Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na teoria de Erich Fromm, a personalidade é refletida na orientação
para traços comportamentais.
para traços psicológicos.
de caráter do indivíduo.
para autorrealização.
para superação.
Para Maslow são vários os obstáculos que normalmente impedem o crescimento de um indivíduo na direção da autorrealização, entre eles o Complexo de Jonas, o medo de ser o melhor. Este complexo é caracterizado pelas tentativas de um indivíduo de
contrassatisfazer suas necessidades secundárias, tentando engajar-se em ações que possam dar sentido à sua vida, tal qual a personagem bíblica Jonas procurou escapar de seu destino.
contrassatisfazer suas necessidades primárias, impedindo o indivíduo de dar fluxo à sua jornada heróica.
mover-se em direção das necessidades sociais, impedindo o indivíduo de criar vínculos afetivos duradouros.
alimentar seus desejos de forma madura, buscando sempre manter relação de dependência por toda a sua vida.
afastar-se de seu próprio destino, da mesma forma que a personagem bíblica Jonas procurou escapar de sua sina.
Freud comparava o inconsciente a um grande salão de entrada no qual um grande número de pessoas, cheias de energia e consideradas de má reputação, movem-se desordenadamente, agrupam-se e lutam incansavelmente para escapar até um pequeno salão contíguo. No entanto, um guarda atento protege o limiar entre o grande salão de entrada e a pequena sala de recepção. O guarda possui dois métodos para prevenir que elementos indesejáveis escapem do salão de entrada: ou os recusa na porta de entrada ou expulsa aqueles que haviam ingressado clandestinamente na sala de recepção. O efeito nos dois casos é o mesmo: os indivíduos ameaçadores e desordeiros são impedidos de entrar no campo de visão de um hóspede importante que está sentado no fundo da sala de recepção, atrás de uma tela. O significado da analogia é óbvio. As pessoas no salão de entrada representam as imagens inconscientes.
A pequena sala de recepção é
a representação de um mecanismo de defesa consciente.
a consciência.
a pré-consciência.
o superego.
o ego.
Os testes ou provas de conhecimentos ou de capacidade classificam-se quanto à
validade.
organização.
forma de elaboração.
avaliação.
precisão.
No intuito de lidar de maneira saudável com o processo de envelhecimento, o idoso deve
evitar que suas dificuldades comprometam a dinâmica familiar como um todo, a fim de que não se torne um problema para a própria família ou sociedade.
relacionar-se apenas com pessoas igualmente idosas, entendendo que, em um grupo relativamente homogêneo, é possível compartilhar experiências semelhantes acerca de doenças, lutos e dificuldades.
reduzir atividades que exijam esforços mental e físico expressivos, a fim de não se deparar com suas incapacidades e deficiências.
relacionar-se com outras pessoas e manter vínculos afetivos para que se sinta atendido e acolhido em suas dificuldades.
exercer atividades individualizadas para que possa entrar em contato com suas dificuldades e incapacidades e refletir sobre elas.
Em construção de escalas para medir variáveis, conceitos ou constructos teóricos não observáveis diretamente, como inteligência, personalidade etc., é fundamental que as medidas sejam precisas e capazes de medir o que se propõem medir, definições essas cujos conceitos, respectivamente, são
validade e fidedignidade.
exatidão e mensuração.
validade e compatibilidade.
fidedignidade e validade.
fidedignidade e precisão.
Ana, com vinte e dois anos de idade, internada há dois meses, aproximadamente, em hospital psiquiátrico, apresenta discurso desorganizado, anormalidade motora, perturbações no padrão do sono e, por vezes, recusa alimentação, com base em suas crenças delirantes. A paciente relata que, todas as noites, enquanto todos dormem, baratas aglomeram-se a sua volta com o objetivo de morder sua cabeça. Ana justifica a queda de cabelo, relatada pela família da paciente em entrevista inicial, com a ação noturna dos insetos. Ela passa boa parte do tempo sozinha e mostra-se, comumente, resistente aos esforços de mobilização. Exceção a esse comportamento se dá, apenas, em dois momentos: pela manhã, ao recolher flores no jardim para o seu próprio enterro e ao se aprontar e se perfumar, para aguardar a família que virá ao seu enterro. Ambos os comportamentos repetem-se todos os dias, no mesmo horário.
Com referência ao caso clínico hipotético acima apresentado, assinale a opção correta.Trata-se de caso de fobia específica, cujo objeto fóbico é a barata. O medo é acentuado e persistente, excessivo e irracional, em presença ou antecipação do objeto. No caso de Ana, é possível apontar comportamentos de esquiva ou antecipação ansiosa, além de sofrimento significativo com relação à situação temida.
O caso de Ana indica esquizofrenia catatônica, com base nos critérios diagnósticos de presença de delírios, discurso e comportamento desorganizado e ausência ou diminuição na reatividade ao ambiente.
O caso clínico em questão é compatível com esquizofrenia paranoide, diagnosticada com base na presença de discurso desorganizado, delírios e alucinações proeminentes, com relativa preservação do funcionamento cognitivo e do afeto.
O caso sugere o diagnóstico de transtorno da personalidade borderline, tendo em vista os sintomas de instabilidade de autoimagem e afetos, assim como comportamentos repetitivos e perturbação da identidade, associados aos delírios.
Apesar da presença de delírios, o caso corresponde ao transtorno de personalidade histriônica, pois Ana se coloca no centro das atenções com discurso intencionalmente desorganizado e excessivamente impressionista. Ao exibir teatralidade e expressão emocional exagerada, ela tenta convencer a terceiros de que precisa de atenção especial e de que seu caso é de gravidade relevante.
No que se refere ao desenvolvimento normal e psicopatológico da criança e do adolescente, assinale a opção correta.
O diagnóstico é fundamental para averiguação do curso e do tratamento adequado ao transtorno apresentado.
O curso e o tratamento são elementos fundamentais no tratamento e devem ser estabelecidos antes mesmo do diagnóstico de transtorno.
O curso e o tratamento do transtorno são irrelevantes, pois cada indivíduo responde de maneira singular aos distúrbios.
Em casos de transtornos simultâneos, o curso e o tratamento relativos aos distúrbios mais brandos não devem ser vislumbrados, uma vez que essas desordens tendem a desaparecer após três meses, em média, de tratamento.
O curso e o tratamento de transtornos estão relacionados com o início do surgimento dos sintomas, bem como o modo como a criança ou o adolescente se adapta às mudanças advindas.
A manifestação simultânea de dois ou mais transtornos, em crianças ou adolescentes, é denominada
comorbidade.
despersonalização.
distimia.
dissociação.
alteridade.
Julgue os próximos itens, acerca dos processos, procedimentos e instrumentos de avaliação psicológica.
As escalas autoaplicadas são instrumentos de avaliação que devem, preferencialmente, ser utilizados em associação com entrevistas estruturadas ou semiestruturadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...