Questões sobre Avaliação Psicológica

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Em Psicodiagnóstico, bateria de testes é a expressão empregada para indicar um conjunto de dois ou mais testes ou técnicas utilizadas para fornecer subsídios que permitam ratificar ou invalidar hipóteses, atendendo o objetivo da avaliação. A bateria de testes é utilizada por duas razões principais:

  • A. as dúvidas frente às dissonâncias entre os resultados dos testes se dirimem na comparação de validação via método das metades; há também uma ampliação da confiabilidade intertestes com tal comparação.
  • B. a confiabilidade dos instrumentos psicodiagnósticos é baixa, necessitando uma ampla gama de resultados para minorar essa limitação. Do mesmo modo, a validade, às vezes, insuficiente dos instrumentos se robustece na comparação entre os resultados.
  • C. a comparação entre os resultados dos testes visa a identificar os traços idiossincráticos que destoam do conceito estatístico de normalidade; além disso, aspectos não mensuráveis podem ser detectados de forma transversal na comparação dos testes com a entrevista.
  • D. uma avaliação suficientemente abrangente do avaliado não é possível ser obtida com nenhum teste isolado; além disso, a utilização de uma série de testes implica em uma tentativa de validação intertestes dos dados obtidos, minorando a margem de erro e fundamentando melhor as inferências clínicas.
  • E. a maior quantidade de documentos comprobatórios das hipóteses levantadas em laudo traz mais confiança às inferências empíricas. Do mesmo modo, devido à ampla variedade de instrumentos psicodiagnósticos no mercado, buscar mais de uma escolha mantém contínuas as pesquisas a respeito das temáticas, melhorando a qualidade dos testes.

Quanto às técnicas projetivas utilizadas no psicodiagnóstico, é correto afirmar que elas permitem

  • A. alcançar o sentido psicológico da experiência, permanecendo-se em um plano formal.
  • B. averiguar, de modo mais coeso, diversas variáveis em interação e, assim, ascender à singularidade do paciente, e sua utilização permanece restrita à indicação dos níveis de integridade das funções egoicas, ou seja, à adaptação do indivíduo à realidade.
  • C. combinar técnicas quantitativas e qualitativas, conferindo ao trabalho do psicólogo um caráter menos abrangente e uma compreensão menos completa do paciente.
  • D. que o modo de organização e execução requeira o psicodiagnóstico tradicional para atingir o objetivo de obter uma compreensão profunda, integrada e completa de uma pessoa em sua singularidade.
  • E. ao psicólogo utilizar apenas a interpretação teórica como resultado.

Considerando as informações do texto, em relação ao psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

  • A. A sessão destinada à devolução dos resultados do diagnóstico tem um intuito principalmente informativo e sempre sem efeitos terapêuticos.
  • B. No psicodiagnóstico tradicional, a diretriz de que a escolha dos testes deve basear-se em critérios de validade e precisão estatísticas pressupõe buscar a avaliação de variáveis ‘puras’, não isoladas do contexto de vida da pessoa, já que, quanto menores os índices de validade e precisão, maior seria essa ‘pureza’.
  • C. A sistematização do processo em passos implica uma rotina de procedimentos que não limita a liberdade do psicólogo, ficando restrita à escolha dos instrumentos que serão empregados.
  • D. O psicodiagnóstico interventivo (ou avaliação terapêutica) possui como principal característica a realização de intervenções, tais como: assinalamentos, interpretações e holding durante as entrevistas diagnósticas e aplicações de técnicas projetivas.
  • E. No momento da síntese final, na sessão devolutiva, os resultados não precisam ser inseridos no contexto de vida do indivíduo, de modo a informar a respeito das relações deles com as circunstâncias pessoais passadas e presentes.

A atividade diagnóstica destaca-se na psicologia por duas principais razões: garantia do status científico, por empregar instrumentos que atendem às exigências de padronização, e constitui

  • A. o marco distintivo da identidade profissional do psicólogo, pelo caráter privativo do uso de testes psicológicos.
  • B. atividade exclusiva do psicólogo.
  • C. parâmetro único para definir a necessidade de psicoterapia.
  • D. passo posterior à psicoterapia.
  • E. parâmetro para que o psicólogo utilize os testes psicológicos.

