Lista completa de Questões sobre Ética em Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uns dos princípios fundamentais mencionados no Código de Ética do Psicólogo é o de que o psicólogo
O Art. 23o do Código de Ética do Psicólogo dispõe que se o atendimento for realizado por Psicólogo vinculado a trabalho multiprofissional numa clínica, empresa, instituição ou a pedido de outrem, só poderão ser dadas informações
que possam ser analisadas por profissionais que atuam na área de saúde, pois somente eles terão condições de utilizar tais informações de forma sigilosa e ética.
mediante aprovação da pessoa que foi examinada.
que indiquem sérios distúrbios de personalidade e que venha interferir no processo de relacionamento interpessoal que o indivíduo examinado está inserido.
por um dos membros da equipe multidisciplinar que é considerado o mais apto para fazê-lo.
a quem as solicitou, a critério do profissional, dentro dos limites estritamente necessários aos fins a que se destinou o exame.
Psicologia - Ética em Psicologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O primeiro dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo é: "O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos." Das reflexões abaixo, a mais pertinente é:
Diante deste princípio, podemos acreditar que o trabalho do psicólogo pode contribuir para a vida social e política em nosso país.
O psicólogo é só 01 (um) diante de milhões de brasileiros despreocupados com a nação, então este princípio está fadado ao fracasso e deveria ser retirado, pois é muito teórico.
A única maneira deste princípio valer e tornar-se uma realidade é com os psicólogos se candidatando para assumirem cargos políticos eletivos.
O psicólogo fala tanto em respeitar quando ele próprio se permite ser tão desrespeitado. Para as coisas mudarem, o psicólogo tem de deixar de se preocupar em respeitar e forçar que ele próprio seja um profissional respeitado.
Psicologia - Ética em Psicologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O Artigo 13 do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia delibera o seguinte sobre o que deve ser comunicado pelo psicólogo aos responsáveis, no atendimento aos adolescentes:
Deve ser comunicado tudo aos responsáveis para se promoverem medidas em benefício do adolescente.
Nada deve ser comunicado aos responsáveis para se promoverem medidas em benefício do adolescente.
Deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em benefício do adolescente.
Devem ser comunicadas inverdades aos responsáveis para se promoverem medidas em benefício do adolescente
Psicologia - Ética em Psicologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O Artigo 6°, do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia, dispõe sobre o relacionamento do psicólogo com profissionais não psicólogos, determinando que
o psicólogo compartilhará todas as informações com esses profissionais para qualificar o serviço prestado, ressaltando a troca das comunicações efetuadas e, assim, mantendo um bom relacionamento com eles, algo essencial para o exercício da profissão de psicólogo.
O psicólogo nada compartilhará com esses profissionais, assegurando assim todo o sigilo necessário ao acompanhamento de qualquer caso.
O psicólogo compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
A decisão do que compartilhará com esses profissionais é exclusivamente do psicólogo, cabendo a ele decidir se comunicará algo ou não a eles, se manterá todo o sigilo ou não.
Psicologia - Ética em Psicologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O Artigo 5°, do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia, define que o psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que
as atividades de emergência não sejam interrompidas.
todas as atividades devem ser paralisadas, colocando-se a favor de todos os movimentos democráticos.
a definição de interromper ou não todas as atividades é de decisão exclusiva dele.
ele não se manifestará publicamente em assembléias, assim mantendo o dever profissional.
Psicologia - Ética em Psicologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Psicólogo(a) com diversos trabalhos publicados no Rio Grande do Norte, dentro da área escolar, e que participou da comissão de psicólogos e professores convidados na elaboração do Código de Ética Profissional do Psicólogo do ano de 2005, comissão esta citada na última página desse Código. Essa afirmação refere-se a
José de Queiroz.
Elza Dutra.
Ruth Dantas.
Oswaldo Yamamoto
O Psicólogo, como outras profissões, tem seu código de ética, que delineia, dentre outras funções, responsabilidades. Neste contexto, identifique a resposta incorreta.
O psicólogo, embora não haja uma plena neutralidade, deverá evitar qualquer forma de indução de convicção política, religiosa, sexual etc
Em situações de greve ou paralisação, considerando dignidade da categoria e, conseqüentemente, do usuário ou beneficiário do serviço, o psicólogo poderá interromper os serviços, inclusive, o de emergência.
Para o psicólogo a propaganda não pode ser a "alma do negócio", portanto, não utilizará o preço do serviço como forma de divulgação do seu trabalho.
A remuneração do trabalho não é arbitrariamente definida pelo "dono" (Psicólogo) nem pelo "freguês" (Cliente), ou seja, deve ser feita considerando-se a justa retribuição aos serviços prestados e às condições do usuário ou beneficiário.
O respeito ao sigilo profissional, durante o exercício profissional, por meio da confidencialidade, estende-se a proteção da intimidade das pessoas, grupos e instituições.
Considerando o Código de Ética do Psicólogo, assinale a alternativa incorreta.
Atuará com responsabilidade social, portanto, considerando a realidade política, econômica, social e cultural da qual participa.
Prestará serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar ao benefício pessoal.
Deverá conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir o código de ética profissional da categoria.
Manterá cientes os pais de crianças e adolescentes, em atendimento, de todos os acontecimentos, reais ou não, abordados por estes dependentes, ainda que tal comunicação não configure um benefício imediato para estes.
Não se apresentando um responsável legal, o atendimento não-eventual de uma criança ou adolescente deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo, é correto afirmar:
I. O psicólogo trabalhará visando promover ações de reabilitação e restituição da saúde e da qualidade de vida dos indivíduos, contribuindo para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
II. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
III. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
IV. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se sempre de forma conciliadora e intervindo na mediação dos conflitos, em consonância com os demais princípios desse Código.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...