Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, a teoria de Vygotsky propõe que:
Os processos de desenvolvimento coincidem com os processos de aprendizagem;
Os processos de desenvolvimento são independentes do aprendizado;
O desenvolvimento é concebido como elaboração e substituição de respostas inatas;
O processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizagem;
O processo de aprendizado progride de forma mais lenta e atrás do processo de desenvolvimento.
Em nossa sociedade ocidental, o discurso que rege o que se tem por verdadeiro, que define a rede de conhecimentos válidos (ou não válidos), é o científico. Nossa verdade está centrada nele e nas instituições que o produzem. Instituições essas igualmente não isentas de interesses. São conhecimentos e verdades guiados em seu processo de produção por crenças, costumes e interesses. Usados permanentemente pela produção econômica e pelo poder político e difundidos pelas instâncias educativas e informativas da sociedade, de forma, até certa instância, controlada por grandes aparelhos políticos e econômicos, tais como: universidades, mídia, escrita, exército. Para explicar o acima descrito, Foucault menciona, em sua obra, a existência de
capitalismo humanista.
percepção cognitiva.
jogos de verdade.
sociedade laudatória.
transtorno psicopatológico.
Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro, propõe que dois desses saberes devem ser
a pontualidade e a racionalidade.
o conhecimento e a compreensão humana.
a lógica e o conhecimento.
a compreensão humana e o capitalismo.
a racionalidade e o conhecimento.
O autor que contrapôs o paradigma da simplicidade ao paradigma da complexidade foi:
Umberto Eco.
Sigmund Freud.
Erik H. Erikson.
Edgard Morin.
Donald Winnicott.
Marlene Guirado, ao pensar a atuação do psicólogo na área da Psicologia Institucional, afirma que, uma vez numa equipe (multidisciplinar) de uma instituição concreta, o psicólogo estará sempre muito distante daquela posição privilegiada de assessor ou consultor, para garantir a especificidade em sua intervenção, pois tudo que pode compreender ou analisar das relações instituídas estará sendo crivado pelo lugar que ocupa como
agente institucional.
supervisor organizacional.
ex-partícipe interno.
instrutor externo.
mediador estrutural.
O termo Psicologia Institucional tem sido usado para nomear diferentes tipos de práticas psicológicas em instituições, uma variedade de formas de atuação. Quando a Psicologia Institucional inclui a abordagem psicanalítica, trata-se de um trabalho na esfera
do campo das competências compartilhadas e grupais.
das crenças diretas destacadas no comportamento organizacional.
da criatividade pessoal dos colaboradores na empresa.
do consciente coletivo e de suas múltiplas manifestações.
das representações e do inconsciente.
Em uma concepção pós-moderna, o conhecimento psicológico pertence ao domínio do intersubjetivo, no qual os significados são construídos nos espaços comuns de pessoas em
hierarquia.
oposição.
relação.
competição.
alternância.
Podemos conceituar memória como sendo um processo pelo qual aquilo que é aprendido persiste ao longo do tempo, do mesmo modo que se caracteriza como um sistema ativo que recebe, armazena, organiza e recupera a informação. Em relação à memória, afirma-se:
I. Apresenta três sistemas distintos de armazenamento: memória sensorial, memória de curto prazo e de longo prazo.
II. Memória sensorial é subdividida em duas formas: icônica e ecoica.
III. A memória de curto prazo contém as informações nas quais estamos pensando ou das quais estamos plenamente conscientes.
IV. A memória de longo prazo pode permanecer por toda a nossa vida e nunca ficamos sem espaço para armazenar nova informação.
V. Parte do trabalho de organização e arquivamento da memória aparentemente ocorre durante o sono. Alguns estudos têm demonstrado que ocorre o aumento da MLP durante o sono.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
Apenas as afirmativas I, II, e III.
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas II, III, IV e V.
Apenas as afirmativas I, II, III e V.
Múltiplas estratégias de pesquisas são utilizadas na produção do conhecimento científico em Psicologia - pesquisas correlacionais, de laboratório, de campo, etc. Existem também pesquisas denominadas na comunidade científica de modelo experimentalmente valorizadas e de uso frequente. A parte básica do planejamento, segundo esse modelo, é decidir quais fatores o pesquisador manipulará diretamente e quais serão examinados para possíveis alterações
Como se denomina a variável, que é um comportamento mensurável mostrado pelo participante, segundo o modelo experimental?
Variável dependente.
Variável independente.
Variável interveniente.
Efeito placebo.
Significância estatística.
Técnica de observação na qual são registradas manifestações favoráveis ou desfavoráveis da variável investigada, para fins de avaliação:
entrevista.
diário
incidente crítico.
amostragem de tempo.
gravação
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...