Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Noperíododeoperaçõesconcretas,atendêncialúdica do pensamento, típica da idade do período anterior, é substituídapor:
umareaçãoadaptativa;
umaatitudereivindicativa;
umcomportamentoalienado;
ummododusoperandideterminado;
umaatitudecrítica.
Paraestudarosfenômenoshumanosquesedãocom relaçãoàestrutura,àdinâmica,àsfunçõeseaosobjetivos dainstituição,apsicologiainstitucional,segundoBleger, abarcaoconjuntode:
preceitoseregrasdecaráterpermanentedasinstituições criadaspelocorpodefuncionáriosdaaltadireção;
atitudesecomportamentosharmônicosrelacionadosaos conflitospermanentesnointeriordeumainstituição;
práticas institucionais voltadas para o controle das atividades produtivas pertinentes ao desenvolvimento econômico;
organismos de existência física concreta que têm permanênciaemalgumcampodaatividadehumana;
regras,crenças,hábitos,atividades,objetivosemeiosde determinadainstituição.
Segundo Piaget, no aspecto mental,esquema é a denominaçãodada
aoplanodeaçãoeducativa;
àestruturaunitáriabásica;
aoplanejamentodaestruturapsíquica;
àestruturagenético-cultural;
aoplanoestruturaldeaçãopsíquica.
Vigotsky denomina zona de desenvolvimento proximaladistânciaentre:
odesenvolvimentorealeodesenvolvimentodesejado;
o desenvolvimento possível e o desenvolvimento provável
odesenvolvimentorealeodesenvolvimentopotencial;
odesenvolvimentopotencialeodesenvolvimentovirtual;
o desenvolvimento eventual e o desenvolvimento provocado.
Noseuquestionamento sobre escolha profissional, BockpropõeumavisãodeHomemcomoumser:
psicofísico;
racionalista;
sócio-histórico;
especulativo-dedutivo;
volitivo.
Aorientaçãovocacional,segundoBock,constituise em algo mais do que um momento para a descobertadaprofissãoaseguir.Éumprocessoonde emergem conflitos, esteriótipos e preconceitos que devem ser trabalhados para sua superação: onde a desinformaçãoéenfrentadaepossíveiscaminhossão traçados;onde o autoconhecimento adquireo status dealgoqueseconstróinarelaçãocomooutro,enão comoalgoquesedáapartirdeumareflexãoisolada, descolada da realidade social, ou que se conquista através de um esforço pessoal. Desta maneira, a orientaçãovocacionalpodeserumtrabalhode:
abordagemclínica;
promoçãodesaúde;
prevenção;
visãopsicométrica;
aconselhamento.
Há características em comum em todas as tendências domovimentoinstitucionalista.Baremblit enuncia dois objetivos básicos que permeiam as diferentesescolas.Sãoeles:
auto-análiseeautogestão;
auto-análiseeintegração;
integraçãoeenquadramento;
autogestãoeintegração;
autogestãoeenquadramento.
SegundoBaremblit,atendênciapolíticatradicional quemaisseaproximadaspropostasinstitucionalistas éo:
integralismo;
liberalismo;
socialismo;
anarquismo;
comunismo.
SegundoBaremblit,omovimentoinstitucionalista reconheceduasgêneses:
histórico-social/conceitual;
materialistahistórica/governamental;
histórico-social/filosófica;
conceitual/governamental;
governamental/religiosa.
Vigotsky aponta que, essencialmente, todas as concepções correntes da relação entre desenvolvimento e aprendizado em crianças podem ser reduzidas a três grandes posições teóricas. A primeira centra-se no pressuposto de que os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado. A segunda postula que aprendizado é desenvolvimento.Aterceiratenta superar osextremosdasoutras duas,simplesmente combinando-as.OstrabalhosdeJames,KofkaeBinet estãoligados,respectivamenteà:
primeira,segundaeterceiraabordagens;
terceira,segundaeprimeiraabordagens;
segunda,terceiraeprimeiraabordagens;
primeira,terceiraesegundaabordagens;
segunda,primeiraeterceiraabordagens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...