Lista completa de Questões sobre Ética em Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da ética profissional, é correto afirmar que
o ato médico outorga ao profissional de psicologia o direito de realizar psicodiagnóstico.
os terapeutas devem proteger apenas o interesse dos seus clientes, por isso esperase que as informações permaneçam confidenciais.
a maioria dos estudos que envolvem animais consiste em observações naturalísticas, ou experimentos de aprendizado, que utilizam mais recompensa do que punição.
aconselhamentos em rádio ou TV são desaprovados por limitarem a avaliação precisa dos problemas.
o relatório devolutivo com os objetivos e resultados da pesquisa ao final do experimento é opcional.
Em uma equipe de cuidados básicos à saúde, um psicólogo participa de um programa que atende grupos de gestantes tabagistas, obesas e alcoolistas. Acerca do trabalho do psicólogo e das patologias tratadas nesse contexto, julgue os itens a seguir.
O psicólogo deve promover mudanças nas crenças e dogmas de fé de seus pacientes quando isso puder aumentar a adesão ao tratamento.
O Código de Ética do Profissional Psicólogo no seu art. 11 dispõe que quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo
O art. 9o do Código de Ética do Psicólogo informa que é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de
Considerando-se as implicações éticas das funções de Perito e de Assistente Técnico, como descritas por BRANDÃO e GONÇALVES, em Psicologia jurídica no Brasil, e à luz do Código de Ética Profissional do Psicólogo de 1987, é CORRETO afirmar que
a falsa perícia é um ilícito penal condicionado à verificação da falta ética; assim sen-do, o Psicólogo responderá criminalmente se for condenado em julgamento ético rea-lizado pelo Conselho de Psicologia em que está inscrito.
o desrespeito aos prazos processuais para a entrega de laudos periciais, previsto no Código de Processo Civil, constitui falta ética punível com advertência, censura ou censura pública.
o Psicólogo, em algumas situações, toma conhecimento de fatos, que, por sua atuação profissional, ele deve denunciar — nesse caso, o Código de Ética prevê a admissibili-dade da quebra do sigilo profissional.
o Psicólogo, Perito ou Assistente Técnico, tem autonomia e liberdade para utilizar todos testes psicológicos que estão disponíveis no mercado, desde que, se solicitado, comprove embasamento teórico e metodológico pessoal que o habilita a tanto.
O Código de Ética do Psicólogo, no artigo 14, promulga que a utilização de quaisquer meios de registro e observação da prática psicológica
obedecerá a linha filosófica de cada psicólogo, que tem direito de imprimir em sua atuação as mais diversas alternativas de tratamento e de posicionamento para com os seus clientes, desde que estes sejam preservados quanto ao compartilhamento de informações com pessoas as quais julgam inadequado fazê-lo.
é compartilhada de forma integral com profissionais de outras áreas que estejam envolvidos num processo de tratamento psicossocial.
é de fórum restrito aos profissionais que atuam na área de saúde mental.
é optativa para o profissional de saúde que, dependendo de sua formação, pode ou não se dar ao direito de promover anotações e compartilhá-las, com os envolvidos no tratamento psicológico.
obedecerá as normas do referido Código e a legislação profissional vigente, devendo o usuário ou beneficiário, desde o início, ser informado.
O Código de Ética do Psicólogo, em seu artigo 13, promulga que, no atendimento à criança, ao adolescente ou interdito, deve ser comunicado aos responsáveis
um relato minucioso de cada sessão que foi realizada.
o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.
toda e qualquer alteração psíquica que envolva não só o paciente mas também os seus responsáveis, para que assumam possíveis erros que estejam cometendo na educação do envolvido.
somente as questões referentes a honorários ou assuntos pertinentes a temas de baixa relevância ao tratamento em questão.
assuntos que envolvam a participação de terceiros no processo de modificação de comportamento percebido como adequado ou inadequado no tratamento sugerido.
Segundo o Art. 07 do Código de Ética, o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, quando
O Código de Ética do Psicólogo de agosto de 2005 determina que é vedado ao profissional
O ingresso e a permanência do psicólogo organizacional nas instituições devem ser balizados por princípios éticos que orientam a sua conduta profissional. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
A filosofia, os padrões e as normas vigentes em uma organização são secundários para a atuação do psicólogo organizacional, uma vez que esse atua diretamente sobre o indivíduo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...