Questões de Psicologia do ano 2017

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as informações da situação a seguir.

Ana está lidando com a ansiedade e depressão com muita frequência. Como consequência, cortou relações interpessoais até com amigos mais íntimos e com as pessoas de sua família. O tempo todo está irritada e frustrada. Abandonou as aulas na faculdade e tem dificuldade para dormir e se alimentar. Acredita que tudo o que faz não tem nenhum valor e é incapaz de experimentar prazer.

Os sintomas descritos na situação hipotética correspondem a

  • A. dificuldade de tomar decisão, ideação negativa e diminuição de repertório.
  • B. pobreza na comunicação interpessoal, delírio de ruína e negação.
  • C. autonegligência, ideias delirantes e empobrecimento do repertório.
  • D. ideação suicida, anedonia e negação.
  • E. funções físicas perturbadas, sintomas de menos valia e anedonia.

O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA/UNICEF) do ano de 2014 revela que, entre as capitais, Fortaleza lidera no ranking nacional com 10,94 homicídios para cada grupo de mil adolescentes entre 12 e 18 anos. Esse índice, considerado alarmante em Fortaleza, deve-se a muitos fatores, dentre os quais se encontra(m)

  • A. a baixa renda dos setores mais pobres da população e os baixos indicadores de qualidade da educação.
  • B. o envolvimento dos adolescentes com o mundo do crime, embora exista ampla oportunidade no mundo do trabalho.
  • C. a família como principal responsável.
  • D. a cultura machista, que ocasiona a maior parte dos assassinatos de pessoas do sexo feminino.

Para Knobel (1992) “a adolescência se caracteriza por ser uma fase do desenvolvimento em que o indivíduo estabelece sua identidade adulta a partir de internalizações e identificações ocorridas na infância, principalmente na relação com seus pais, mas também levando em conta as influências da sociedade em que vive”.

Conforme essa vertente de concepção de adolescência, compreende-se que, para um indivíduo fazer a transição da fase de criança para a vida adulta, deve adquirir a seguinte característica:

  • A. definição da identidade sexual, mas ainda amadurecendo na sua capacidade de estabelecer relações afetivas estáveis.
  • B. independência econômica em estado inicial, pois ainda precisa morar na casa dos pais.
  • C. consolidação do seu sistema de valores pessoais.
  • D. estabelecimento de uma relação ainda conflituosa com a geração precedente.

Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.

I. Distúrbios de leitura.

II. Distúrbios de memória auditiva.

III. Distúrbios de escrita.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Com relação aos estágios do desenvolvimento da linguagem segundo Vigotsky, assinale a opção correta.

  • A. O falar para si mesmo é uma função associada ao estágio social.
  • B. O controle do comportamento do outro e a expressão de pensamentos simples estão em conformidade com o estágio social.
  • C. A possibilidade de direcionamento do pensamento, assim como o controle da própria criança, associa-se ao estágio egocêntrico.
  • D. O controle do comportamento pela própria criança está associado ao estágio interno.
  • E. A expressão de emoções simples e a direção do pensamento estão associadas aos estágios egocêntrico e social, respectivamente.

Assinale a opção que indica os estágios do desenvolvimento cognitivo que, segundo Piaget, integram a compreensão de números, o pensamento egocêntrico e o mundo do aqui e do agora, respectivamente.

  • A. estágio das operações concretas; estágio das operações formais; sensório-motor
  • B. estágio das operações concretas; pré-operacional preconceitual; sensório-motor
  • C. pré-operacional intuitivo; pré-operacional preconceitual; estágio das operações concretas
  • D. estágio das operações formais; pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas
  • E. pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas; pré-operacional intuitivo

Natália, bebê de oito meses de idade, sorri quando seu pai entra em seu quarto e a retira do berço, iniciando uma série de brincadeiras e afagos. Normalmente, pela manhã, ao perceber a entrada do pai, Natália movimenta-se voluntariamente e costuma gargalhar, demonstrando alegria com a presença do pai.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito do processo de aprendizagem.

  • A. portamentos humanos são ações involuntárias que se tornam menos prováveis de acontecer em situações que gerem consequências agradáveis.
  • B. As gargalhadas emitidas por Natália constituem reforços negativos que estimulam o pai a realizar novamente as brincadeiras e os afagos.
  • C. A atenção, o afago e a disposição para brincar ofertadas pelo pai funcionam como reforço positivo para emissão do comportamento de sorrir por Natália.
  • D. Caso Natália levasse uma bronca decorrente do barulho de sua gargalhada, essa repreensão consistiria em punição negativa, cuja consequência provável seria a diminuição ou a interrupção do ato de gargalhar.
  • E. O comportamento de Natália pode ser explicado pelos princípios básicos do condicionamento clássico.

São aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento infantil, respectivamente,

  • A. os hábitos da vida diária e o brincar.
  • B. a cognição e o aparato orgânico.
  • C. o psiquismo e a constituição subjetiva.
  • D. a psicomotricidade e a linguagem.
  • E. a estrutura psíquica e a aprendizagem.

A capacidade que um bebê tem de distinguir o familiar do desconhecido é denominada de

  • A. reforço.
  • B. contracondicionamento.
  • C. desabituação.
  • D. dislexia.
  • E. extinção.

De acordo com Jacques Lacan, em determinada fase do desenvolvimento da criança constitui-se uma demarcação de sua unidade corporal, separada do corpo da mãe. Esse primeiro corte com o exercício pleno da pulsão ocorre por meio

  • A. do afeto.
  • B. da foraclusão.
  • C. do imaginário.
  • D. do registro do simbólico.
  • E. do registro do real.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...