Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Há, nos tempos atuais, uma clara percepção de que, cada vez mais, a teoria organizacional sobre a liderança estará orientada, futuramente, no sentido de:
desenfatizar a importância do indivíduo isolado como único fator responsável pela liderança;
enfatizar o indivíduo isolado como único fator determinante do sucesso na liderança grupal;
estabelecer, de forma apriorística, qual deva ser o comportamento ideal para um líder no grupo;
firmar, dentro das organizações, o conceito de líder institucional cujo poder é inquestionável;
atribuir aos chefes traços comportamentais característicos que contenham conotação moral.
De acordo com o esquema de necessidades estabelecido por Maslow, a última classe de incentivos que sucede as demais na hierarquia dos motivos humanos em situações de trabalho, consiste em:
necessidades corporais;
necessidades sociais;
incentivos econômicos;
incentivos organizacionais;
incentivos de ego.
W.F. Taylor tornou-se conhecido como o pai da Administração Científica, pois foi pioneiro na tentativa de sistematizar o processo administrativo dentro das organizações. Seu enfoque concebia o comportamento humano como:
decorrente de variáveis internas e subjetivas;
decorrente da história de vida individual;
resultante direto de variáveis ambientais;
resultante das experiências da fase infantil;
resultante direto de conflitos intrapsíquicos.
Vasconcellos e Davel (1996), ao promoverem a reflexão sobre o papel e condição do indivíduo na organização contemporânea, tentam fugir à preocupação única e central com a rentabilidade e instrumentalidade, visão que reduz o ser humano ao estado de engrenagem ou recurso. Propõem, de outra forma, olhar as pessoas que compõem a organização como:
indivíduos expostos às técnicas manipulatórias do humanismo organizacional;
seres humanos subjetivos e complexos que dinamizam o mundo organizacional;
sujeitos cujos interesses estarão sempre em desacordo com os da organização;
indivíduos passíveis e ajustados, fundidos culturalmente com a organização;
subjetividades fragmentadas, refratárias a ações de solidariedade e colaboração.
Ao ingressar em uma instituição, o Psicólogo deverá atuar de forma a promover ações para que esta possa se tornar um lugar de crescimento dos indivíduos, mantendo uma posição crítica que garanta o desenvolvimento da instituição e da sociedade. No entanto, sempre que as normas da instituição contrariarem sua consciência profissional, o Psicólogo deverá proceder de forma a:
ignorar o fato e prosseguir com o trabalho iniciado;
ampliar sua área de atuação e influência na instituição;
fazer com que a instituição altere suas normas internas;
interromper o contrato de trabalho com a instituição;
divulgar informações confidenciais da instituição.
O processo de assimilação se refere à tentativa, feita pelo sujeito, de solucionar uma determinada situação, utilizandoumaestruturamentaljáformada. Em outra situação, com um novo elemento, este processonãoseráeficiente,poisestasestruturassão inadequadaseinsuficientesparaestenovoelemento. O sujeito tentará então novas maneiras de agir, levando agora em consideração as propriedades específicas, isto é, irá modificar suas estruturas antigasparapoderdominarumanovasituação.Aeste processo de modificação d e estruturas antigas com vistasàsoluçãodeumnovoproblemadeajustamento, aumanovasituação,Piagetchamade:
adaptação;
esquema;
equilíbrio;
maturação;
acomodação.
Segundo a teoria psicanalítica, a fase de desenvolvimento típico do início da escolaridade formal ou da profissionalização, em todas as culturas do mundo, é:
a fase e di piana;
o período de latência;
a fase oral;
a fase fálica;
a fase genital.
De acordo com a visão psicanalítica, na fase anal a fantasia básica será ligada aos primeiros produtos, notadamente ao valor simbólico das fezes. Duas modalidadesderelaçãoserãoestabelecidasnestafase:
aprojeçãoeocontrole;
adivisãoearepressão;
aracionalizaçãoeanegação;
aformaçãoreativaeodeslocamento;
oisolamentoeacisão.
Aodiscutirsaberesfundamentaisàpráticaeducativocrítica, Paulo Freire afirma que não há docência sem discência.Nestesentido,paraele,ensinaré:
estruturarprogramasadequadosparatreinaroaluno;
elaborartécnicasparatransferirconhecimento;
criaraspossibilidadesparaproduçãodoconhecimento;
ensinarosconteúdospedagógicosobjetivamente;
reforçar os comportamentos necessários para a aprendizagem.
Paulo Freire afirma que a educação é um ato, especificamente humano, de intervenção no mundo. O conceito de educação como interversão, para este educador, refere-se tanto àquelaqueaspiraamudanças radicais na sociedade, no campo da economia, das relaçõeshumanas,dapropriedade,dodireitoaotrabalho, àterra,àeducação,àsaúde,quantoàque:
pretendeimobilizaraHistóriaemanteraordeminjusta;
propõeatacarossintomassemeliminarascausas;
pressupõe ensinar a defesa do interesse das classes dominantes;
defendeospreconceitosdeclasse,raçaereligião;
pretende impedir a mobilidade vertical das classes oprimidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...