Questões sobre Comportamento Organizacional

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Segundo Zanelli (2004), em relação ao comportamento humano no trabalho, ressalta-se que “as teorias sobre atitudes sugerem perspectivas em que atitudes são entendidas como uma rede de sentimentos, crenças e tendências para agir em direção a pessoas, grupos, ideias ou objetos, tornando-se um referencial fértil para o entendimento da afetividade em diferentes contextos, especialmente no trabalho”. Juntamente com este fator, esta teoria é apontada como o principal eixo teórico responsável pelo conhecimento psicossocial aplicado no trabalho durante o século XX, tendo como seus principais representantes os seguintes conceitos atitudinais:

I. satisfação no trabalho;

II. empatia com o trabalho;

III. automotivação no trabalho;

IV. sociabilidade no trabalho;

V. envolvimento com o trabalho;

VI. comprometimento organizacional afetivo.

Sobre as atitudes no trabalho, está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

  • A. II.
  • B. I, IV e V.
  • C. I, V e VI.
  • D. II, IV e VI.
  • E. I, II, III, IV e VI.

Em relação ao indivíduo no contexto organizacional e processo de socialização, os autores Zanelli (2004 apud, Van Maanen & Schein 1979) conceberam as táticas organizacionais como os caminhos nos quais as experiências dos indivíduos em transição de um papel para o outro são estruturados nas organizações. Sem classificação, esses autores desenvolveram um modelo de análise baseado em dimensões na qual cada tática pode variar. São modelos de análise de táticas no contexto organizacional, EXCETO:

  • A. Serial vs disjuntivo.
  • B. Formal vs informal.
  • C. Serial vs randômica.
  • D. Coletivo vs individual.
  • E. Sequencial vs randômica.

No que se refere ao tema do absenteísmo, assinale a alternativa correta.

  • A. O nível de satisfação no trabalho pode afetar a rotatividade, mas não o absenteísmo, uma vez que este é afetado por barreiras externas ao trabalho, tais como doenças ou responsabilidades particulares.
  • B. O termo absenteísmo relaciona-se a estar ausente do local de trabalho (seja por faltas ou atrasos), bem como a permanecer presente fisicamente, mas sem ação e comprometimento (presença física e ausência mental).
  • C. A gestão do problema de ausência ainda não é capaz de trazer retornos favoráveis.
  • D. Não se pode afirmar que o absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas.
  • E. A motivação para a assiduidade é afetada por práticas organizacionais, bem como por atitudes, valores e objetivos dos empregados.

Quanto ao absenteísmo nas organizações de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. O absenteísmo é também chamado de ausentismo, turnover ou desligamento.
  • B. Considera-se que ausências são faltas ao trabalho por motivos evitáveis, e não faltas ou atrasos por motivo de doença.
  • C. O absenteísmo refere-se ao desligamento das pessoas das organizações, o que corresponde à admissão de um substituto.
  • D. Existem dois tipos de absenteísmo: o que se refere ao desligamento por iniciativa do funcionário e o que se relaciona ao desligamento por iniciativa do colaborador.
  • E. O índice de absenteísmo pode tanto ser mensal como anual e pode ser calculado por meio de uma fórmula matemática.

Considerando as ideias de Herzberg para enriquecer tarefas e estimular os fatores motivacionais, assinale a alternativa correta.

  • A. A pessoa não deve programar o respectivo trabalho, pois essa preocupação deve ser do seu chefe ou superior imediato. Ela deve se preocupar com o próprio desempenho, já que assim se sentirá motivada ao ver sua produção.
  • B. A pessoa deve ter o controle sobre o que faz, e não do que precisa para fazê-lo.
  • C. A tarefa deve proporcionar à pessoa a informação direta de retorno a respeito de seu bom desempenho e a informação indireta de retorno acerca de seu mau desempenho, ou seja, a retroinformação nem sempre é essencial.
  • D. Todo trabalho deve ter qualidades ou características únicas, e a pessoa deve ter oportunidade de responder pelo que faz e pelos resultados que consegue alcançar.
  • E. Toda pessoa deve ter oportunidade de aprender novas tarefas, e não novas habilidades.

Julgue os itens seguintes acerca da psicodinâmica do trabalho e da prevenção de saúde do trabalhador. A qualidade de vida no trabalho e a ergonomia da atividade são dois importantes focos de estudo da psicologia organizacional e do trabalho, mas devem ser conduzidas de forma separada, sem que haja influência de uma sobre a outra, já que seus resultados são concorrentes. A primeira busca a melhoria das condições para o trabalhador, ao passo que a segunda para a empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A definição de Liderança refere-se à capacidade de

  • A. influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos.
  • B. persuadir um grupo de liderados visando a concretização da missão institucional.
  • C. controlar uma equipe de trabalho no cumprimento de metas e objetivos.
  • D. conduzir um grupo de trabalhadores na concretizações das decisões das instâncias de gestão.

Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. Competências são desenvolvidas por meio do processo de aprendizagem, com a aquisição de conhecimentos, habilidade e atitudes, ao passo que a aprendizagem é uma mudança duradoura no comportamento ou na capacidade de um indivíduo, transferível para novas situações. Portanto, a expressão da competência independe de sua manifestação no ambiente de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Idalberto Chiavenato menciona que recrutar e selecionar candidatos requer um razoável conhecimento da natureza humana e das repercussões que a tarefa impõe à pessoa que irá executá-la. Quando o cargo não foi ainda preenchido, a situação se complica, pois requer uma visão antecipada da interação entre pessoa e tarefa. Quase sempre, as características individuais estão relacionadas com três aspectos principais: execução da tarefa em si; interdependência com outras tarefas e interdependência com

  • A. outros sistemas.
  • B. outras pessoas.
  • C. diferentes recursos de trabalho.
  • D. diferentes processos de trabalho.
  • E. novas metodologias de trabalho.

Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. O novo paradigma do trabalho capitalista divide-se em três competências: as participativas, relativas à capacidade de conhecer a função integral de uma empresa; as transversais, que integram os campos autonomia, responsabilidade e comunicação social; e as sociais, referentes à cooperação entre as equipes e as redes de diferentes setores.

  • C. Certo
  • E. Errado
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