Lista completa de Questões sobre Comportamento Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relativos à pesquisa em psicologia organizacional.
O comportamento organizacional deve ser pesquisado por meio do comportamento individual.
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Julgue os itens seguintes, relativos à pesquisa em psicologia organizacional.
A pesquisa das relações de poder serve para ações de tomada de decisões gerenciais.
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Julgue os itens seguintes quanto à importância das relações humanas no contexto de trabalho.
A competição e a cooperação são dois fenômenos de grupo que podem determinar a qualidade das relações interpessoais, devendo, por isso, ser continuamente diagnosticados pelo psicólogo organizacional.
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Julgue os itens seguintes quanto à importância das relações humanas no contexto de trabalho.
A qualidade dos serviços depende das relações interpessoais entre os atendentes e entre os atendentes e usuários.
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O trabalho é produtor de significações psíquicas e contribui para a identidade social do indivíduo. Nos contextos organizacionais, ele pode estar na origem das vivências de prazer e de sofrimento dos trabalhadores e requerer dos profissionais que atuam nos campos de gestão de pessoas e da saúde atenção especial para a prevenção de riscos para a saúde mental. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
As vivências de sentimentos, tais como tédio, frustração e desmotivação são ilustrativos da ocorrência de sofrimento no trabalho.
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Ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas têm sido apontadas por profissionais de recursos humanos e por trabalhadores como importantes processos de gestão de pessoas, responsáveis, em parte, pelo nível de comprometimento dos colaboradores com a organização. As empresas mais bem quistas pelos empregados coincidem com aquelas que realizam grandes investimentos na capacitação de seus colaboradores internos e externos. Com relação ao treinamento em organizações, julgue os itens subseqüentes.
Tratar bem as pessoas indistintamente, em situações de trabalho, é um exemplo de competência pertencente ao domínio afetivo ou atitudinal. Esse tipo de resultado de aprendizagem pode ser adequadamente ensinado por meio de aulas expositivas orais em que o professor ou instrutor explica em detalhes como alguém deve agir diante de outras pessoas no trabalho.
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Ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas têm sido apontadas por profissionais de recursos humanos e por trabalhadores como importantes processos de gestão de pessoas, responsáveis, em parte, pelo nível de comprometimento dos colaboradores com a organização. As empresas mais bem quistas pelos empregados coincidem com aquelas que realizam grandes investimentos na capacitação de seus colaboradores internos e externos. Com relação ao treinamento em organizações, julgue os itens subseqüentes.
Nas organizações, a aprendizagem humana ocorre de forma natural ou induzida. A aprendizagem natural ocorre espontaneamente, por meio de contatos diretos, observação, imitação, intercâmbio de informações e troca de experiências entre pessoas. Ações de treinamento, educação e desenvolvimento de pessoas são mecanismos de indução da aprendizagem em organizações.
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A respeito de aprendizagem e desempenho humano em organizações, julgue os itens seguintes.
O desempenho competente no trabalho depende de complexas relações entre características do indivíduo: conhecimentos, habilidades e atitudes saber fazer e saber ser , motivação querer fazer e de condições ambientais externas de suporte organizacional poder fazer.
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A respeito de aprendizagem e desempenho humano em organizações, julgue os itens seguintes.
Os processos de aprendizagem natural e de aprendizagem induzida dependem de características dos aprendizes condições internas e de condições externas ambiente, contexto e situações. As condições externas à aprendizagem natural incluem a qualidade das informações disponibilizadas pela organização ao trabalhador e o suporte gerencial, psicossocial e material ao desempenho e à aprendizagem natural.
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A respeito de aprendizagem e desempenho humano em organizações, julgue os itens seguintes.
Transferência de aprendizagem envolve processos de generalização e retenção de conhecimentos, habilidades e atitudes. Em avaliação de treinamento, transferência de aprendizagem é definida como a aplicação, no trabalho, de novas aprendizagens adquiridas pelo indivíduo em treinamentos.
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