Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Noperíododeoperaçõesconcretas,atendêncialúdica do pensamento, típica da idade do período anterior, é substituídapor:

  • A.

    umareaçãoadaptativa;

  • B.

    umaatitudereivindicativa;

  • C.

    umcomportamentoalienado;

  • D.

    ummododusoperandideterminado;

  • E.

    umaatitudecrítica.

Paraestudarosfenômenoshumanosquesedãocom relaçãoàestrutura,àdinâmica,àsfunçõeseaosobjetivos dainstituição,apsicologiainstitucional,segundoBleger, abarcaoconjuntode:

  • A.

    preceitoseregrasdecaráterpermanentedasinstituições criadaspelocorpodefuncionáriosdaaltadireção;

  • B.

    atitudesecomportamentosharmônicosrelacionadosaos conflitospermanentesnointeriordeumainstituição;

  • C.

    práticas institucionais voltadas para o controle das atividades produtivas pertinentes ao desenvolvimento econômico;

  • D.

    organismos de existência física concreta que têm permanênciaemalgumcampodaatividadehumana;

  • E.

    regras,crenças,hábitos,atividades,objetivosemeiosde determinadainstituição.

Segundo Piaget, no aspecto mental,esquema é a denominaçãodada

  • A.

    aoplanodeaçãoeducativa;

  • B.

    àestruturaunitáriabásica;

  • C.

    aoplanejamentodaestruturapsíquica;

  • D.

    àestruturagenético-cultural;

  • E.

    aoplanoestruturaldeaçãopsíquica.

Vigotsky denomina zona de desenvolvimento proximaladistânciaentre:

  • A.

    odesenvolvimentorealeodesenvolvimentodesejado;

  • B.

    o desenvolvimento possível e o desenvolvimento provável

  • C.

    odesenvolvimentorealeodesenvolvimentopotencial;

  • D.

    odesenvolvimentopotencialeodesenvolvimentovirtual;

  • E.

    o desenvolvimento eventual e o desenvolvimento provocado.

Noseuquestionamento sobre escolha profissional, BockpropõeumavisãodeHomemcomoumser:

  • A.

    psicofísico;

  • B.

    racionalista;

  • C.

    sócio-histórico;

  • D.

    especulativo-dedutivo;

  • E.

    volitivo.

Aorientaçãovocacional,segundoBock,constituise em algo mais do que um momento para a descobertadaprofissãoaseguir.Éumprocessoonde emergem conflitos, esteriótipos e preconceitos que devem ser trabalhados para sua superação: onde a desinformaçãoéenfrentadaepossíveiscaminhossão traçados;onde o autoconhecimento adquireo status dealgoqueseconstróinarelaçãocomooutro,enão comoalgoquesedáapartirdeumareflexãoisolada, descolada da realidade social, ou que se conquista através de um esforço pessoal. Desta maneira, a orientaçãovocacionalpodeserumtrabalhode:

  • A.

    abordagemclínica;

  • B.

    promoçãodesaúde;

  • C.

    prevenção;

  • D.

    visãopsicométrica;

  • E.

    aconselhamento.

Há características em comum em todas as tendências domovimentoinstitucionalista.Baremblit enuncia dois objetivos básicos que permeiam as diferentesescolas.Sãoeles:

  • A.

    auto-análiseeautogestão;

  • B.

    auto-análiseeintegração;

  • C.

    integraçãoeenquadramento;

  • D.

    autogestãoeintegração;

  • E.

    autogestãoeenquadramento.

SegundoBaremblit,atendênciapolíticatradicional quemaisseaproximadaspropostasinstitucionalistas éo:

  • A.

    integralismo;

  • B.

    liberalismo;

  • C.

    socialismo;

  • D.

    anarquismo;

  • E.

    comunismo.

SegundoBaremblit,omovimentoinstitucionalista reconheceduasgêneses:

  • A.

    histórico-social/conceitual;

  • B.

    materialistahistórica/governamental;

  • C.

    histórico-social/filosófica;

  • D.

    conceitual/governamental;

  • E.

    governamental/religiosa.

Vigotsky aponta que, essencialmente, todas as concepções correntes da relação entre desenvolvimento e aprendizado em crianças podem ser reduzidas a três grandes posições teóricas. A primeira centra-se no pressuposto de que os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado. A segunda postula que aprendizado é desenvolvimento.Aterceiratenta superar osextremosdasoutras duas,simplesmente combinando-as.OstrabalhosdeJames,KofkaeBinet estãoligados,respectivamenteà:

  • A.

    primeira,segundaeterceiraabordagens;

  • B.

    terceira,segundaeprimeiraabordagens;

  • C.

    segunda,terceiraeprimeiraabordagens;

  • D.

    primeira,terceiraesegundaabordagens;

  • E.

    segunda,primeiraeterceiraabordagens.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...