Questões sobre Avaliação de desempenho

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A respeito do processo e da prática da gestão de desempenho nas organizações, assinale a opção correta.

    A) As ações de avaliação de desempenho individual não incidem sobre gestores; apenas os funcionários que não exercem função de gestão integram o público-alvo.

    B) O desempenho da organização e das respectivas unidades de trabalho devem ser calculados exclusivamente em função da média do desempenho de cada um dos seus trabalhadores.

    C) No caso do desempenho dos gestores, este deve ser aferido a partir dos resultados atingidos pelas equipes que gerenciam; não se aplicam a esse público os métodos comportamentais.

    D) Considerando a relação causal entre desempenho e resultados individuais, na gestão do desempenho é possível escolher um ou outro elemento como base dessa política de gestão de pessoas.

    E) a gestão de desempenho, além dos comportamentos dos funcionários também se considera a qualidade, a eficiência e a efetividade das ações dos trabalhadores.

Os vieses são uma preocupação constante nos processos de avaliação de desempenho. Quando um avaliador permite que uma impressão geral afete as suas avaliações para cada dimensão, o viés é denominado

    A) leniência ou indulgência.

    B) preconceito.

    C) tendência central.

    D) efeito de halo ou auréola.

    E) efeito de recentidade.

A distribuição forçada é um dispositivo utilizado em alguns sistemas de avaliação de desempenho e que tem como principal vantagem

    A) o aumento da motivação dos funcionários.

    B) a redução dos conflitos.

    C) a redução dos jogos de interesse.

    D) o auxílio às chefias para diferenciar os desempenhos dos seus funcionários.

    E) a redução dos vieses de avaliação.

A respeito de características básicas da avaliação e gestão de desempenho, julgue o item subsequente.

Na avaliação de desempenho, realiza-se a coleta periódica de dados sobre a performance dos colaboradores.

As organizações muitas vezes utilizam a avaliação de desempenho para diversos propósitos. Os mais comuns são a administração de salários, o feedback do desempenho e a identificação dos pontos fortes e fracos dos empregados. Em relação às avaliações de desempenho, assinale a afirmativa correta.

  • A. Nos EUA , a lei do emprego não exige que a avaliação de desempenho se baseie somente em fatores relacionados ao cargo.
  • B. As avaliações de cargo são utilizadas para se estabelecer o valor comparável de diferentes cargos com base nos fatores compensáveis de cada cargo.
  • C. A análise de cargos não é um processo de coleta de informações sobre os elementos orientados para o cargo e os elementos orientados para o trabalhador antes de realizarem a avaliação de desempenho.
  • D. Os métodos baseados em resultados, embora pareçam indicar, não envolvem mensurações objetivas, tais como a quantidade e a qualidade do trabalho, dados pessoais, sistemas de administração por objetivos e avaliação de desempenho por computador.

Sobre a avaliação de desempenho, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A dinâmica do processo de gerência do desempenho deve ser contínua e flexível.

II. Ela fornece informações para as atividades gerenciais de recursos humanos.

III. A responsabilidade pelo gerenciamento do programa é dos gestores que a estão utilizando.

IV. Ela é uma verificação informal e temporária dos resultados alcançados com os indicadores estabelecidos.

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas I, II e III.
  • E. Apenas I, III e IV.

Um funcionário realizou uma autoavaliação sobre o seu desempenho e recebeu feedback de avaliações da sua chefia, pares, subordinados e fornecedores da organização. Esse método de avaliação de desempenho pelo qual o funcionário foi avaliado é chamado de

  • A. escala gráfica.
  • B. checklist.
  • C. 360 graus.
  • D. escolha forçada.
  • E. incidentes críticos.

A avaliação é o terceiro e último subsistema de Treinamento e Desenvolvimento. Entre os aspectos a serem definidos em uma avaliação, está sua categoria, se

  • A. formativa ou somativa.
  • B. indutiva ou dedutiva.
  • C. reacional ou relacional.
  • D. independente ou dependente.
  • E. circular ou direta.

O uso e aplicação adequados da avaliação do desempenho são imprescindíveis para que haja efetividade em sua intencionalidade. Para tanto, leia as proposições a seguir:

I. Instaurar um clima de respeito e confiança entre os colaboradores.

II. Incentivar as pessoas em suas responsabilidades de modo a definir metas de trabalho.

III. Assegurar que a gestão tenha centralidade e autocraticamente aconteça.

IV. Instigar o desenvolvimento contínuo entre as pessoas.

V. Despertar expectativas permanentes de aprendizagem.

VI. Adotar medidas de inovação e desenvolvimento pessoal e, também, profissional.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III, VI apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, IV apenas
  • E. I, II, IV, V, VI apenas

Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, já que as transformações sociais e individuais decorrentes do contexto do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da própria sociedade.

Em relação às informações apresentadas, e no que se refere às intervenções em processos de trabalho, saúde e bem-estar do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Desempenho no trabalho e produtividade são processos fortemente interligados, uma vez que se articulam tanto os fatores individuais de motivação, conhecimento e habilidades quanto os fatores contextuais e históricos vividos e as mudanças de valores da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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