Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que tange à atuação do psicólogo no contexto prisional, julgue os itens a seguir.
O profissional da psicologia que atua no sistema prisional deve entender a complexidade das questões relacionadas ao encarceramento e promover a construção da cidadania em detrimento da cultura da primazia da segurança e da vingança social.
No que tange à atuação do psicólogo no contexto prisional, julgue os itens a seguir.
No contexto da execução penal, é vedada ao psicólogo a elaboração de prognóstico criminológico de reincidência, assim como aferição de periculosidade.
Matthew T. Huss, em obra publicada na área da Psicologia Forense (2011), afirma que o sucesso na redução da violência doméstica provavelmente requer que sejam utilizados múltiplos tipos de tratamento e abordagens de intervenção, devendo-se incluir
preferencialmente terapia cognitiva-comportamental, programa de ressocialização e acompanhamento institucional.
abordagens psicológicas tradicionais, envolvimento da comunidade e envolvimento do sistema de justiça criminal.
avaliação social, participação em entidades de autoajuda e programa assistencial.
necessariamente terapia familiar, medidas autocompositivas e internação compulsória do agressor.
psicoterapia de grupo para vitimizadores, acompanhamento clínico do vitimizado e avaliação médica da família.
Em casos de disputa de guarda em Vara de Família, recorre- se ao perito psicólogo no intuito de buscar respostas a questões-problemas de origem e natureza psicológicas, com o objetivo final de definir
a técnica psicodiagnóstica a ser utilizada.
a indicação terapêutica mais adequada a ser aplicada pelos pais.
o guardião legal da criança.
o método de acompanhamento pós-avaliação da criança.
a aplicação de métodos autocompositivos.
Considerando que, em algumas questões judiciais, é de suma importância a atuação do psicólogo, especialmente no que tange à perícia, assinale a opção correta.
Ao ser nomeado, o perito deverá, após seu trabalho, confeccionar o laudo pericial. O prazo de entrega deste documento pode ser prorrogado por uma vez, dependendo da justificativa apresentada e do deferimento do juiz.
O psicólogo que atende uma criança envolvida em uma ação de guarda pode ser nomeado perito do caso, pois pode fornecer elementos fundamentais para a resolução do processo.
Ao ser nomeado pelo juiz, o perito poderá participar de um processo, enquanto assistente técnico de uma das partes envolvidas.
Cabe ao juiz nomear o perito e os assistentes técnicos que deverão atuar em um processo.
O perito, ao elaborar a proposta de honorários, deverá estabelecer o período que será necessário para a elaboração do laudo, fixando os valores e estabelecendo a data de entrega do laudo psicológico.
O tema em questão foi proposto por Richard Gardner no início dos anos 80, que definiu a situação em que um dos pais de uma criança ou adolescente a treina para romper laços afetivos com o outro cônjuge, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor, e trazendo importante repercussão psíquica para essas crianças e adolescentes. Para lidar com esta questão na área judicial, em 2010 foi sancionada uma Lei Federal que prevê medidas aos pais que tiverem este tipo de comportamento. Tal situação trata-se do (a):
Síndrome do estresse pós- traumático.
Movimento contra o castigo físico a crianças e adolescentes.
Síndrome da alienação parental.
Negligência na infância.
Com relação ao trabalho do psicólogo no âmbito jurídico, julgue os itens seguintes.
Em casos de delinquência, é fundamental que o psicólogo atenda, em um momento, o paciente e, em outro momento, a família, a fim de que possam ser construídas intervenções pontuais direcionadas ao paciente que é foco do problema familiar.
Com relação ao trabalho do psicólogo no âmbito jurídico, julgue os itens seguintes.
As disputas de guarda são experiências que podem provocar ansiedade, angústia e sentimento de perda em todos os envolvidos. O perito deve ser imparcial com relação aos cônjuges, sem demonstrar envolvimento emocional, limitando-se a responder os quesitos propostos.
Com relação ao trabalho do psicólogo no âmbito jurídico, julgue os itens seguintes.
Na elaboração do laudo pericial, o psicólogo jurídico nomeado perito, previamente, pelo juiz do caso deverá ser breve e sucinto ao apresentar as informações e achados, com a finalidade de diminuir o risco de acesso por outras pessoas às informações por ele prestadas.
Com relação ao trabalho do psicólogo no âmbito jurídico, julgue os itens seguintes.
O perito deverá responder os quesitos oficiais formulados pelo magistrado, não podendo fazer ajustes ou mesmo modificá-los. A participação do psicólogo restringe-se a responder os quesitos, a fim de subsidiar a decisão final do processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...