Questões sobre Ética em Psicologia

Lista completa de Questões sobre Ética em Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens subseqüentes.

A postura ética do psicólogo consiste na observância dos princípios elencados pela bioética que servem a todos, ou seja, princípios que não priorizem crenças ou valores pessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens subseqüentes.

No exercício profissional, o psicólogo deve agir com base em suas convicções pessoais, guiado por seus valores e princípios, construídos ao longo de sua formação pessoal e profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens subseqüentes.

O cumprimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo garante uma postura ética por parte do profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com relação aos princípios éticos da psicologia clínica.

O princípio da beneficência diz o seguinte: "auxilie, ou não prejudique o paciente".

  • C. Certo
  • E. Errado

O Art. 19º do Código de Ética do Psicólogo relata que o psicólogo, ao participar de atividade em veículos de comunicação,

  • A.

    articulará positivamente para obter vantagens que agreguem valor a todos os profissionais que atuam como psicólogos em sua região.

  • B.

    estimulará a comunidade a buscar os serviços públicos de atendimento psicológico, visando, desta forma, desmistificar a fantasia de que psicólogos atuam somente com pacientes de alta periculosidade.

  • C.

    deverá manter uma postura de suprir as necessidades imediatas da sociedade, diminuindo sofrimentos e reforçando a importância da qualidade de vida.

  • D.

    zelará para que as informações prestadas disseminem conhecimento a respeito das atribuições, da base científica e do papel social da profissão.

  • E.

    deverá solicitar autorização prévia do Conselho Regional de Psicologia, visando manter seus direitos garantidos, caso sofra eventual denúncia por ter emitido pareceres inadequados.

O Art. 6º do Código de Ética do Psicólogo indica que, no relacionamento com profissionais não psicólogos, o psicólogo encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação e

  • A.

    compartilhará todas as informações para qualificar o serviço prestado, com a intenção de oferecer conhecimento e interagir de forma franca e aberta com os demais profissionais envolvidos na demanda indicada.

  • B.

    compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

  • C.

    não deverá compartilhar informações, reservando, assim, o sigilo que é exigido para sua profissão.

  • D.

    mediará, sempre que necessário, a orientação dos demais profissionais não psicólogos visando, desta forma, garantir a integridade do sigilo das informações.

  • E.

    responsabilizar-se-á por compilar todas as informações e garantir que estas sejam tratadas com o devido sigilo, posto que a orientação do Conselho Federal de Psicologia é a de se preservar a integridade dos seres humanos.

Alguns pacientes que são assistidos por um psicólogo, um cardiologista e um psiquiatra no órgão público em que trabalham assinaram termo de consentimento livre e esclarecido para participar de estudo proposto pelo psicólogo. O objetivo do estudo é investigar a possível relação entre transtornos de ansiedade e a qualidade da saúde cardiovascular de pessoas que ocupam cargos de chefia.

 

 Acerca dessa situação hipotética e do trabalho em equipe de saúde, julgue os itens subseqüentes.

Se, por qualquer motivo, o psicólogo deixar de trabalhar no órgão em questão, deverá levar, sob sua responsabilidade, os dados dos pacientes que participaram do estudo ou incinerar o material antes mesmo de deixar o cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Rita, com 83 anos de idade, com doença pulmonar crônica, chegou ao vigésimo dia de internação, período em que passou por vários tipos de exames, dos mais simples aos mais invasivos. Ainda sem um diagnóstico preciso que explicasse a intensificação dos sintomas de fadiga extrema, seria necessário prosseguir os exames. Há seis meses, o irmão de Rita, após duas semanas de internação no mesmo hospital, faleceu. A lembrança desse irmão, que sempre foi muito próximo a ela, ainda está muito viva. "Foi como se tivesse sido ontem", diz ela, cujo maior desejo é voltar para sua casa, já não mais suportando a permanência naquele hospital, apesar de todo apoio que recebe dos filhos e da equipe médica.

A partir do caso hipotético acima, julgue os itens a seguir, acerca da intervenção ética do psicólogo junto à pessoa doente.

A psicologia e a ética juntas contribuem para uma digna vivência da morte, ou seja, para que esta não seja reduzida simplesmente a um processo biológico que permita morrer sem dor. O amparo a Rita, cujos dados são compatíveis com a condição de paciente terminal, bem como à sua família, é importante para auxiliar na tomada de consciência do que está implicado no processo de morrer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos deveres fundamentais do psicólogo, de acordo com seu código de ética, julgue os itens a seguir.

O código de ética de psicologia não apresenta, explicitamente, a expressão violência doméstica, porém, de forma implícita, prevê a necessidade de o profissional denunciar aos órgãos de competência as situações de violência a que os pacientes estão submetidos, uma vez que alguns artigos do código de ética fazem referência à obrigação que o psicólogo deve ter em zelar pela saúde, dignidade e integridade humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos deveres fundamentais do psicólogo, de acordo com seu código de ética, julgue os itens a seguir.

O psicólogo deve trabalhar visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuir para a responsabilidade social, posicionando-se politicamente de forma a eliminar quaisquer formas de negligência, discriminação, crueldade e opressão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...