Questões de Psicologia do ano 2012

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Algumas perspectivas teóricas tentam demonstrar a forte possibilidade da transmissão intergeracional da violência. Uma dessas teorias é denominada aprendizagem social (Albert Bandura) que, dentre outras coisas, explica que

  • A.

    não se deve observar os modelos sociais para o gerenciamento das situações de violência.

  • B.

    filhos expostos a situações parentais violentas sempre desenvolvem resiliência.

  • C.

    as crianças expostas à violência desenvolvem o stress negativo.

  • D.

    a criança segue o modelo que lhe é apresentado diariamente como sendo verdadeiro e aceitável em termos de relacionamento.

  • E.

    a criança constrói sempre modelos de convivência opostos aos vivenciados com as figuras familiares.

Segundo estudiosos do tema da Separação Conjugal, esta separação conjugal pode ser compreendida por um modelo de crise, ou seja, considerando que o sistema familiar atravessará um período de desorganização logo após o divórcio, seguido de uma

  • A.

    paralisia e da constituição de padrões permanentes de desequilíbrio.

  • B.

    estabilização de nova fase de desequilíbrio e retorno ao equilíbrio anterior.

  • C.

    recuperação, reorganização e eventualmente atingindo um novo padrão de equilíbrio.

  • D.

    cooperação mútua e posterior competição crônica a estilo do padrão conjugal anterior.

  • E.

    desestabilização continuada e posterior litígio interminável.

A terapia sistêmica da família organizou-se em torno de alguns conceitos básicos, definidores dos sistemas. A noção de que todo e qualquer sistema comporta-se como um todo coeso, sendo que a mudança em uma parte do sistema provoca mudança em todas as outras partes e no sistema como um todo, corresponde ao conceito de

  • A.

    equifinalidade.

  • B.

    globalidade.

  • C.

    circularidade.

  • D.

    retroalimentação.

  • E.

    morfogênese.

Segundo Barlow & Durand (2008), autores que se debruçaram ao estudo da Psicopatologia, de modo idêntico às anfetaminas, esta droga aumenta o estado de alerta, produz euforia, eleva a pressão sanguínea e o pulso e causa insônia e falta de apetite. O indivíduo pode referir uma sensação de ser poderoso e invencível, sentindo-se autoconfiante. Tal descrição corresponde ao efeito

  • A.

    do barbitúrico.

  • B.

    da maconha.

  • C.

    do LSD.

  • D.

    do ópio.

  • E.

    da cocaína.

É utilizado em terapia cognitiva para ajudar o cliente a reconhecer e modificar esquemas disfuncionais:

  • A.

    Atribuição.

  • B.

    Registro de sentimentos.

  • C.

    Reinvestimento cognitivo.

  • D.

    Questionamento Socrático.

  • E.

    Exame de não evidências.

Segundo Judith Beck (1997), a terapia cognitiva

  • A.

    não tem um sentido didático.

  • B.

    não enfatiza o presente.

  • C.

    é orientada em metas e focada em problemas.

  • D.

    não requer uma aliança terapêutica sólida.

  • E.

    baseia-se em múltiplas e descontínuas formulações do cliente e de seus problemas.

No processo psicodiagnóstico de tipo compreensivo, o psicólogo busca

  • A.

    aplicar e avaliar testes psicológicos, com a finalidade de auxiliar o trabalho de outros profissionais, entrando em contato com aspectos parciais da personalidade do examinando.

  • B.

    transpor para o diagnóstico psicológico, noções advindas do diagnóstico clínico em medicina.

  • C.

    configurar uma espécie de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria.

  • D.

    considerar prioritário os dados da observação objetiva, com exclusão de apreciações a respeito do mundo interno, respaldado na Psicologia da Aprendizagem.

  • E.

    encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade.

O termo Psicologia Clínica foi utilizado, pela primeira vez, referindo-se a procedimentos diagnósticos utilizados na clínica médica, com crianças deficientes físicas e mentais. Esta área desenvolveu-se ao lado da Psicologia, como atividade voltada à prevenção e ao alívio do sofrimento

  • A.

    psíquico.

  • B.

    físico.

  • C.

    presente.

  • D.

    integral.

  • E.

    em geral.

O modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo aponta que o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em diante. Trata-se do período

  • A.

    pré-operacional.

  • B.

    das operações formais.

  • C.

    das operações concretas.

  • D.

    sensório-motor.

  • E.

    epistemofílico.

Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período

  • A.

    fálico.

  • B.

    oral.

  • C.

    anal.

  • D.

    de latência.

  • E.

    genital.

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