Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, a teoria de Vygotsky propõe que:

  • A.

    Os processos de desenvolvimento coincidem com os processos de aprendizagem;

  • B.

    Os processos de desenvolvimento são independentes do aprendizado;

  • C.

    O desenvolvimento é concebido como elaboração e substituição de respostas inatas;

  • D.

    O processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizagem;

  • E.

    O processo de aprendizado progride de forma mais lenta e atrás do processo de desenvolvimento.

Em nossa sociedade ocidental, o discurso que rege o que se tem por verdadeiro, que define a rede de conhecimentos válidos (ou não válidos), é o científico. Nossa “verdade” está centrada nele e nas instituições que o produzem. Instituições essas igualmente não isentas de interesses. São conhecimentos e verdades guiados em seu processo de produção por crenças, costumes e interesses. Usados permanentemente pela produção econômica e pelo poder político e difundidos pelas instâncias educativas e informativas da sociedade, de forma, até certa instância, controlada por grandes aparelhos políticos e econômicos, tais como: universidades, mídia, escrita, exército. Para explicar o acima descrito, Foucault menciona, em sua obra, a existência de

  • A.

    capitalismo humanista.

  • B.

    percepção cognitiva.

  • C.

    jogos de verdade.

  • D.

    sociedade laudatória.

  • E.

    transtorno psicopatológico.

Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro, propõe que dois desses saberes devem ser

  • A.

    a pontualidade e a racionalidade.

  • B.

    o conhecimento e a compreensão humana.

  • C.

    a lógica e o conhecimento.

  • D.

    a compreensão humana e o capitalismo.

  • E.

    a racionalidade e o conhecimento.

O autor que contrapôs o paradigma da simplicidade ao paradigma da complexidade foi:

  • A.

    Umberto Eco.

  • B.

    Sigmund Freud.

  • C.

    Erik H. Erikson.

  • D.

    Edgard Morin.

  • E.

    Donald Winnicott.

Marlene Guirado, ao pensar a atuação do psicólogo na área da Psicologia Institucional, afirma que, uma vez numa equipe (multidisciplinar) de uma instituição concreta, o psicólogo estará sempre muito distante daquela posição privilegiada de assessor ou consultor, para garantir a especificidade em sua intervenção, pois tudo que pode compreender ou analisar das relações instituídas estará sendo crivado pelo lugar que ocupa como

  • A.

    agente institucional.

  • B.

    supervisor organizacional.

  • C.

    ex-partícipe interno.

  • D.

    instrutor externo.

  • E.

    mediador estrutural.

O termo Psicologia Institucional tem sido usado para nomear diferentes tipos de práticas psicológicas em instituições, uma variedade de formas de atuação. Quando a Psicologia Institucional inclui a abordagem psicanalítica, trata-se de um trabalho na esfera

  • A.

    do campo das competências compartilhadas e grupais.

  • B.

    das crenças diretas destacadas no comportamento organizacional.

  • C.

    da criatividade pessoal dos colaboradores na empresa.

  • D.

    do consciente coletivo e de suas múltiplas manifestações.

  • E.

    das representações e do inconsciente.

Em uma concepção pós-moderna, o conhecimento psicológico pertence ao domínio do intersubjetivo, no qual os significados são construídos nos espaços comuns de pessoas em

  • A.

    hierarquia.

  • B.

    oposição.

  • C.

    relação.

  • D.

    competição.

  • E.

    alternância.

Podemos conceituar memória como sendo um processo pelo qual aquilo que é aprendido persiste ao longo do tempo, do mesmo modo que se caracteriza como um sistema ativo que recebe, armazena, organiza e recupera a informação. Em relação à memória, afirma-se:

I. Apresenta três sistemas distintos de armazenamento: memória sensorial, memória de curto prazo e de longo prazo.

II. Memória sensorial é subdividida em duas formas: icônica e ecoica.

III. A memória de curto prazo contém as informações nas quais estamos pensando ou das quais estamos plenamente conscientes.

IV. A memória de longo prazo pode permanecer por toda a nossa vida e nunca ficamos sem espaço para armazenar nova informação.

V. Parte do trabalho de organização e arquivamento da memória aparentemente ocorre durante o sono. Alguns estudos têm demonstrado que ocorre o aumento da MLP durante o sono.

 Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas as afirmativas I, II, e III.

  • C.

    Todas as afirmativas.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III, IV e V.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II, III e V.

Múltiplas estratégias de pesquisas são utilizadas na produção do conhecimento científico em Psicologia - pesquisas correlacionais, de laboratório, de campo, etc. Existem também pesquisas denominadas na comunidade científica de modelo experimentalmente valorizadas e de uso frequente. A parte básica do planejamento, segundo esse modelo, é decidir quais fatores o pesquisador manipulará diretamente e quais serão examinados para possíveis alterações

Como se denomina a variável, que é um comportamento mensurável mostrado pelo participante, segundo o modelo experimental?

  • A.

    Variável dependente.

  • B.

    Variável independente.

  • C.

    Variável interveniente.

  • D.

    Efeito placebo.

  • E.

    Significância estatística.

Técnica de observação na qual são registradas manifestações favoráveis ou desfavoráveis da variável investigada, para fins de avaliação:

  • A.

    entrevista.

  • B.

    diário

  • C.

    incidente crítico.

  • D.

    amostragem de tempo.

  • E.

    gravação

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...