Questões sobre Clima e cultura Organizacional

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No que se refere a condições organizacionais e promoção de saúde no trabalho, julgue os itens subsequentes.

Características pessoais como o locus de controle e a afetividade pouco contribuem para a percepção de estresse no trabalho, pois as atividades de uma pessoa e os procedimentos necessários para executá-las apresentam exigências que vão além das características da personalidade da pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos, clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.

A capacidade que uma organização tem de mudar rapidamente seus valores em virtude de orientações claras da gestão do topo demonstra o caráter dinâmico de sua cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos, clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.

Todo estilo de gerenciamento de conflitos apresenta vantagens e desvantagens; de forma que a escolha, pelos gestores, do estilo a ser adotado depende, entre outros fatores, da situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos, clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.

Quando, em uma organização, o gestor organizacional procura satisfazer os interesses das duas partes em conflito, ele está adotando o denominado estilo acomodação do gerenciamento de conflito.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos, clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.

Quando, em uma organização, há participação, trabalho em equipe e sentimento de família, a sua cultura organizacional é do tipo organicista e apresenta coesão interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.

No caso de o chefe de uma seção encaminhar um seu subordinado ao serviço de apoio psicossocial, após esse subordinado se envolver em diversos problemas com colegas de trabalho, caberá ao psicólogo responsável pelo seu atendimento intervir com o objetivo de promover o convívio saudável do grupo e propor medidas sociais preventivas para evitar a reincidência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisas demonstram que a carga de trabalho influencia diretamente na segurança do trabalhador, na satisfação no trabalho e no comprometimento com a organização. Os efeitos deletérios da carga de trabalho, no entanto, dependem da interação com o grau de controle que o funcionário tem sobre seu trabalho.

Como se pode descrever essa relação?

  • A. Com baixo nível de controle, a carga de trabalho sobrecarrega o trabalhador, no caso de ser qualitativamente baixa.
  • B. Com baixo nível de controle, a carga de trabalho sobrecarrega o trabalhador, no caso de ser quantitativamente baixa.
  • C. Com alto nível de controle, a carga de trabalho sobrecarrega o trabalhador, no caso de ser qualitativamente alta.
  • D. Com alto nível de controle, a carga de trabalho sobrecarrega o trabalhador, no caso de ser quantitativamente alta.
  • E. Com alto nível de controle, reduzem-se os efeitos negativos da alta carga do trabalho, independentemente de ser quantitativa ou qualitativamente alta.

O modelo de qualidade de vida no trabalho que considera dentre seus fatores a compensação justa e adequada, a oportunidade de crescimento e segurança, as garantias institucionais, a integração social na organização e a relevância social da vida no trabalho é denominado modelo

  • A. de Walton.
  • B. de Nadler e Lawler.
  • C. de Hackman e Oldhan.
  • D. da complementaridade organizaçãopessoa.
  • E. sociedade-indivíduo-organização.

Clima organizacional é um conceito que, dentre outras variáveis, descreve a(s)

  • A. maneira como a fundação da organização determinou seus valores e sua visão.
  • B. importância dos ritos utilizados pela organização no acolhimento de seus colaboradores.
  • C. percepção que os colaboradores têm e a avaliação que fazem das práticas e dos procedimentos adotados na organização.
  • D. justificativa histórica para os esquemas de reforçamento adotados pela organização e as explicações para os comportamentos adequados.
  • E. estratégias da organização para articular sua visão ao contexto social em que a organização se insere.

As conclusões da teoria motivacional da avaliação cognitiva devem ser descritas da seguinte forma:

  • A. Mais importante que as características das recompensas disponíveis ao trabalhador é a percepção da justiça na distribuição dessas recompensas.
  • B. A especificidade dos objetivos e a possibilidade de receber retorno (feedback) são situações que melhoram o desempenho.
  • C. Para que o pagamento e outras recompensas externas funcionem como motivadores eficazes, devem ser contingentes ao desempenho do grupo.
  • D. Para que o pagamento e outras recompensas externas funcionem como motivadores eficazes, devem ser contingentes ao desempenho do indivíduo.
  • E. A introdução de recompensas externas, como pagamento, para trabalhos gratificantes por seu conteúdo tende a reduzir a motivação.
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