Questões sobre Clima e cultura Organizacional

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A cultura organizacional pode ser classificada como adaptativa e não adaptativa. A classificação adaptativa diz respeito àquelas culturas organizacionais

  • A. sinérgicas, que mantêm elevada troca de informações com o objetivo de acelerar mudanças positivas.
  • B. fechadas, mas que exercem algum esforço de mudança para adaptar-se às tendências de mercado.
  • C. flexíveis, que buscam inovação, aceitando mudanças como um processo natural.
  • D. pulverizadas, que são compostas por várias microculturas com filosofia e regras próprias.
  • E. modernas, que aceitam a existência de contraculturas como parte integrante dos processos de mudança.

Existem tipos de poder que independem da posição ocupada pela pessoa na organização, sendo estes classificados em dois tipos: poder de especialização e o poder de referência. O poder de referência baseia-se no controle do comportamento do outro

  • A. pela habilidade de comunicação interpessoal, que favorece a conciliação de interesses diferentes.
  • B. por meio da valorização do poder compartilhado, tornando essa situação um fator de motivação.
  • C. por meio da posse de posição destacada que o outro não possui.
  • D. pela capacidade que demonstra para lidar com obstáculos sem desistir ou desanimar.
  • E. porque a pessoa quer se identificar com a fonte de poder, ser semelhante ou igual a ela.

Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue os itens de 111 a 116.

Em processos de negociação, é importante considerar o papel da servidão voluntária, que gera no trabalhador uma dificuldade de se emancipar frente aos processos de dominação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue os itens de 111 a 116.

A violência institucional coloca em risco a identidade do trabalhador, uma vez que predomina a desmobilização subjetiva, sendo, pois, fundamental o diagnóstico constante dos jogos de poder por meio de técnicas projetivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao modelo de gestão por competências.

Espaço laboral refere-se à capacidade que determinada pessoa tem de assumir responsabilidades e atribuições de maior dificuldade e de, ao fazê-lo, agregar mais valor à empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, referentes à cultura e ao clima organizacionais.

O clima organizacional corresponde à descrição, sob ênfase cognitiva, dos diferentes aspectos do trabalho sobre os quais as pessoas envolvidas atribuem juízos de valor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, referentes à cultura e ao clima organizacionais.

Um líder pode influenciar diretamente a cultura organizacional por intermédio da elaboração de uma estrutura organizacional centralizada e coordenada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, referentes à cultura e ao clima organizacionais.

As culturas organizacionais podem caracterizar-se por regularidade nacional, influência histórica, alcance coletivo, dinamismo, aprendizado, partilha, tangibilidade e intangibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, referentes à cultura e ao clima organizacionais.

A cultura de uma organização sofre influência indireta da liderança de seus dirigentes, em especial da comunicação efetiva de valores e crenças dos dirigentes para seus subordinados diretos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo desenvolvido por Litwin e Stringer (1968) para estudos simulados em laboratório sobre clima organizacional, contemplava seis dimensões: estrutura, responsabilidade, riscos, recompensas, calor e apoio, e conflito. A estrutura refere-se aos sentimentos dos trabalhadores

  • A. em relação às gratificações por um trabalho bem feito, como por exemplo ênfase nos elogios versus as críticas e as punições.
  • B. de ser o seu próprio chefe e não existir dupla verificação em suas decisões, como por exemplo o grau de autonomia oferecido para desempenhar as tarefas.
  • C. em relação à sua autonomia, à possibilidade de arriscar e de existirem desafios no cargo, como por exemplo se existem tarefas complexas a serem executadas no dia-a-dia.
  • D. em relação às restrições em suas situações de trabalho, como por exemplo se existem muitas regras, regulamentos ou procedimentos.
  • E. de boa camaradagem geral e de ajuda mútua que prevalece na organização, como por exemplo se existe integração entre os membros das equipes.
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