Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Sabendo que a promoção da saúde e higiene mental é um dos objetivos da atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens subsequentes.
As defesas das equipes multiprofissionais de saúde mental frente ao sofrimento correspondem a uma modalidade de controle psicológico para manter a produtividade no curto prazo.
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue os itens de 111 a 116.
Ao utilizarem a afetividade para adequar o trabalhador às suas demandas, as instituições prejudicam a saúde mental do indivíduo e dificultam a adesão aos programas de higiene mental.
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação a aspectos psicológicos de segurança no trabalho, julgue os itens a seguir.
O estresse provocado por um esforço mental intenso e prolongado pode comprometer o nível de atenção, além de acarretar desmaios, destruição de equipamentos e outras alterações de comportamento.
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O trabalho na sociedade capitalista contemporânea tem assumido diversos sentidos para os trabalhadores, ora oferecendo condições emancipatórias, ora, escravizantes. Nesse contexto, frequentemente, o psíquico é envolvido no jogo e na trama da dominação social, associada às leis da racionalidade econômica, refletidas nos princípios da produtividade, da flexibilidade e do consumo, culminando na prevalência da sujeição dos trabalhadores e não em sua resistência e emancipação.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Utilizando a psicopatologia do trabalho como abordagem teórica para explicar a emancipação, torna-se central considerar a organização do trabalho como patrocinadora do jogo entre racionalidade instrumental e racionalidade subjetiva.
Dentro do ambiente de trabalho, os indicadores mais frequentemente observados para identificar um alcoolista são: absenteísmo; ausências no período da jornada de trabalho; mudanças nos hábitos pessoais; relacionamento ruim com os colegas; endividamento; indisciplina e
perda de competência técnica.
queda na produtividade e na qualidade do trabalho.
queixas em relação à sobrecarga de trabalho.
euforia histérica.
necessidade de aprovação social.
Existem três tipos principais de intervenções de gerenciamento de estresse no trabalho denominados, de forma ampla, de prevenção primária, secundária e terciária. A prevenção terciária tem por finalidade
controlar os riscos decorrentes de desenho inadequado dos cargos; oferecer treinamento adequado e acompanhar o exercício de funções técnicas e operacionais.
detectar os trabalhadores que já apresentam sinais de estresse; criar programas de prevenção do estresse e acompanhá-los na prática de trabalho.
eliminar as fontes de estresse no trabalho modificando o desenho da função; alterar hábitos de trabalho e modificar o ambiente onde as atividades são realizadas.
tratar aqueles trabalhadores que apresentam danos à saúde consequentes do estresse; reabilitá-los após afastamento por doença e favorecer o seu retorno ao trabalho.
promover a participação dos trabalhadores na criação de alternativas de prevenção ao estresse; criar grupos para solução de problemas e favorecer a implantação das sugestões identificadas.
O enfoque psicológico conceitua o estresse no trabalho como
uma resposta positiva a um ambiente ameaçador e danoso.
uma característica aversiva ou nociva do ambiente de trabalho.
o paradigma estímulo-resposta e as diferenças individuais.
efeitos fisiológicos comuns a uma ampla gama de estímulos.
uma interação dinâmica entre a pessoa e seu meio ambiente.
Dejours dedicou-se ao estudo da psicopatologia do trabalho utilizando, como método de pesquisa, a escuta do
relatório ocupacional de estagiários, ao falarem de diversas dimensões de tarefas.
comprometimento pessoal dos indivíduos, ao falarem de temas em geral.
esforço corporal dos gestores, ao procurarem ensinar métodos.
conteúdo mental dos clientes da Organização, por meio de questionários.
sofrimento psíquico dos trabalhadores, ao falarem de seu trabalho em grupo.
A síndrome caracterizada como resposta efetiva a uma contínua e prolongada exposição a fatores estressantes do trabalho que geram exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão, insensibilidade e sensação de incompetência denomina-se
Fadiga Profunda.
Estresse Múltiplo.
Repressão Ocupacional.
Ansiedade Personalizada.
Burnout.
José Bleger propôs que os psicólogos sejam orientados profissionalmente ao campo da psico-higiene, sendo que se lhes deve munir dos conhecimentos e instrumentos necessários para agir antes que as pessoas adoeçam, dentro de atividades
grupais, institucionais e de trabalho da comunidade.
individuais, voluntárias e de restrito lazer.
onerosas, não institucionais e de labor individualizado.
inesperadas, desinteressantes e cansativas.
automáticas, individuais e isoladas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...