Sobre a compreensão do plantão psicológico como uma prática condizente com a realidade atual, é incorreto afirmar:

  • A. Na atualidade, a prática da clínica psicológica está baseada em uma técnica e não mais em uma ética; nesse sentido, o psicólogo não está preso a um local ou campo de atuação, ele pode estar em diversos lugares.
  • B. O plantão psicológico surge como uma possibilidade de prestação de serviço compatível com essa nova postura clínica, em que o psicólogo passa a estar comprometido com a escuta e sensível às demandas que chegam, mesmo que esse encontro seja único.
  • C. O plantão psicológico é uma prática clínica da contemporaneidade que pode ser ampliada para diversos campos da prática profissional e que possui como objetivo acolher e dar assistência necessária à população no momento de sua procura.
  • D. O plantão psicológico caracteriza-se como um espaço de acolhimento e escuta no momento em que a pessoa procura ajuda, buscando propiciar elaboração e ressignificação do seu sofrimento.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as intervenções verbais às suas características.

COLUNA I

1. Clarificar

2. Recapitular

3. Assinalar

4. Interrogar

COLUNA II

( ) Pedir ao paciente dados precisos, ampliações e aclarações do relato.

( ) Resumir pontos essenciais que aparecem no processo exploratório de cada sessão e do conjunto do tratamento.

( ) Marcar relação entre dados, sequências, constatações significativas, capacidades manifestas e latentes do paciente.

( ) Reformular o relato do paciente de maneira que certos conteúdos e relações dele adquiram maior relevância.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 1 3 2 4
  • B. 1 2 3 4
  • C. 4 3 2 1
  • D. 4 2 3 1

José é um senhor de 67 anos de idade que esteve em instituição de internação psiquiátrica por mais de 30 anos. A equipe da instituição tentou fazer contato com os familiares e amigos dele para que José passasse a frequentar o CAPS e voltar a residir com os respectivos familiares, já que estava em situação clínica estável e tinha condições de frequentar serviços-dia. Porém, a equipe não conseguiu contato. Trata-se de um caso de ruptura de relações sociais e afetivas em razão de internação psiquiátrica por longo período e sem o envolvimento familiar.

Com relação a esse caso clínico hipotético, e acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico no contexto da saúde, julgue os itens a seguir.

A avaliação psicológica de José constatou a respectiva capacidade de retornar ao convívio familiar, porém o tempo que ele permaneceu na instituição comprometeu o vínculo familiar. O caso de José representa a lacuna psicossocial resultante de longos períodos de internação psiquiátrica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao conceber o processo de pesquisa como um mosaico que descreve um fenômeno complexo a ser compreendido, é fácil entender que as peças individuais representem um espectro de métodos e técnicas, que precisam estar abertas a novas ideias, perguntas e dados. Ao mesmo tempo, a diversidade nas peças desse mosaico inclui perguntas fechadas e abertas, implica passos predeterminados e abertos, utiliza procedimentos qualitativos e quantitativos.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: é esta a questão? In: Revista Psicologia: teoria e pesquisa. Maio-agosto de 2006. V. 22, no 2, P. 212, com adaptações.

No que se refere aos instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa em psicologia, julgue os itens a seguir.

A pesquisa de tipo ex-post-facto consiste em uma investigação sistemática e empírica, na qual o pesquisador não tem controle direto sobre variáveis independentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao conceber o processo de pesquisa como um mosaico que descreve um fenômeno complexo a ser compreendido, é fácil entender que as peças individuais representem um espectro de métodos e técnicas, que precisam estar abertas a novas ideias, perguntas e dados. Ao mesmo tempo, a diversidade nas peças desse mosaico inclui perguntas fechadas e abertas, implica passos predeterminados e abertos, utiliza procedimentos qualitativos e quantitativos.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: é esta a questão? In: Revista Psicologia: teoria e pesquisa. Maio-agosto de 2006. V. 22, no 2, P. 212, com adaptações.

No que se refere aos instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa em psicologia, julgue os itens a seguir.

O uso do questionário, enquanto técnica de obtenção de dados, pode ser indicado para pesquisas de desenho quantitativo, pois possibilita atingir grande número de pessoas, mesmo que estejam distantes geograficamente, visto que esse instrumento pode ser aplicado via correio ou pelos recursos disponíveis na internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao conceber o processo de pesquisa como um mosaico que descreve um fenômeno complexo a ser compreendido, é fácil entender que as peças individuais representem um espectro de métodos e técnicas, que precisam estar abertas a novas ideias, perguntas e dados. Ao mesmo tempo, a diversidade nas peças desse mosaico inclui perguntas fechadas e abertas, implica passos predeterminados e abertos, utiliza procedimentos qualitativos e quantitativos.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: é esta a questão? In: Revista Psicologia: teoria e pesquisa. Maio-agosto de 2006. V. 22, no 2, P. 212, com adaptações.

No que se refere aos instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa em psicologia, julgue os itens a seguir.

As entrevistas estruturadas desenvolvem-se a partir de uma relação não fixa de perguntas, cuja ordem e redação podem ser alteradas, levando-se em consideração as variações ocorridas na aplicação da técnica, de sujeito para sujeito de pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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