Questões sobre Clima e cultura Organizacional

Lista completa de Questões sobre Clima e cultura Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o conceito de cultura organizacional e os conceitos correlatos ao tema, uma cultura

  • A. forte demanda regras e regulamentos rigorosos e bem claros para orientar o comportamento dos funcionários.
  • B. forte gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional, diminuindo a rotatividade da força de trabalho.
  • C. forte não deixa espaços para subculturas, especialmente em organizações de grande porte.
  • D. fraca é uma dificuldade para uma organização que precisa modificar-se, sendo, nesse caso, preferível uma cultura forte.
  • E. organizacional se sobrepõe à cultura nacional, influenciando seus funcionários de forma mais sensível.

As pesquisas sobre satisfação com o trabalho indicam uma queda sensível na satisfação do trabalhador se comparados os resultados atuais com os resultados da década de 90.

Os estudos sobre a satisfação com o trabalho permitem concluir que a satisfação

  • A. com o trabalho não está relacionada aos comportamentos que indicam uma cidadania organizacional alta.
  • B. com o trabalho é proporcional ao absenteísmo do trabalhador.
  • C. com o trabalho é proporcional à rotatividade do trabalhador.
  • D. do trabalhador com seu trabalho o faz um trabalhador mais produtivo.
  • E. do trabalhador que lida com o cliente é proporcional à avaliação positiva do cliente.

Uma cultura organizacional forte

  • A. favorece a diminuição do índice de rotatividade da força de trabalho.
  • B. determina os valores pessoais de cada um de seus colaboradores.
  • C. ajuda na adaptação a novas situações sociais e facilita o aprendizado da organização.
  • D. requer regras e regulamentos formais claros e rigorosos para controlar o comportamento dos colaboradores da organização.
  • E. suplanta a influência da cultura nacional, permitindo que organizações globalizadas mantenham sua cultura em diferentes países.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. Acesso se refere a condições físicas do serviço de saúde, enquanto acessibilidade se refere à cultura organizacional, de acordo com Schmidt e Figueiredo.
  • B. O acesso pode ser abordado a partir de fatores geográficos, econômicos, organizacionais e socioculturais, além dos fatores individuais dos usuários de serviços de saúde.
  • C. Silva Júnior e Mascarenhas destacam três dimensões do acolhimento: postura, técnica e princípio de reorientação do serviço. A primeira dimensão implica a atitude humanizada e receptiva dos profissionais, ao receber, escutar e tratar as demandas dos usuários, implicando em relação de interesse mútuo, confiança e apoio.
  • D. O acompanhamento da clientela é um dos maiores desafios do trabalho na saúde mental. Junto com os eixos acesso e acolhimento, o acompanhamento é visto como um analisador da qualidade da assistência. Goldberg afirma que, dada a reabilitação psicossocial ser um processo, o serviço tem de prestar a continuidade do cuidado para que seus objetivos sejam possíveis. Não se trata de uma novidade no campo, mas de um princípio fundamental do cuidado.
  • E. O profissional que acolhe o paciente deve ocupar o papel de técnico de referência, ou seja, o profissional que o acolhe tem a prerrogativa de acompanhá-lo. Se o paciente for encaminhado a outra unidade de saúde, o técnico de referência deve realizar o seguimento. Para o paciente que permanece em tratamento no serviço (matriculado), a função de técnico de referência pode passar para outro profissional, na medida em que o paciente tem participação ativa na escolha do técnico de referência, a partir das relações terapêuticas e vínculos (transferências) que vão-se criando ao longo do tratamento: uma modulação entre preferências, referências e transferências na relação entre usuários e técnicos.

Julgue os itens subsequentes, relativos às relações entre trabalho e subjetividade.

Nas equipes de trabalho, o conflito origina-se, em geral, do confronto entre o que o sujeito deseja ser e fazer e o que ele efetivamente escolheu realizar, por razões muitas vezes ignoradas, como opção profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos às relações entre trabalho e subjetividade.

A insatisfação no trabalho pode ser motivada pelos paradoxos do desejo na neurose, que se traduz como o desejo de ter um desejo insatisfeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

A psicodinâmica do trabalho, desenvolvida por Cristophe Dejours na década de 90 do século passado na França, é uma abordagem científica cujo objeto de análise é a mobilização e o engajamento exigidos do sujeito trabalhador pela organização, mediante o uso da palavra. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens a seguir.

No espaço da fala, os trabalhadores de uma empresa podem reconstruir processos de subjetivação e coletividade, tendo em vista que a verbalização do sofrimento pode levar o trabalhador a mobilizar-se, pensar, agir e criar estratégias para transformar a organização do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as categorias de movimentação de pessoas, julgue os itens subsequentes.

Internacionalização refere-se ao desenvolvimento de ações que contribuam para atuação do profissional em organizações. Entre essas ações se incluem sua socialização na cultura organizacional, criação de condições para que assuma atribuições e responsabilidades, suporte para sua adaptação ao trabalho, auxílio para sua imersão na cultura estrangeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à psicodinâmica do trabalho, julgue os itens que se seguem.

O sofrimento é ressignificado por meio de estratégias defensivas individuais e coletivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à psicodinâmica do trabalho, julgue os itens que se seguem.

A mobilização subjetiva é fundamental para a vivência de prazer, assim como a ressonância simbólica, a sublimação e o reconhecimento no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...