Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há, nos tempos atuais, uma clara percepção de que, cada vez mais, a teoria organizacional sobre a liderança estará orientada, futuramente, no sentido de:

  • A.

    desenfatizar a importância do indivíduo isolado como único fator responsável pela liderança;

  • B.

    enfatizar o indivíduo isolado como único fator determinante do sucesso na liderança grupal;

  • C.

    estabelecer, de forma apriorística, qual deva ser o comportamento ideal para um líder no grupo;

  • D.

    firmar, dentro das organizações, o conceito de líder institucional cujo poder é inquestionável;

  • E.

    atribuir aos chefes traços comportamentais característicos que contenham conotação moral.

De acordo com o esquema de necessidades estabelecido por Maslow, a última classe de incentivos que sucede as demais na hierarquia dos motivos humanos em situações de trabalho, consiste em:

  • A.

    necessidades corporais;

  • B.

    necessidades sociais;

  • C.

    incentivos econômicos;

  • D.

    incentivos organizacionais;

  • E.

    incentivos de ego.

W.F. Taylor tornou-se conhecido como o pai da Administração Científica, pois foi pioneiro na tentativa de sistematizar o processo administrativo dentro das organizações. Seu enfoque concebia o comportamento humano como:

  • A.

    decorrente de variáveis internas e subjetivas;

  • B.

    decorrente da história de vida individual;

  • C.

    resultante direto de variáveis ambientais;

  • D.

    resultante das experiências da fase infantil;

  • E.

    resultante direto de conflitos intrapsíquicos.

Vasconcellos e Davel (1996), ao promoverem a reflexão sobre o papel e condição do indivíduo na organização contemporânea, tentam fugir à preocupação única e central com a rentabilidade e instrumentalidade, visão que reduz o ser humano ao estado de engrenagem ou recurso. Propõem, de outra forma, olhar as pessoas que compõem a organização como:

  • A.

    indivíduos expostos às técnicas manipulatórias do humanismo organizacional;

  • B.

    seres humanos subjetivos e complexos que dinamizam o mundo organizacional;

  • C.

    sujeitos cujos interesses estarão sempre em desacordo com os da organização;

  • D.

    indivíduos passíveis e ajustados, fundidos culturalmente com a organização;

  • E.

    subjetividades fragmentadas, refratárias a ações de solidariedade e colaboração.

Ao ingressar em uma instituição, o Psicólogo deverá atuar de forma a promover ações para que esta possa se tornar um lugar de crescimento dos indivíduos, mantendo uma posição crítica que garanta o desenvolvimento da instituição e da sociedade. No entanto, sempre que as normas da instituição contrariarem sua consciência profissional, o Psicólogo deverá proceder de forma a:

  • A.

    ignorar o fato e prosseguir com o trabalho iniciado;

  • B.

    ampliar sua área de atuação e influência na instituição;

  • C.

    fazer com que a instituição altere suas normas internas;

  • D.

    interromper o contrato de trabalho com a instituição;

  • E.

    divulgar informações confidenciais da instituição.

O processo de assimilação se refere à tentativa, feita pelo sujeito, de solucionar uma determinada situação, utilizandoumaestruturamentaljáformada. Em outra situação, com um novo elemento, este processonãoseráeficiente,poisestasestruturassão inadequadaseinsuficientesparaestenovoelemento. O sujeito tentará então novas maneiras de agir, levando agora em consideração as propriedades específicas, isto é, irá modificar suas estruturas antigasparapoderdominarumanovasituação.Aeste processo de modificação d e estruturas antigas com vistasàsoluçãodeumnovoproblemadeajustamento, aumanovasituação,Piagetchamade:

  • A.

    adaptação;

  • B.

    esquema;

  • C.

    equilíbrio;

  • D.

    maturação;

  • E.

    acomodação.

Segundo a teoria psicanalítica, a fase de desenvolvimento típico do início da escolaridade formal ou da profissionalização, em todas as culturas do mundo, é:

  • A.

    a fase e di piana;

  • B.

    o período de latência;

  • C.

    a fase oral;

  • D.

    a fase fálica;

  • E.

    a fase genital.

De acordo com a visão psicanalítica, na fase anal a fantasia básica será ligada aos primeiros produtos, notadamente ao valor simbólico das fezes. Duas modalidadesderelaçãoserãoestabelecidasnestafase:

  • A.

    aprojeçãoeocontrole;

  • B.

    adivisãoearepressão;

  • C.

    aracionalizaçãoeanegação;

  • D.

    aformaçãoreativaeodeslocamento;

  • E.

    oisolamentoeacisão.

Aodiscutirsaberesfundamentaisàpráticaeducativocrítica, Paulo Freire afirma que não há docência sem discência.Nestesentido,paraele,ensinaré:

  • A.

    estruturarprogramasadequadosparatreinaroaluno;

  • B.

    elaborartécnicasparatransferirconhecimento;

  • C.

    criaraspossibilidadesparaproduçãodoconhecimento;

  • D.

    ensinarosconteúdospedagógicosobjetivamente;

  • E.

    reforçar os comportamentos necessários para a aprendizagem.

Paulo Freire afirma que a educação é um ato, especificamente humano, de intervenção no mundo. O conceito de educação como interversão, para este educador, refere-se tanto àquelaqueaspiraamudanças radicais na sociedade, no campo da economia, das relaçõeshumanas,dapropriedade,dodireitoaotrabalho, àterra,àeducação,àsaúde,quantoàque:

  • A.

    pretendeimobilizaraHistóriaemanteraordeminjusta;

  • B.

    propõeatacarossintomassemeliminarascausas;

  • C.

    pressupõe ensinar a defesa do interesse das classes dominantes;

  • D.

    defendeospreconceitosdeclasse,raçaereligião;

  • E.

    pretende impedir a mobilidade vertical das classes oprimidas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...