.

  • E.

    gratidão, envolvimento, autoconceito e conforto.

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