Questões de Psicologia do ano 2013

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Manual da versão em português das Escalas Beck, dentre os itens inclusos no BAI − Inventário de Ansiedade Beck, encontram-se:

  • A. diminuições de ritmos cardíacos.
  • B. capacidades de relaxar.
  • C. tremores nas pernas.
  • D. controles excessivos.
  • E. sensações de domínio.

Para a aplicação do H-T-P (Técnica Projetiva de Desenho Casa − Árvore − Pessoa), indica o Manual, que afora um Protocolo para desenho do H-T-P, um Protocolo de Interpretação para cada conjunto (acromático e cromático) do desenho da casa, da árvore e da pessoa a serem solicitados; um Protocolo de Inquérito Posterior ao Desenho e de interpretação do desenho da pessoa a ser utilizado para cada pessoa adicional desenhada (opcional); e um relógio ou cronômetro. Será necessário ainda o seguinte material:

  • A. 1 lápis preto nº 3, borracha, régua e lápis grafite colorida com, pelo menos, 10 cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, vinho, rosa, azul, violeta, marrom e preto).
  • B. vários lápis pretos nº 2 (ou mais macio) com borrachas; um conjunto de crayons com, pelo menos, 8 cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta, marrom e preto).
  • C. lapiseira com grafite, borracha, caixa de lápis de cera com 12 cores (vermelho, rosa, laranja, amarelo, verde, azul marinho, azul claro, violeta, bege, marrom, cinza e preto).
  • D. 3 lápis nº 5, borracha, compasso e jogo de esquadros.
  • E. 2 lápis nº 4, borracha, 1 cola e caixa de lápis de cor com 24 cores.

Consta no Manual do Teste de Apercepção Temática − TAT, de Henry A. Murray, que o primeiro passo para analisar uma história é reconhecer o personagem com o qual o contador da história se identificou. Chama-se esse personagem de

  • A. herói.
  • B. mentor.
  • C. protagonista.
  • D. sujeito emergente.
  • E. ego principal.

No processo psicodiagnóstico, a entrevista na qual se transmite ao paciente ou aos pais, a compreensão obtida durante este processo, é denominada de entrevista

  • A. devolutiva.
  • B. diagnóstica.
  • C. conclusiva.
  • D. mediativa.
  • E. pontual.

A terapia de um paciente teve início com uma explicação lógica sobre o surgimento e a manutenção do problema do paciente, que começa a ser desenvolvida na primeira entrevista e vai sendo aprimorada ao longo das demais sessões, ou seja, iniciou com a elaboração

  • A. do levantamento de conteúdos conscientes a serem analisados, em uma terapia psicanalítica.
  • B. do mapa emocional relacionado aos conflitos sociais do paciente, em uma terapia sociodramática.
  • C. da lista de comportamentos recorrentes, em uma terapia adleriana.
  • D. da conceitualização cognitiva, em uma terapia cognitiva.
  • E. de hipóteses relacionadas aos fatos que desencadeiam sintomas, em uma terapia rogeriana.

Refere-se à existência no indivíduo de forças profundas e alheias à sua vontade que impedem o contato com o conteúdo inconsciente. Sua interpretação é parte essencial da análise, possibilitando o acesso ao material reprimido. A Psicanálise e a Psicoterapia de orientação analítica denominam este fenômeno de

  • A. contratransferência.
  • B. neutralidade.
  • C. livre associação.
  • D. resistência.
  • E. interpretação.

Consta na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 que, no Transtorno misto de ansiedade e depressão (F 41.2), a categoria mista é usada quando ambos os sintomas, de ansiedade e depressão, estão presentes, porém nenhum conjunto de sintomas, considerado separadamente, é

  • A. leve o suficiente para confirmar o diagnóstico.
  • B. grave o suficiente para justificar o diagnóstico.
  • C. impreciso o suficiente para que se suspeite deste diagnóstico.
  • D. tênue o suficiente para negar o diagnóstico.
  • E. significativo o suficiente para corroborar com o diagnóstico.

Os critérios diagnósticos para Retardo Mental, apresentados no DSM-IV-TR, propõem codificar o Retardo Mental com base no nível de gravidade refletindo nível de comprometimento intelectual, sendo que o QI de 20-25 a 35-40 corresponde ao Retardo Mental

  • A. Inespecificado.
  • B. Leve.
  • C. Moderado.
  • D. Profundo.
  • E. Grave.

O modelo piagetiano divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento, sendo que, no período das operações concretas, surge uma nova capacidade mental da criança, isto é, ela consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim (objetivo) e revertê-la para o seu início, que foi nominada por

  • A. O modelo piagetiano divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento, sendo que, no período das operações concretas, surge uma nova capacidade mental da criança, isto é, ela consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim (objetivo) e revertê-la para o seu início, que foi nominada por
  • B. considerações.
  • C. operações.
  • D. decodificações.
  • E. cognições.

A abordagem kleiniana entende que a criança passa, na posição depressiva, a ser capaz de apreender a mãe como objeto

  • A. limitado.
  • B. parcial.
  • C. total.
  • D. clivado.
  • E. repartido.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...