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Analisando a inserção do Psicólogo na saúde Pública, é correto afirmar que:
Os 48 anos de regulamentação retratam a Psicologia como uma profissão que conquistou sua inserção social e representatividade política.
Instituiu-se como um campo do saber e uma prática efetiva para a construção de um projeto de transformação social.
Ao fazer um retrospecto da estruturação da Psicologia no campo da saúde pública, é necessário analisar apenas a forma como suas práticas vêm se organizando ao longo das décadas.
O ingresso efetivo dos psicólogos na saúde pública deu-se em virtude de sua vinculação e participação nas propostas por uma reforma social.
Não se pode dizer que a entrada do psicólogo na saúde pública tenha sido resultado de uma "conscientização profissional" quanto ao seu papel junto às camadas mais pobres da população e sim à crise geral do capitalismo.
Considere as afirmações abaixo em relação aos fundamentos na esfera do Estado para a definição das políticas públicas e a chamada "questão social":
I. Questão social pode ser definida como o conjunto dos problemas políticos, sociais e econômicos postos pela emergência da classe operária no processo de constituição da sociedade capitalista; em suma, a manifestação no cotidiano da vida social da contradição capital-trabalho.
II. Como tal, ela não se constitui em uma condição acessória e transitória, mas constitutiva do desenvolvimento capitalista, com seus diferentes estágios produzindo diferentes manifestações.
III. Com o protagonismo da classe operária, a questão social passa a ser tratada como questão política e transforma-se em objeto de intervenção sistemática por parte do Estado, mas de forma fragmentária e parcializada: política social transmuta-se em políticas sociais, correspondendo às diferentes expressões da questão social e assim enfrentadas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Assinale a opção INCORRETA:
Estudos sobre levantamentos dos problemas que afetam a saúde do adolescente detectaram como mais comuns: gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, acidentes com veículos a motor envolvendo o uso de álcool, fumo e drogas. Esses problemas, que, em sua origem, são mais comportamentais que biomédicos, levam a uma diminuição da qualidade de vida do hoje adolescente (amanhã adulto), quando não o levam à morte.
A depressão maior ocorre com mais frequência na passagem da infância para a adolescência entre os jovens.
A diferença da manifestação depressiva entre adolescentes do sexo feminino e masculino foi descrita por alguns autores. As garotas relatam mais sintomas subjetivos como sentimentos de tristeza, vazio, tédio e ansiedade; e costumam ter, também, mais preocupação com popularidade, menos satisfação com a aparência, mais conscienciosidade e menos auto-estima. Enquanto os rapazes relatam mais sentimentos de desprezo, desafio e desdém, e demonstram problemas de conduta como: falta às aulas, fugas de casa, violência física, roubos e abuso de substâncias.
Já existem alguns fatores de risco para depressão em adolescentes razoavelmente bem definidos. O mais importante é a presença de depressão em um dos pais, pois sabe-se que a existência de história familiar para depressão aumenta o risco em pelo menos três vezes. Outros fatores importantes de risco são os estressores ambientais como abuso físico e sexual e a perda de um dos pais, irmão ou amigo íntimo.
Ao contrário da infância em que as taxas são bem semelhantes, após a puberdade a depressão incide mais em meninos do que em meninas.
Leia o texto e assinale a opção CORRETA:
Embora sejam poucos os estudos, a literatura mostra a existência de preditores sociodemográficos e clínicos de abandono na psicoterapia de crianças. Os fatores que mais atraem a atenção dos pesquisadores, nos casos de psicoterapia de crianças, incluem: status socioeconômico, fonte de encaminhamento, atraso na espera para atendimento, distância geográfica dos serviços de atendimento, história prévia de tratamento, estresse parental, expectativas dos pais, natureza da psicopatologia da criança, sexo da criança, idade da criança e dos pais, origens étnicas, idioma falado em casa, desemprego, educação da mãe, configuração parental e familiar, renda, tamanho da família e duração da queixa da criança.
Pesquisas brasileiras apontam que o risco de abandono de psicoterapia infantil é maior quando o encaminhamento é feito por psicólogos do que quando feito pela escola.
A literatura aponta que meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizante (como agressividade e conduta antissocial) do que meninas, o que causa mais prejuízo no convívio escolar e familiar do que problemas internalizantes (como ansiedade, depressão e retraimento), sendo essa uma possível explicação para que eles sejam encaminhados para psicoterapia com maior frequência do que as meninas.
Meninas apresentam risco ligeiramente superior (10%) de abandonar seus tratamentos do que meninos, em consonância com a literatura especializada. Nos estudos que encontraram associação entre sexo e abandono, o sexo está associado, geralmente, à queixa e ao diagnóstico: em geral, meninas apresentam mais chance de serem levados à terapia por apresentar problemas externalizantes de comportamento e de receberem diagnósticos como funcionamento antissocial e transtornos de conduta.
