Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Exemplo de droga psicoanaléptica, pelo seu efeito sobre o sistema nervoso central, é o(a):

  • A.

    maconha.

  • B.

    LSD.

  • C.

    mescalina.

  • D.

    psilocibina.

  • E.

    cocaína.

Dentre os efeitos nocivos do uso continuado da maconha, é correto afirmar que há uma umento:

  • A.

    exagerado na produção de espermatozoides.

  • B.

    na produção do hormônio luteinizante (LH).

  • C.

    excessivo nas dimensões testiculares.

  • D.

    na irritação e inflamação das células da mucosa bucal.

  • E.

    na produção do hormônio folículo estimulante (FSH).

A psicologia tem mantido uma contribuição histórica com a educação que tem garantido a ambas, avanços teóricos e práticos. Uma das abordagens utilizadas nesta aproximação tem sido a chamada teoria crítica. Em síntese, pode-se afirmar que uma teoria ou concepção é crítica, EXCETO:

  • A.

    À medida que transforma o imediato em mediato.

  • B.

    Ao buscar desvelar as aparências ideológicas.

  • C.

    Na apreensão da totalidade do concreto em suas múltiplas determinações.

  • D.

    Sempre que compreende a sociedade como um movimento de vir a ser.

  • E.

    Sendo utilizada como instrumento de hierarquização social.

Charles Darwin e Francis Galton influenciaram o desenvolvimento da psicologia, principalmente da chamada psicologia funcionalista. Suas principais influências foram, respectivamente,

  • A.

    a avaliação das funções cognitivas de julgamento, compreensão e raciocínio; o estudo das motivações do comportamento humano.

  • B.

    a busca pela identificação dos modos pelos quais as mentes individuais diferiam e técnicas para medir essas diferenças; o desenvolvimento de testes de inteligência com bases na teoria eugenista.

  • C.

    o desenvolvimento de metodologias de estudo dos processos sensoriais e sua classificação; o aprofundamento de estudos sobre a psicologia da aprendizagem.

  • D.

    o destaque aos processos de desenvolvimento filogenético; as investigações sobre sistemas de necessidades e valores e sua determinação no desenvolvimento individual.

  • E.

    o estudo dos desvios das condições biológicas normais; o desenvolvimento de uma teoria da personalidade pautada nas capacidades e potencialidades humanas.

A Nova Psicologia tentou consistentemente adaptar os métodos das ciências naturais às suas necessidades, mas em nenhuma forma precedente essa tendência foi tão forte quanto no comportamentalismo de Watson. Para ele, a Psicologia devia restringir-se aos dados das ciências naturais, ao que podia ser observado, ou seja, ao comportamento. Portanto, foram métodos utilizados por Watson:

  • A.

    o associacionismo, o método do reflexo condicionado e a observação.

  • B.

    o método da introspecção, da observação contínua e do relato verbal.

  • C.

    a observação, o método de associação livre e o método do relato não verbal.

  • D.

    a observação, os métodos de teste, o método do relato verbal e o método do reflexo condicionado.

  • E.

    o método da introspecção, o método do relato verbal e o método do reflexo condicionado.

As perspectivas teóricas no campo da pesquisa qualitativa definem os pressupostos teóricos e metodológicos que devem ser respeitados na formulação de um projeto de pesquisa. Flick (2004) apresenta em Uma introdução à pesquisa qualitativa, as perspectivas teóricas e seus pressupostos. Qual opção abaixo está incorreta?

  • A.

    No Interacionismo Simbólico, “o ponto de partida consiste nos significados subjetivos que os indivíduos atribuem a suas atividades e a seus ambientes” (p. 33).

  • B.

    Nos modelos estruturalistas, “supõem-se que os sistemas culturais de significado, de alguma forma, componham a percepção e a elaboração da realidade subjetiva e social” (p. 39).

  • C.

    Na Psicologia Discursiva, os conteúdos e os procedimentos dos processos cognitivos são reconstruídos a partir dos discursos e restritos “à descrição do por que na elaboração da realidade social” (p. 38).

  • D.

    Nos modelos pós-estruturalistas, “os textos não são nem no mundo per se, nem uma representação objetiva de partes desse mundo (p. 40).

  • E.

    No estudo da Representação Social, os estudos consideram relevante a compreensão de “como esse conhecimento social e culturalmente compartilhado influencia os modos individuais de percepção, experiência e ação” (p. 40).

Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008, p. 20), “apesar de reconhecermos a existência de uma psicologia do senso comum e, de certo modo, estarmos preocupados em defini-la”, é com a Psicologia Cientí- fica que aqui devemos refletir. “A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que chamamos objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.” Diante do texto, responda as questões 21 e 22 a seguir

Sobre a psicologia do senso comum é CORRETO afirmar:

  • A.

    O senso comum mistura e recicla outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo, portanto, faz parte do conhecimento humano;

  • B.

    O senso comum não integra o conhecimento humano;

  • C.

    A psicologia do senso comum deve ser desconsiderada pelos cientistas;

  • D.

    Não existe psicologia do senso comum;

  • E.

    N.D.A

Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008, p. 20), “apesar de reconhecermos a existência de uma psicologia do senso comum e, de certo modo, estarmos preocupados em defini-la”, é com a Psicologia Cientí- fica que aqui devemos refletir. “A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que chamamos objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.” Diante do texto, responda as questões 21 e 22 a seguir. 21)

Sobre o objeto de estudo da Psicologia é CORRETO afirmar:

  • A.

    A Psicologia, assim como a Antropologia, a Economia, a Sociologia e todas as ciências humanas, estuda o ser humano

  • B.

    A diversidade de objetos da Psicologia dificulta uma clara definição de objeto da Psicologia

  • C.

    Um dos motivos que dificulta uma clara definição de objetos da Psicologia é o fato do cientista – o pesquisador – poder se confundir com o objeto a ser pesquisado

  • D.

    O objeto da Psicologia, considerando suas características, deve ser aquele que reúna as condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicoló- gicos: como a subjetividade

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas

A observação, a reprodução, a manipulação e o controle das variáveis dependentes e independentes dos fenômenos estudados caracterizam o seguinte método em Psicologia:

  • A.

    Estudo de Caso.

  • B.

    Observação Sistemática.

  • C.

    Método de Levantamento.

  • D.

    Psicologia Experimental.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os recursos básicos de um diagnóstico:

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 3 – 2 – 4 – 5.

  • B.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5.

  • C.

    2 – 3 – 1 – 5 – 4.

  • D.

    4 – 3 – 2 – 1 – 5.

  • E. 2 – 3 – 1 – 4 – 5.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...