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Psicologia - Psicologia Organizacional - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Ao estudar e analisar o processo grupal, Pichon-Rivière evidencia teoria e técnica de atuação junto ao grupo, denominado por ele de Grupo Operativo. A técnica do Grupo Operativo aponta algumas ferramentas a serem utilizadas. Opera no campo do obstáculo, a fim de mostrá-lo, para obter uma reorganização grupal que permita elaborá-lo. O obstáculo pode estar presente no processo de apreensão do objeto, na rede de comunicação, etc. (...) inclui, explícita ou implicitamente, um critério de realidade ou esquema referencial a partir do qual se analisa a situação do grupo. A que ferramenta utilizada pelo coordenador no Grupo Operativo o autor se refere?
Interpretação
Categorização.
Avaliação.
Afiliação.
Cooperação.
Leia as proposições para marcar a opção correta.
I. Em inúmeros contextos da sociedade atual, o termo stress é bastante conhecido e utilizado. Na maioria das vezes, é empregado carregado de sentido negativo, pois é o causador ou a consequência de vários problemas para as pessoas. Tal compreensão se coaduna com o sentido original da palavra.
II. O stress é um dos principais fatores que contribui para a baixa qualidade de vida da sociedade, por isso tem sido dedicada atenção especial para esse tópico em programas de prevenção em saúde, mas pouco é considerado em programas de tratamento.
III. A qualidade de vida de uma pessoa está baseada, entre diversos aspectos, na maneira como o indivíduo flexibiliza suas atitudes frente às situações estressantes da vida e em como as conduz a fim de alcançar um melhor relacionamento consigo e com os outros.
IV. Folkman e Lazarus denominaram de estratégias de coping todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de stress que excede seus recursos pessoais, elegendo, assim, estratégias específicas para lidar com a condição estabelecida. Qualquer esforço de controle produzido pelo indivíduo que possua o intuito de diminuir o desconforto ou dominar alguma instabilidade, sem, no entanto, considerar as consequências disso, é definido por esses autores como estratégia ou processo de coping.
Somente as proposições I e II estão corretas.
Somente as proposições I e III estão corretas.
Somente as proposições III e IV estão corretas.
Somente as proposições II e IV estão corretas.
Somente as proposições II,III e IV estão corretas.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Mitos e crenças errôneos a respeito da aprendizagem na idade madura são veiculados livremente e aceitos sem exame crítico. Moscovici (2008, p. 58-59) propõe a prática da andragogia em oposição à perspectiva pedagógica no treinamento e desenvolvimento de adultos. Em relação aos pressupostos da andragogia, afirmase:
I. O autoconceito se apresenta com autodireção crescente.
II. A experiência é de pouco valor.
III. A perspectiva temporal é de aplicação imediata.
IV. A prontidão parte de tarefas de desenvolvimento de papéis sociais.
V. A orientação da aprendizagem é centrada na matéria.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas II, III e V.
Apenas as afirmativas III, IV e V.
Apenas as afirmativas I, III, e IV.
Apenas as afirmativas I, II e III.
Apenas as afirmativas I, II, III e V.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
No novo RH as pessoas deixaram de ser vistas como recursos empresariais. Segundo Chiavenato (apud Campos 2011, pp.188-189), o RH tem que seguir um novo papel para que possa gerenciar as pessoas com sucesso. Constituem-se como papéis do RH?
I. Propor, definir e garantir um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a Legislação Trabalhista.
II. Ver as pessoas e a organização como seres espirituais e ajudá-las a dar o próximo passo em seu processo de desenvolvimento.
III. Dignificar o trabalho e o ser humano.
IV. Ter no treinamento a principal ferramenta para retenção do capital humano e desenvolver novas competências para a atual era empresarial.
V. Administrar somente a área de recursos humanos, preocupar-se com a eficiência e a eficácia da empresa.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, III, IV e V.
Apenas as afirmativas II, III, IV e V.
Apenas as afirmativas I, III e V.
Apenas as afirmativas I, II, III, e IV.
Todas as afirmativas.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O desenvolvimento interpessoal pode ser orientado para três níveis de consequências: o individual, o grupal e o organizacional. Sobre esse assunto, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa:
( ) Desenvolvimento gerencial é, acima de tudo, autodesenvolvimento. Isso significa que o gerente assume a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.
( ) A competência interpessoal é um objetivo final, a nível individual e instrumental, a nível grupal e organizacional.
