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Psicologia - Comportamento Organizacional - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Segundo Zanelli (2004), em relação ao comportamento humano no trabalho, ressalta-se que as teorias sobre atitudes sugerem perspectivas em que atitudes são entendidas como uma rede de sentimentos, crenças e tendências para agir em direção a pessoas, grupos, ideias ou objetos, tornando-se um referencial fértil para o entendimento da afetividade em diferentes contextos, especialmente no trabalho. Juntamente com este fator, esta teoria é apontada como o principal eixo teórico responsável pelo conhecimento psicossocial aplicado no trabalho durante o século XX, tendo como seus principais representantes os seguintes conceitos atitudinais:
I. satisfação no trabalho;
II. empatia com o trabalho;
III. automotivação no trabalho;
IV. sociabilidade no trabalho;
V. envolvimento com o trabalho;
VI. comprometimento organizacional afetivo.
Sobre as atitudes no trabalho, está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
Psicologia - Comportamento Organizacional - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Em relação ao indivíduo no contexto organizacional e processo de socialização, os autores Zanelli (2004 apud, Van Maanen & Schein 1979) conceberam as táticas organizacionais como os caminhos nos quais as experiências dos indivíduos em transição de um papel para o outro são estruturados nas organizações. Sem classificação, esses autores desenvolveram um modelo de análise baseado em dimensões na qual cada tática pode variar. São modelos de análise de táticas no contexto organizacional, EXCETO:
No que se refere ao tema do absenteísmo, assinale a alternativa correta.
Quanto ao absenteísmo nas organizações de trabalho, assinale a alternativa correta.
Considerando as ideias de Herzberg para enriquecer tarefas e estimular os fatores motivacionais, assinale a alternativa correta.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens seguintes acerca da psicodinâmica do trabalho e da prevenção de saúde do trabalhador. A qualidade de vida no trabalho e a ergonomia da atividade são dois importantes focos de estudo da psicologia organizacional e do trabalho, mas devem ser conduzidas de forma separada, sem que haja influência de uma sobre a outra, já que seus resultados são concorrentes. A primeira busca a melhoria das condições para o trabalhador, ao passo que a segunda para a empresa.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A definição de Liderança refere-se à capacidade de
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. Competências são desenvolvidas por meio do processo de aprendizagem, com a aquisição de conhecimentos, habilidade e atitudes, ao passo que a aprendizagem é uma mudança duradoura no comportamento ou na capacidade de um indivíduo, transferível para novas situações. Portanto, a expressão da competência independe de sua manifestação no ambiente de trabalho.
Idalberto Chiavenato menciona que recrutar e selecionar candidatos requer um razoável conhecimento da natureza humana e das repercussões que a tarefa impõe à pessoa que irá executá-la. Quando o cargo não foi ainda preenchido, a situação se complica, pois requer uma visão antecipada da interação entre pessoa e tarefa. Quase sempre, as características individuais estão relacionadas com três aspectos principais: execução da tarefa em si; interdependência com outras tarefas e interdependência com
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. O novo paradigma do trabalho capitalista divide-se em três competências: as participativas, relativas à capacidade de conhecer a função integral de uma empresa; as transversais, que integram os campos autonomia, responsabilidade e comunicação social; e as sociais, referentes à cooperação entre as equipes e as redes de diferentes setores.
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