Lista completa de Questões sobre Ética em Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos deveres fundamentais do psicólogo, de acordo com seu código de ética, julgue os itens a seguir.
O psicólogo deve induzir convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas ou outros tipos de crenças, quando se fizer necessário, para o pleno e efetivo exercício de suas funções profissionais.
Acerca dos deveres fundamentais do psicólogo, de acordo com seu código de ética, julgue os itens a seguir.
O psicólogo deve orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e guardar confidencialidade irrestrita dos documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.
Dentre as responsabilidades gerais do psicólogo, previstas no Código de Ética Profissional dos Psicólogos, não é vedado:
Considerando-se o disposto no novo Código de Ética Profissional do Psicólogo no que tange ao sigilo profissional, é correto afirmar que:
no atendimento ao adolescente deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para as medidas em seu benefício;
apenas por determinação judicial poderá ser quebrado o sigilo profissional;
a utilização de quaisquer meios de registro dos serviços prestados constitui quebra do sigilo profissional;
o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo quando tiver conhecimento da prática de crime contra criança;
o psicólogo fica obrigado a quebrar o sigilo quando tiver conhecimento de inobservância aos princípios fundamentais do Código.
Em 27 de agosto de 2005 entrou em vigor uma nova formulação do Código de Ética Profissional do Psicólogo, reflexo da necessidade sentida pela categoria e suas entidades representativas de atender à evolução do contexto institucional-legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes. De acordo com o Código de Ética é permitido ao psicólogo:
induzir qualquer pessoa ou organização a recorrer a seus serviços;
receber ou pagar remuneração ou porcentagem por encaminhamento de serviços;
informar a terceiros os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos;
realizar atendimento não eventual de interdito sem autorização do curador;
participar de paralisações sem prévia comunicação aos usuários dos serviços atingidos.
O Código de Ética Profissional dos psicólogos no artigo 38, item B, determina que
é permitido participar como Psicólogo de quaisquer atividades através dos meios de comunicação, em função unicamente de autopromoção.
é vedado participar como Psicólogo de quaisquer atividades através dos meios de comunicação, em função unicamente de autopromoção.
é favorável a participação do Psicólogo em quaisquer atividades através dos meios de comunicação, em função unicamente de sua autopromoção.
o Psicólogo deve participe de atividades através dos meios de comunicação.
todo o Psicólogo deve participar de quaisquer atividades através dos meios de comunicação, em função unicamente de autopromoção.
Julgue os itens a seguir, acerca da velhice e do envelhecimento.
Se o paciente de um psicólogo é denunciado por maus-tratos ao idoso, compete a esse psicólogo atuar como perito no caso com o objetivo de elucidar a denúncia.
Um programa de tratamento ambulatorial para tabagistas tem formato grupal e um coordenador, que se reúnem por 90 minutos duas vezes por semana, em um total de quatro sessões. Nessas duas semanas de programa, os participantes aprendem a reconhecer seus comportamentos, pensamentos e sentimentos. As sessões são estruturadas em quatro etapas, incluindo atenção individual aos participantes, informações sobre o tabagismo e estratégias para reduzir o uso do cigarro, revisão do material descrito e tarefas a serem realizadas após a sessão. Julgue os itens subseqüentes, a respeito do tabagismo e do referido programa de tratamento.
O profissional que conduz esse tipo de programa tem autonomia para decidir e convidar pessoas da comunidade e a imprensa em geral para assistir às sessões, considerando que a iniciativa pode ser um modelo para a sociedade como um todo.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia em resolução que entrou em vigor em 27/08/2005, tem entre seus princípios fundamentais, EXCETO:
O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas, eliminando quaisquer formas de crítica política e social.
O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica.
O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
O Código de Ética do Psicólogo estabelece que o psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização considerará
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...