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São três as proposições orientadoras para a previsão do comportamento individual: quanto maior a força da expectativa de que dado comportamento tenha resultado positivo, mais provável que esse comportamento ocorra e vice-versa; na medida em que um comportamento em particular é visto como tendo relação positiva com a manutenção e melhoria do autoconceito, o comportamento tende a se tornar parte corrente do repertório individual e quanto mais limitada a gama de competências de uma pessoa, mais provável que
A teoria da expectativa é baseada no relacionamento entre o esforço (E) e o desempenho (D) do indivíduo e o desejo pelos resultados (R) associados com o alto desempenho. A expectativa D → R consiste em determinar se o desempenho
A ambiguidade do papel, que significa que as pessoas não possuem clareza sobre quais comportamentos de trabalho são esperados delas, é classificada como um estressor causado pelas demandas
Na abordagem dejouriana, para que uma investigação da relação trabalho-saúde mental seja possível, é necessário, inicialmente, uma ruptura com modelos médicos e psiquiátricos clássicos, por acreditar que retiram o indivíduo do referencial social-histórico e propõe uma abordagem que considera renovadora, na qual se vá além da pesquisa escolhida pela ergonomia, considerando no trabalho, também a dimensão
Por assédio, em um local de trabalho, entende-se toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se, sobretudo, por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, por em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho. Segundo Hirigoyen, este processo implica na passagem por algumas fases, sendo que ao instalarem-se o enredamento e o controle, as vítimas tornam-se cada vez mais
O estudo do comportamento organizacional que trata da comunicação, liderança, tomada de decisão, estresse, conflito, negociação e poder, está situado no nível da
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão da informação e do conhecimento. A informação organizacional resulta das interpretações cognitiva e afetiva de um determinado grupo de indivíduos.
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As organizações são constituídas por relacionamentos intergrupais e individuais, o que implica a necessidade do gerenciamento de conflitos. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem. Os conflitos organizacionais originam-se dentro dos limites corporativos, de modo que a organização e os indivíduos, ao alterarem constantemente as relações a sua volta, criam as condições necessárias para o surgimento do conflito.
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Em uma organização, a atuação das pessoas deve ser analisada a partir das percepções, das atitudes e dos valores que elas apresentam. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. Atitude é uma predisposição do indivíduo para reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa. Dessa forma, as atitudes de um indivíduo influenciam seu comportamento diante de situações específicas.
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No que se refere às teorias relacionadas ao tema da liderança, julgue os itens a seguir. De acordo com a teoria situacional, o líder deverá adotar um comportamento em função das condições ambientais em que estão inseridas as pessoas que ele deseja influenciar.
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