O tempo de tratamento é a variável mais constantemente associada ao abandono de tratamento na literatura. Abandonos de tratamentos são mais comuns nas fases finais do atendimento.
Alguns tipos de diferença entre paciente e terapeuta envolvendo características sociodemográficas (tais como paciente do sexo masculino sendo atendido por terapeuta do sexo feminino ou por terapeuta muito jovem) constituem-se em preditores importantes para o abandono no caso da psicoterapia de crianças e adolescentes.
Relacione a Primeira coluna com a segunda;
(I) Dimensão epistemológica
(II) Dimensão técnico-assistencial
(III) Dimensão Jurídico-política
(IV) Dimensão Cultural
( ) Rediscutir e redefinir as relações sociais e civis em termos de cidadania, de direitos humanos e sociais.
( ) Refere-se ao conjunto de questões que se situam no campo teórico-conceitual e que dizem respeito à produção de conhecimentos que fundamentam e autorizam o saber/fazer médico-psiquiátrico.
( ) A transformação do lugar social da loucura, da diferença e da divergência.
( ) Superação do manicômio, como expressão de um modelo que se calca na tutela, na vigilância panóptica, no tratamento moral, na disciplina, na imposição da ordem, na punição corretiva, no trabalho terapêutico, na custódia e interdição.
I,II.III,IV
III,I,IV,II
IV,III,II,I
III,IV,I,II
III,II,IV,I
Assinale a alternativa CORRETA.
Psicologia Institucional é um termo cunhado por Pichon Riviere, psiquiatra argentino de orientação psicanalítica inglesa buscou aliar psicanálise e marxismo para pensar a atuação do profissional em psicologia, para além das práticas terapêuticas e consultorias.
Análise Institucional, por sua vez, é o nome dado a um movimento que supõe um modo específico de compreender as relações sociais, um conceito de instituição e um modo de inserção do profissional psicólogo que é de natureza imediatamente técnica.
Organização é um nível da realidade social em que as relações são regidas por estatutos e acontecem no interior de estabelecimentos, espaços físicos determinados. A instituição é o nível da lei ou da Constituição que rege todo o tecido de uma formação social; está subordinada aos estatutos das organizações.
A Psicologia institucional possui raízes na Psicologia Sócio-Histórica.
O instituinte é uma dimensão ou momento do processo de institucionalização em que os sentidos, as ações ainda estão em movimento e constituição; é o caráter mais produtivo da instituição. O instituído é a cristalização disso tudo; é o que, na verdade, se confunde com a própria instituição.
Com relação a violência sexual na infância e na adolescência, assinale a opção correta.
Após a revelação de abuso, os sentimentos de raiva e desgosto, frequentemente apresentados pelos pais, são positivos, no que tange ao enfrentamento, para o tratamento e restabelecimento emocional da vítima.
O grau de afinidade com o agressor e a frequência do abuso são características pouco relevantes no tratamento das vítimas.
Diferentemente das vítimas, os agressores não devem ser indicados para tratamento, devido aos traços comuns de personalidade perversa e ao caráter irreversível da patologia.
Sintomas de transtorno pós-traumático, baixa autoestima e comportamento sexualizado podem ser sinais indicativos apresentados pelas vítimas de abuso sexual.
Sentimentos de culpa e vergonha são comuns em casos de violência sexual, mas não são relevantes no acolhimento de crianças e adolescentes sexualmente abusados.
A análise institucional pode ser pensada como abordagem que busca a transformação das instituições com o envolvimento dos sujeitos presentes no seu interior ou de certa forma participantes de suas práticas. Acerca dessa temática, julgue os itens de 61 a 66.
Para analisar uma organização ou uma instituição, é necessário compreender que a realidade não se apresenta de forma isolada, pois existe uma malha e uma rede social que atuam em conjunto, cada uma interferindo na outra em todos os seus aspectos.A análise institucional pode ser pensada como abordagem que busca a transformação das instituições com o envolvimento dos sujeitos presentes no seu interior ou de certa forma participantes de suas práticas. Acerca dessa temática, julgue os itens de 61 a 66.
Há relação de dependência entre instituições e organizações, pois as organizações são estruturas que permitem realizar determinadas ações, vivenciam sistema de poder, possuem hierarquia e planejam intencionalmente a materialização das instituições.
A análise institucional pode ser pensada como abordagem que busca a transformação das instituições com o envolvimento dos sujeitos presentes no seu interior ou de certa forma participantes de suas práticas. Acerca dessa temática, julgue os itens de 61 a 66.
Vista como um processo de investigação permanente e participativa, a análise institucional identifica desejos, relações sociais e o modo como as pessoas constroem as suas práticas, caracterizando a lógica dialética entre instituinte, instituído e instituição.
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