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Psicologia - Avaliação de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de análise de tarefas, seleção de pessoal e avaliação de desempenho, julgue os itens subseqüentes.
Critério real de avaliação de desempenho é o modo pelo qual um critério teórico é operacionalizado ou avaliado. Um critério real pode sofrer contaminação, deficiência e problemas de relevância. A deficiência do critério significa que o critério real não abrange adequadamente todo o conteúdo teórico de avaliação, isto é, uma representação incompleta do que se deseja avaliar.
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A avaliação de desempenho é uma atividade que possibilita a aferição dos níveis de competência dos indivíduos no trabalho. Existem vários tipos de instrumentos ou escalas de avaliação, de treinamento de avaliadores e de estudos sobre o uso de múltiplas fontes de avaliação, desenvolvidos para minimizar a ocorrência de certos tipos de erro de julgamento. A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.
Escalas de observação comportamental avaliam a freqüência com que o avaliado apresenta os comportamentos observáveis, descritos nos itens, no seu ambiente de trabalho.
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A avaliação de desempenho é uma atividade que possibilita a aferição dos níveis de competência dos indivíduos no trabalho. Existem vários tipos de instrumentos ou escalas de avaliação, de treinamento de avaliadores e de estudos sobre o uso de múltiplas fontes de avaliação, desenvolvidos para minimizar a ocorrência de certos tipos de erro de julgamento. A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.
O uso de escalas gráficas baseadas em traços de personalidade (iniciativa, controle emocional, resistência à frustração e similares) elimina os erros de halo e benevolência.
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A avaliação de desempenho é uma atividade que possibilita a aferição dos níveis de competência dos indivíduos no trabalho. Existem vários tipos de instrumentos ou escalas de avaliação, de treinamento de avaliadores e de estudos sobre o uso de múltiplas fontes de avaliação, desenvolvidos para minimizar a ocorrência de certos tipos de erro de julgamento. A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.
Há pesquisas mostrando que treinamentos de avaliadores para evitar erros de avaliação diminuem a precisão psicométrica dos seus julgamentos sobre o desempenho de outras pessoas.
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A avaliação de desempenho é uma atividade que possibilita a aferição dos níveis de competência dos indivíduos no trabalho. Existem vários tipos de instrumentos ou escalas de avaliação, de treinamento de avaliadores e de estudos sobre o uso de múltiplas fontes de avaliação, desenvolvidos para minimizar a ocorrência de certos tipos de erro de julgamento. A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.
Um avaliador comete o erro de halo quando atribui apenas avaliações favoráveis aos seus avaliados.
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O trabalho do psicólogo em organizações demanda conhecimentos específicos sobre técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e remanejamento de pessoal. Considerando que seu trabalho pode incluir a realização ou assessoria para realização desses processos, julgue os itens a seguir.
A avaliação de desempenho deve incluir a auto-avaliação e a avaliação do chefe imediato, mas, para apontar os pontos fracos do empregado, apenas as avaliações dos seus superiores devem ser consideradas.
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Treinamento, desenvolvimento e educação vêm-se tornando atividades cada vez mais vitais para as organizações modernas. No Brasil, há cerca de 200 universidades corporativas, criadas por empresas dos mais diversos ramos da economia para propiciar oportunidades de educação contínua e permanente para seus colaboradores internos e externos. As organizações modernas têm investido grande soma de recursos financeiros para educar, treinar, qualificar e desenvolver continuamente os seus colaboradores internos e externos. Acerca das mudanças no mundo do trabalho e nas organizações em face do foco em treinamento, julgue os itens que se seguem.
A avaliação de reações procura verificar o quanto o participante ficou satisfeito com o treinamento. A avaliação de aprendizagem mensura o quanto o participante é capaz de aplicar as novas competências na realização das tarefas do seu cargo.
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Treinamento, desenvolvimento e educação vêm-se tornando atividades cada vez mais vitais para as organizações modernas. No Brasil, há cerca de 200 universidades corporativas, criadas por empresas dos mais diversos ramos da economia para propiciar oportunidades de educação contínua e permanente para seus colaboradores internos e externos. As organizações modernas têm investido grande soma de recursos financeiros para educar, treinar, qualificar e desenvolver continuamente os seus colaboradores internos e externos. Acerca das mudanças no mundo do trabalho e nas organizações em face do foco em treinamento, julgue os itens que se seguem.
É amplamente aceito por pesquisadores e profissionais de treinamento que a avaliação de necessidades de treinamento deve considerar os seguintes níveis: da organização, do trabalho e da pessoa.
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Sistemas de avaliação de desempenho estão se tornando cada vez mais importantes na atualidade. A diminuição das oportunidades de emprego e a acelerada perda de validade dos conhecimentos adquiridos por profissionais de todas as áreas vêm tornando o feedback avaliativo uma importante atividade de desenvolvimento de pessoas nas organizações. Acerca de avaliação de desempenho, julgue os itens subseqüentes.
O número de publicações científicas de um pesquisador e o número de cirurgias realizadas por um cirurgião são exemplos de medidas objetivas de avaliação de desempenho no trabalho.
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Sistemas de avaliação de desempenho estão se tornando cada vez mais importantes na atualidade. A diminuição das oportunidades de emprego e a acelerada perda de validade dos conhecimentos adquiridos por profissionais de todas as áreas vêm tornando o feedback avaliativo uma importante atividade de desenvolvimento de pessoas nas organizações. Acerca de avaliação de desempenho, julgue os itens subseqüentes.
As escalas mistas de avaliação de desempenho oferecem ao avaliador uma listagem de comportamentos que variam entre si de acordo com a sua eficiência. Ao utilizar esse tipo de escala, o avaliador deverá indicar se o desempenho do avaliado é melhor, igual ou pior do que cada comportamento descrito no instrumento.
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