Questões sobre Comportamento Organizacional

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Na área do comportamento organizacional, existem diversas teorias que tratam da liderança em ambientes empresariais e corporativos. Um dos modelos teóricos mais conhecidos e utilizados foi desenvolvido por Paul Hersey e Ken Blanchard, e traz, em linhas gerais, a ideia de que a liderança bemsucedida é alcançada pela escolha de um estilo de liderança adequada ao nível de prontidão dos liderados. No referido modelo teórico, há um enfoque nos liderados e na prontidão destes, isto é, na habilidade e na disposição demonstradas pelas pessoas para a realização de determinada tarefa.

A teoria de Hersey e Blanchard é conhecida como

  • A. do Indivíduo Superior.
  • B. das Contingências de Liderança.
  • C. da Liderança Situacional.
  • D. da Meta e do Caminho.
  • E. da Troca entre Líder e Liderados.

As organizações, na busca de diminuir o nível de absenteísmo de seus colaboradores, tem buscado formas alternativas para sanar os motivos desse comportamento. Sobre tais formas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Horários variáveis.

II. Melhoria das condições de trabalho.

III. Incentivos visando ao desenvolvimento da autodisciplina.

IV. Desligamento do colaborador.

  • A. Apenas I e III.
  • B. Apenas II e III.
  • C. Apenas I, II e III.
  • D. Apenas I, III e IV.
  • E. Apenas II, III e IV.

Sabe-se que as emoções desempenham um papel importante na organização, mas a área do comportamento organizacional direcionava pouca atenção ao tópico das emoções. Isso se justifica devido à influência

  • A. do mito da racionalidade e a crença de que as emoções eram perturbadoras.
  • B. da teoria behaviorista que valorizava o ambiente de trabalho.
  • C. da teoria de Henri Fayol.
  • D. familiar que existia nas organizações.
  • E. machista na organização e o preconceito em relação à mulher no mundo do trabalho.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Os gestores na organização necessitam desenvolver suas habilidades e competências para serem mais eficazes em seu trabalho. Assim, o estudo do ___________ investiga o impacto que as pessoas, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro da organização e aplica este conhecimento para fazer com que as organizações trabalhem de forma mais eficaz.

  • A. comportamento organizacional
  • B. clima organizacional
  • C. conflito grupal
  • D. treinamento e desenvolvimento de pessoal
  • E. turnover organizacional

Um psicólogo é chamado a sugerir modificações na forma como o trabalho é realizado em um contexto organizacional. Se o objetivo é o aumento da motivação dos trabalhadores, e o psicólogo é orientado por uma das clínicas do trabalho, ele deverá sugerir

  • A. aumento da remuneração que o trabalhador recebe pelo trabalho que realiza.
  • B. permissão para que o trabalhador exerça maior controle sobre os ritmos de seu trabalho.
  • C. estabelecimento de períodos de inatividade obrigatória dentro da jornada normal de trabalho.
  • D. minimização das variações das funções exercidas por cada trabalhador, padronizando as tarefas.
  • E. divulgação dos critérios utilizados para avaliação e gratificação do desempenho dos trabalhadores.

Em um ambiente de trabalho, duas equipes estão diante de uma negociação sobre uma meta de caráter trivial em que a barganha integrativa é impossível. Apesar de a resolução dessa questão ter igual importância para ambas as partes, e não haver pressão de tempo, há forte presença de conflitos interpessoais, com ameaça de rupturas irreversíveis durante o processo de negociação, independente do resultado. Havendo um problema muito mais importante a ser resolvido em um futuro próximo, o qual necessitará da atuação engajada e articulada das duas equipes, a estratégia de gerenciamento de conflitos mais adequada a ser tomada, nesse momento, por quem estiver no comando de uma dessas equipes é a

  • A. competição
  • B. colaboração
  • C. conciliação
  • D. evasão
  • E. benevolência

O poder organizacional pode ser distribuído e configurado em tipos de poder que, normalmente, são considerados comuns, e representam as possibilidades predominantes de combinação entre os diversos elementos. São tipos de poder organizacional, EXCETO:

  • A. Burocracia.
  • B. Autocracia.
  • C. Missionária.
  • D. Meritocracia.
  • E. Sistema autônomo.

Diversos autores, como Buchanan, Greenberg e Baron afirmam que, em relação às equipes de trabalho e desempenho, existem os estágios de desenvolvimento das equipes que são extremamente importantes para esse processo. Neste sentido, após seu nascimento ou a sua fundação, uma equipe de trabalho passa por diferentes fases até atingir o estágio em que o desempenho das tarefas é favorecido. Considerando tais informações, NÃO apresenta uma das fases do desenvolvimento de uma equipe:

  • A. Conflito.
  • B. Formação.
  • C. Adaptação.
  • D. Normatização.
  • E. Desintegração.

De acordo com Zanelli (2004 p. 367 apud, Sanchez 2002, p. 378), sobre a liderança, pode-se afirmar que as diversas formas de conceber a liderança são reflexos de diferentes enfoques teóricos e metodológicos. São enfoques teóricos sobre a liderança, EXCETO:

  • A. Os modelos integradores partem da base de que a liderança é um processo com múltiplas facetas. Os líderes devem analisar informação, resolver problemas, motivar os seguidores e dirigir as atividades do grupo.
  • B. Nos enfoques centrados nos seguidores, os seguidores possuem crenças compartilhadas sobre os traços e a conduta dos líderes, que irão influir na percepção e no processamento da informação sobre o líder.
  • C. Aqueles que se centram na figura do líder são exclusivamente os enfoques que se baseiam na figura do líder, analisando seus atributos pessoais, suas condutas, independentemente da situação ou dos seguidores.
  • D. Os que consideram a análise a partir da situação partem de um pressuposto que não existe um estilo ideal de conduta do líder que seja adequada a todas as situações.
  • E. Nos enfoques centrados nos seguidores, a liderança é um processo com múltiplas facetas. Os líderes devem analisar informação, resolver problemas, motivar os seguidores e dirigir as atividades do grupo.

Considerar o grupo como elemento-chave para entender o comportamento das pessoas deve fazer parte das ferramentas de todo aquele que trabalha para obter resultados por meio do outro. Deve-se olhar o grupo mediante o indivíduo e o indivíduo como reflexo do grupo a que pertence. Sobre os grupos nas organizações, analise.

I. Para administrar pessoas, deve-se compreender que o grupo é maior do que os indivíduos, embora por eles seja constituído. Sendo assim, pode-se afirmar que possuir uma visão sistêmica é o caminho mais adequado para conseguir estabelecer padrões de comportamento desejáveis em uma organização.

II. Compreendendo que os grupos existem, que estabelecem normas de convivência e que essas normas podem ir a favor ou contra aos objetivos organizacionais, o administrador pode estabelecer suas próprias regras comportamentais para interagir de maneira adequada com os diversos grupos e, assim, lograr os seus objetivos.

III. Embora possa parecer simples, gerenciar o comportamento humano é uma tarefa complexa. Os membros das organizações não conseguem reconhecer as diferenças entre os comportamentos socialmente sustentados pelo seu grupo e as cobranças feitas pela organização. Nessas circunstâncias, nem sempre a comunicação constitui um elemento que favorece o adequado gerenciamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I , apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. II e III, apenas.
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