Questões sobre Comportamento Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comportamento Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São três as proposições orientadoras para a previsão do comportamento individual: quanto maior a força da expectativa de que dado comportamento tenha resultado positivo, mais provável que esse comportamento ocorra e vice-versa; na medida em que um comportamento em particular é visto como tendo relação positiva com a manutenção e melhoria do autoconceito, o comportamento tende a se tornar parte corrente do repertório individual e quanto mais limitada a gama de competências de uma pessoa, mais provável que

  • A. ela exija de seus gestores, no ambiente de trabalho, maior apoio para que possa realizar os trabalhos solicitados.
  • B. uma competência existente venha a ser utilizada independentemente da adequação situacional.
  • C. ela desenvolva, de forma rápida, novos hábitos para sobreviver em um ambiente corporativo competitivo.
  • D. ela busque apoio de colegas para a auxiliarem, voluntariamente, a desenvolver novas competências no ambiente de trabalho.
  • E. novas conexões cerebrais não se instalem, posto que a pessoa estará vivendo situações de conflito.

A teoria da expectativa é baseada no relacionamento entre o esforço (E) e o desempenho (D) do indivíduo e o desejo pelos resultados (R) associados com o alto desempenho. A expectativa D → R consiste em determinar se o desempenho

  • A. conquistado gerará um resultado positivo para a equipe.
  • B. aplicado resultará em um reforço neutro.
  • C. praticado resultará em um reforço negativo.
  • D. alcançado resultará em um empenho classificado como de alta performance.
  • E. bem-sucedido levará ao resultado desejado.

A ambiguidade do papel, que significa que as pessoas não possuem clareza sobre quais comportamentos de trabalho são esperados delas, é classificada como um estressor causado pelas demandas

  • A. intergrupais.
  • B. das pessoas.
  • C. transacionais.
  • D. mercadológicas.
  • E. das tarefas.

Na abordagem dejouriana, para que uma investigação da relação trabalho-saúde mental seja possível, é necessário, inicialmente, uma ruptura com modelos médicos e psiquiátricos clássicos, por acreditar que retiram o indivíduo do referencial social-histórico e propõe uma abordagem que considera renovadora, na qual se vá além da pesquisa escolhida pela ergonomia, considerando no trabalho, também a dimensão

  • A. laboral, isto é, outras práticas de atividade voltadas também ao lazer.
  • B. organizacional, isto é, a divisão das tarefas e as relações de produção.
  • C. empresarial, isto é, interesses de gestores e colaboradores no recebimento de comissões extras.
  • D. fisiológica, isto é, baseada na inclusão e estímulo de processos desestressores.
  • E. institucional, isto é, a inclusão de interesses do trabalhador nas metas da indústria.

Por assédio, em um local de trabalho, entende-se toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se, sobretudo, por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, por em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho. Segundo Hirigoyen, este processo implica na passagem por algumas fases, sendo que ao instalarem-se o enredamento e o controle, as vítimas tornam-se cada vez mais

  • A. valentes, buscando defender-se.
  • B. confusas, sem saber ou ousar queixar-se.
  • C. amistosas, no intuito de driblar os ataques.
  • D. delirantes, sobrevalorizando as ofensas recebidas.
  • E. sociáveis, procurando novos apoios entre os membros da equipe de trabalho.

O estudo do comportamento organizacional que trata da comunicação, liderança, tomada de decisão, estresse, conflito, negociação e poder, está situado no nível da

  • A. microperspectiva.
  • B. perspectiva intermediária.
  • C. macroperspectiva.
  • D. perspectiva individual.
  • E. perspectiva antropológica.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão da informação e do conhecimento. A informação organizacional resulta das interpretações cognitiva e afetiva de um determinado grupo de indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações são constituídas por relacionamentos intergrupais e individuais, o que implica a necessidade do gerenciamento de conflitos. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem. Os conflitos organizacionais originam-se dentro dos limites corporativos, de modo que a organização e os indivíduos, ao alterarem constantemente as relações a sua volta, criam as condições necessárias para o surgimento do conflito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma organização, a atuação das pessoas deve ser analisada a partir das percepções, das atitudes e dos valores que elas apresentam. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. Atitude é uma predisposição do indivíduo para reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa. Dessa forma, as atitudes de um indivíduo influenciam seu comportamento diante de situações específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às teorias relacionadas ao tema da liderança, julgue os itens a seguir. De acordo com a teoria situacional, o líder deverá adotar um comportamento em função das condições ambientais em que estão inseridas as pessoas que ele deseja influenciar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...