Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos à função das normas e das formas organizativas para a integração grupal.
A compreensão das defesas e de seus efeitos para o coletivo potencializa a construção de regras e normas organizativas saudáveis.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos à função das normas e das formas organizativas para a integração grupal.
Os riscos psicossociais para a integração grupal derivam exclusivamente das normas de controle criadas coletivamente.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere a relações humanas para psicologia institucional, julgue os itens seguintes.
Apesar de não contribuir para as relações intergrupos, a identificação é um processo que possibilita a manutenção das relações interpessoais.
A noção de difusão é importante nas análises da dinâmica de poder nas organizações.
A esse respeito, considere afirmações abaixo. I - O conceito de migração de poder entre classes é inadequado na explicação da dinâmica de poder nas organizações. II - O Take over, fenômeno em que o acionista, seja físico ou jurídico, assume o controle da organização, é uma das consequências da profissionalização administrativa. III - Os mecanismos facilitadores de financiamento disponibilizados pelo Estado proporcionaram ao empresário brasileiro o exercício do poder em sua organização, dispensando assim a construção de uma coalizão interna. É correto APENAS o que se afirma emI
III
I e II
I e III
II e III
A educação corporativa é fruto da sociedade do conhecimento e, por conseguinte, das exigências do mundo contemporâneo. Atualmente, percebe-se a coexistência da educação corporativa e do modelo de treinamento tradicional de organizações.
Nesse contexto, tem-se que a(o)aprendizagem, veiculada pelo treinamento em seu modelo tradicional, se apresenta como presencial, contínua e pessoal.
educação corporativa, em contraposição ao treinamento tradicional, utiliza o e-learning com o objetivo de ensinar tarefas específicas e pontuais a um grande número de empregados.
educação corporativa é uma aliada da empresa por conceber a aprendizagem em sua descontinuidade constitutiva.
conhecimento, veiculado pelo treinamento em seu modelo tradicional, está sempre disponível quando dele se precisa.
e-learning usado pela educação corporativa tem como objetivo permitir que os empregados consultem informações para tirar dúvidas para a realização do trabalho.
É considerado característico de um programa de promoção de qualidade de vida em uma organização o(a)
estabelecimento de um sistema de indicadores de acidentes do trabalho
treino nas normas de segurança e o uso de equipamentos de proteção
obrigatoriedade de exames médicos periódicos
adequação da iluminação, ventilação, temperatura e do nível de ruídos no ambiente de trabalho
melhoria da saúde física e psicológica por meio de novas formas de organizar o trabalho
O psicólogo que se ocupa das relações entre o trabalho e a saúde mental busca
detectar e modificar as situações que geram doenças ocupacionais, atuar na prevenção de acidentes e melhoria das condições ambientais.
detectar os fatores estressantes no trabalho e propor estruturas de trabalho que permitam a homeostase, o equilíbrio completo entre homem e ambiente.
viabilizar condições de trabalho propícias à construção da identidade, da subjetividade e da realização dos desejos do trabalhador.
negociar, com as organizações de trabalho, as recompensas que garantam a satisfação das necessidades materiais e sociais do trabalhador.
eliminar a geração de angústia na e pela atividade de trabalho à medida que a angústia degrada a saúde mental.
Na abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, o trabalho é conceituado como
essencial ao homem na medida em que é o meio através do qual se relaciona com a natureza, transformando- a em bens de onde advirá o valor e se transformando, ao mesmo tempo.
mercadoria que possui um valor de uso e um valor de troca, de cuja diferença advém a produção dos valores que alimentam a economia de mercado.
responsável pela cultura e história do homem, ao desenvolver a atividade coletiva, as relações sociais e a utilização de instrumentos, que transformam a natureza, voltando ao início do ciclo ao recriar a cultura e a história.
meio pelo qual o homem pode atingir a saúde, uma vez que serve para garantir suas possibilidades de satisfação, e o alcance do prazer é o que sustenta a saúde psíquica.
aquilo que o sujeito acrescenta às prescrições para alcançar os objetivos que lhe são designados, uma vez que trabalhar é preencher a lacuna irredutível entre o prescrito e o real.
Se um psicólogo pretende levar adiante uma análise do trabalho, utilizando o método da confrontação cruzada proposto por Yves Clot, ele deve
formular, isoladamente ou com a ajuda da gestão, diretrizes técnicas para o trabalho a ser analisado, registrar o que é realizado na prática pelo trabalhador e, por fim, confrontar o registro do que ele faz com as diretrizes do trabalho.
formular os objetivos do trabalho com o coletivo dos trabalhadores, escolher, em grupo, aqueles cujos colegas consideram os mais habilidosos no trabalho e registrar sua prática, confrontar o registro dessa prática com os objetivos do trabalho formulados no início.
registrar a forma como o trabalhador e um colega escolhido por ele realizam seu trabalho, apresentar o registro a ambos, pedindo-lhes que produzam o sentido do que veem, extrair, desse encontro, o sentido comum daquele ofício.
registrar as situações de trabalho consideradas críticas pela gestão, formular, com os trabalhadores, as melhores práticas para lidar com as tais situações críticas e, enfim, confrontar o trabalhador com o registro de sua prática.
registrar o exercício do trabalho nas situações a serem analisadas, confrontar o trabalhador com esse registro diante do psicólogo e diante de um colega especialista e, por último, expor o material ao coletivo dos trabalhadores.
No que tange à atuação do psicólogo no contexto prisional, julgue os itens a seguir.
Deve-se ressaltar a articulação entre crime e patologia ou história individual, incitando a relevância dos elementos subjetivos no processo de criminalização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...