( ) A liderança democrática participativa é logo apreendida intelectualmente, mas de aplicação difícil sem treinamento específico de desenvolvimento interpessoal.
( ) O grande desafio é não se precipitar quando muitos têm pressa, não desanimar quando muitos não acreditam e não parar de pensar e agir quando muitos se conformam e se tornam passivos.
( ) Um dos objetivos de desenvolvimento gerencial é desenvolver habilidades de percepção e diagnose de problemas, de comunicação efetiva e de liderança e participação em grupo.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:
F V F V V
F V V V F
V F V F V
F F V V V
V V V V V
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Um modelo de ciência comportamental aplicada, elaborado pelo psicólogo social Kurt Lewin, tem sido extremamente útil em programas de mudança planejada nas organizações. É uma abordagem e um processo de resolução de problemas, modelo teórico e conjunto de atividade, respectivamente. Compõe-se de quatro etapas: coleta de dados; diagnóstico; ação e avaliação. Como se denomina esse modelo de ciência comportamental?
Grupo operativo.
Psicodrama.
Sociograma.
Teoria de Closters.
Pesquisa-ação
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A saúde, o bem-estar e o trabalho constituem fenômenos intimamente relacionados e despertam cada vez mais o interesse dos estudiosos de diferentes disciplinas. Há também crescente conscientização dos prejuízos que os problemas de saúde acarretam para as pessoas e para as organizações. Quando o profissional tem um nível crônico de estresse, apresenta propensão ao abandono ou falta de realização profissional, despersonalização e exaustão emocional, está-se diante de uma patologia laboral, reconhecida pelo decreto 3048/99, denominada de:
Fibromialgia.
Transtorno Bipolar.
Doença psicossomática.
Síndrome de Burnout.
Síndrome de Munchhausen.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Centenas de estudos têm sido publicados sobre estresse no trabalho nas últimas décadas. Eles apontam que o estresse adquiriu proporções de epidemia, com consequências nefastas para o trabalhador e para o seu desempenho. Constituem-se como principais fontes de estresses organizacionais:
I. Barulho, iluminação, temperatura, número de horas trabalhadas e novas tecnologias.
II. Papéis organizacionais que podem apresentar disfunções (ambiguidade, conflitos).
III. O desenvolvimento da carreira (promoções e reconhecimento de mérito).
IV. Fatores organizacionais como: clima organizacional, liderança e tomada de decisões.
V. A interação trabalho-família, acentuada pela diminuição progressiva da fronteira entre o trabalho e a família.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas II, III, IV e V.
Apenas as assertivas I, III, IV e V.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
Todas as assertivas.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico. Avaliação de desempenho, observação, questionários, entrevistas, reuniões interdepartamentais, entrevistas de saída e análise de cargos podem ser fontes de informação para identificar as necessidades de treinamento. Entre os indicadores a posteriori, estão os problemas de pessoal.
Quais das alternativas a seguir indicam problemas de pessoal que podem ser indicadores de necessidade de treinamento:
I. Faltas e substituições em demasia.
II. Baixa produtividade.
III. Relações deficientes entre o pessoal.
IV. Pouco ou nenhum interesse pelo trabalho.
V. Tendência a atribuir falhas aos outros.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as alternativas II, III, IV e V.
Somente as alternativas I, II, IV e V.
Somente as alternativas I, III, IV e V.
Somente as alternativas II, III e V.
Somente as alternativas II, III e IV.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A análise de cargo, feita após a descrição, pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para o desempenho adequado de quem o ocupa. Em relação aos diferentes métodos de descrição e análise dos cargos, avalie as afirmativas a seguir:
I. A observação direta apresenta o custo elevado como uma desvantagem custo elevado, porque, para ser completa, requer tempo prolongado do analista de cargos.
II. Questionário é o método ideal para analisar cargos de alto nível, sem afetar o tempo e as atividades dos executivos.
III. O método da entrevista não tem contraindicação de modo que pode ser aplicado a qualquer tipo ou nível de cargo.
IV. A observação direta é o método ideal para cargos simples e repetitivos.
V. Questionário é o método de melhor qualidade e que proporciona maior rendimento na análise, pela reunião normalizada e racional dos dados.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas II, III, IV e V.
Somente as assertivas I, II, III e IV.
Somente as assertivas I, III, IV e V.
Somente as assertivas I, II, IV e V.
Somente as assertivas I, II, e V.
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